
Como utilizar o WhatsApp para faturar mais no seu Pet Shop
São mais de dois bilhões de usuários do WhatsApp no mundo. No Brasil, 99% dos celulares possuem o aplicativo de mensagens instantâneas. A versão para empresas, o WhatsApp Business, também tem bastante movimentação: em 2019 atingiu a marca de cinco milhões de contas.
E o que isso significa? Que, se o seu pet shop ainda não utiliza o WhatsApp como um canal de vendas, você está deixando dinheiro na mesa. Mas, calma: há sempre uma saída. Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre as funcionalidades do aplicativo de mensagens e como elas podem te ajudar a faturar mais no seu pet shop. Vamos conhecê-las?WhatsApp ou WhatsApp Business?
O WhatsApp é a versão padrão que está instalada no seu celular. Além da função de envio de textos, ele disponibiliza basicamente o compartilhamento de fotos, documentos e vídeos em tempo real.
Já o WhatsApp Business é exclusivo para empresas e reúne diversas funcionalidades que facilitam a interação com a base de clientes. Assim como a versão comum, é uma ferramenta para a troca de mensagens, digamos, com mais facilidades para a vida do empreendedor. Explicamos a seguir. E lembre-se: ao longo deste artigo, vamos nos referir somente a essa versão, o WhatsApp Business.WhatsApp: funcionalidades para o pet shop
Seja para relacionamentos pessoais, seja para negócios, a ferramenta é utilizada por quase todas as pessoas que possuem smartphone no país. E não é à toa. O aplicativo de mensagens instantâneas revolucionou a comunicação nos tempos modernos, trazendo mais praticidade, rapidez e proximidade entres as marcas e o seu público.Em 2018, o WhatsApp lançou a versão comercial exclusivamente para os negócios. Desde então, vem possibilitando a milhões de empresas estreitar o relacionamento com seus clientes e, claro, alavancar suas vendas. Veja na prática quais funcionalidades você pode usar no seu pet shop:
- Inserir informações básicas sobre seu negócio: é possível incluir nome do pet shop, site, telefones para contato e horário de funcionamento.
- Disponibilizar catálogo de produtos/serviços: dá para colocar informações detalhadas com foto sobre cada um dos produtos/serviços que o negócio oferece.
- Cadastrar respostas rápidas: uma opção para deixar salvo as mensagens que você mais envia aos seus clientes. Basta digitar a palavra-chave e ela aparece no campo do texto.
- Cadastrar respostas automáticas: configura-se mensagens de ausência, intervalo para almoço, boas-vindas ao primeiro atendimento, etc.
- Segmentar clientes por etiqueta: uma facilidade para organizar as demandas de conversa e agilizar o tempo de resposta.
- Obter dados: a conta comercial reúne informações importantes para medir a eficiência do conteúdo, como número de mensagens enviadas, lidas e recebidas.
5 dicas de como utilizar o WhatsApp no seu pet shop
Com certeza o cliente do seu pet shop está no WhatsApp e você precisa estar lá se quer potencializar o seu negócio. Afinal, a ferramenta está em 99% dos celulares no Brasil e mais de 120 milhões de pessoas utilizam diariamente. Então, é essa popularidade que torna o Whatsapp um grande aliado para as vendas do seu pet. Quer saber como usar corretamente o aplicativo para faturar mais? Siga a leitura!
1. Organize seus clientes
Esse é o passo fundamental para qualquer estratégia de relacionamento dar certo via WhatsApp. Sem organização, sua lista de contatos pode virar um compilado extenso de nomes que não transmitem nenhuma informação valiosa. Por isso, uma boa sugestão é salvar o número dos donos dos pets de acordo com o nível ou tipo de relação que a loja tem com ele. Veja alguns exemplos de segmentação:- Por última compra: clientes recorrentes, clientes novos e potenciais clientes;
- Por tipo de serviço: clientes banho & tosa, clientes ração e clientes medicamentos;
- Por canal de atração: prospects campanha Black Friday, clientes outubro, clientes e-mail.
2. Ofereça conteúdo de valor
O WhatsApp não é um megafone de promoção dos seus produtos. “Compre meu produto. Adquira meu serviço!” Pelo contrário — é uma ferramenta acessível e instantânea para a criação e fortalecimento de laços com o cliente do seu pet shop. Isso você deve ter claro na sua cabeça antes de partir ao envio. Veja: para nutrir essa relação, é essencial entregar valor às pessoas que decidiram se conectar com sua marca também por meio da ferramenta. Portanto, evite ser invasivo, enviando mensagens mais de uma vez ao dia ou muitas vezes por semana. E, quando o fizer, que saiba que tipo de conteúdo entregar. A ideia é que o cliente se sinta privilegiado em estar ali. Então, uma boa prática é oferecer acesso a descontos exclusivos, informações antecipadas sobre promoções, dicas úteis ao dia a dia do seu cliente, respostas às dúvidas frequentes, etc.3. Invista em conteúdo para o status do WhatsApp
Sabe os Stories do Instagram? A funcionalidade também está disponível no WhatsApp e é uma ótima vitrine para alavancar as vendas. Compartilhe imagens dos seus produtos, faça vídeos dos bastidores da empresa e mostre como é a rotina de trabalho para oferecer aquilo que você vende.
A produção de conteúdo não só informa, como também aproxima seus contatos do seu pet shop, aumentando as chances de negócios no aplicativo.