Blog Alterdata
Menu
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Blog AlterdataBlog Alterdata
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Veja como analisar a margem de lucro de um supermercado!

Como analisar a margem de lucro de um supermercado?

  • 25 de novembro de 2020
  • Henrique Rebello
  • Supermercado
  • 0
  • 0

O cálculo da margem de lucro é um dos mais importantes para um supermercado. Ele deve ser feito para garantir a saúde financeira do estabelecimento, tendo em vista que pode ser usado de forma estratégica para garantir que se tenham mais ganhos e também para formular preços.

Ao dar atenção à margem de lucro, o seu negócio terá longevidade, uma vez que, em conjunto com outras circunstâncias, será possível saber se o índice está na média, abaixo ou acima do que você deseja para poder crescer.

O problema é que muitos proprietários ou gestores de supermercado não dão a devida atenção à margem de lucro e acabam se prejudicando por conta disso.

Neste artigo, você aprenderá como descobrir esse indicador no seu estabelecimento e também a fazer uma tabela para acompanhá-lo. Siga conosco e confira!

Aprenda o que é a margem de lucro

A margem de lucro pode ser definida com uma porcentagem da receita que resta após a dedução de todas as despesas fixas e variáveis que o supermercado tem em determinado período, tais como manutenção de equipamentos, compra de mercadorias, pagamento dos funcionários, contas de serviços como água, luz, telefone e internet, custos logísticos, investimentos em marketing e outros.

O principal objetivo da margem de lucro é mensurar o quanto o supermercado ganha sobre as suas vendas. De tal maneira, está relacionada com a porcentagem adicionada aos custos totais dos produtos que você comercializada.

É importante também saber diferenciar margem de lucro de margem de contribuição! Os conceitos costumam ser confundidos e isso acaba prejudicando o bom andamento do planejamento do supermercado.

A margem de contribuição é o indicador que representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá o supermercado cobrir todos os seus custos e despesas, ainda gerando lucro.

A ideia, nesse caso, é que se saiba a quantidade mínima de produtos que deve ser vendida para que se possa operar no azul, sem sair no prejuízo e ainda tendo lucro.

Veja como calcular a margem de lucro em um supermercado

Agora que você já sabe como calcular a margem de lucro em um supermercado, bem como a diferença desse conceito para o de margem de contribuição, precisa saber como fazer essa conta.

Isso é bastante simples, com o cálculo sendo realizado a partir da aplicação dos dados na seguinte fórmula matemática:

MARGEM DE LUCRO = LUCRO/RECEITA X 100

Na fórmula, o lucro é dado pela receita das vendas, já reduzidas as deduções, as despesas e os custos. Vamos para um exemplo prático!

Imagine que o seu supermercado tem com receita anual o valor de R$ 1 milhão e que o seu lucro é de R$ 750 mil. Nesse caso, fazendo a aplicação na fórmula, teríamos o seguinte resultado:

MARGEM DE LUCRO = LUCRO/RECEITA X 100

MARGEM DE LUCRO = 750 MIL / 1 MILHÃO X 100

MARGEM DE LUCRO = 75

Logo, nesse caso, a margem de lucro do supermercado em questão é de 75%. Quanto mais alta for a margem de lucro, melhor. Caso o valor seja muito baixo, recomenda-se que se revisite o planejamento estratégico para buscar soluções para aumentar o indicador.

Veja como montar uma tabela para acompanhar a margem de lucro do seu supermercado

Uma boa maneira de acompanhar a margem de lucro do seu supermercado é por meio de tabelas. O Excel é um bom programa para construir uma planilha e fazer esse acompanhamento.

Veja o passo a passo para montar uma tabela para acompanhar a margem de lucro do seu supermercado!

1º passo

Crie uma tabela com cinco colunas, que devem seguir a seguinte ordem:

  • período de tempo;

  • receita;

  • custos;

  • lucro;

  • margem de lucro.

2º passo

Agora, na segunda linha da coluna “lucro”, escreva a fórmula “=B2-C2” e clique na tecla “Enter” do seu computador.

De tal maneira, o programa fará o cálculo do lucro automaticamente, de acordo com os valores preenchidos nas colunas “receita” e “custos”.

3º passo

Na segunda linha da coluna “margem de lucro”, insira a fórmula “=D2/B2). Em seguida, aperte a tecla “Enter”.

Da mesma forma, o Excel fará o cálculo da margem de lucro automaticamente, de acordo com os valores informados nas outras colunas.

4º passo

Agora é necessário mudar o formato da célula E2 para porcentagem. Para fazer isso, você precisa clicar dentro da primeira linha da coluna “margem de lucro”, com o botão direito do mouse.

Um menu se abrirá e você precisa escolher a opção “Formatar Células”. Depois disso, clique em “Número” e, em seguida, em “Porcentagem”.

5º passo

Para não precisar repetir todo o processo em outras linhas, é preciso dar um comando para que os cálculos se repitam nas demais partes da tabela.

Para isso, preencha as primeiras células das linhas e selecione a D2 e a E2. Um quadradinho aparecerá na lateral inferior direito e você deve arrastá-los para baixo, em direção às demais partes da tabela.

Perceba que algumas mensagens com alguns códigos aparecerão nas próximas linhas. Isso é normal e apenas indica que ainda faltam ser inseridos dados para que as contas sejam feitas em cada uma das linhas.

Na coluna período de tempo, coloque em cada linha o mês referente ao cálculo. Assim, ao final do ano, poderá ter uma média da sua margem de lucro mensal.

Feito isso, a sua planilha para acompanhar a margem de lucro de um supermercado está pronta. As tabelas do Excel são muito úteis, mas também exigem que você dedique tempo para preenchê-las.

Sabemos que, no dia a dia de um supermercado, o tempo é um bem precioso e que seria muito mais fácil fazer esse cálculo de forma automatizada. Isso é possível quando você escolhe um bom ERP que tem essa funcionalidade.

A margem de lucro é de extrema importância para que um supermercado possa ter um bom desempenho e possa crescer. É por isso que fazer essa análise é muito recomendada e esperamos que este conteúdo tenha contribuído para que você possa colocar isso em prática no seu estabelecimento.

Nós, da Alterdata, mantemos vários canais com dicas e informações relevantes para o setor supermercadista. Siga-nos no Twitter, no LinkedIn, no YouTube, no Facebook e no Instagram!

  • 0
  • 0

#supermercado, #varejo

  • Anterior
  • Próximo

Henrique Rebello

Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Material do Mês

Contabilidade do Futuro

Recentes

  • [ E-book ] Como gerenciar uma loja de roupas: o guia completo
  • Qual o melhor software para pet shop?
  • DP 2021 : Atualizações importantes
  • Checklist do Departamento Pessoal: 14 obrigações em final/início de ano!
  • Está liberado o envio de eventos de Folha para o eSocial!

Autores

Renata SoaresRenata Soares
Dante BariniDante Barini
Laura MendesLaura Mendes
Guilherme SantosGuilherme Santos
Isabella LapaIsabella Lapa
Mariana da SilvaMariana da Silva
Marcus OliveiraMarcus Oliveira
Pollyana TiburcioPollyana Tiburcio
Marcella CastilhoMarcella Castilho
Joseph SpiegelJoseph Spiegel
Michel CoelhoMichel Coelho
Ladmir CarvalhoLadmir Carvalho
Edson LopesEdson Lopes
Rodrigo MendesRodrigo Mendes
Henrique RebelloHenrique Rebello

Tags

#contabilidade #Contador #coronavírus #DP #e-book #ERP #eSocial #FeitadeGente #gestão #LGPD #MarketingContábil #moda #PDV #petshop #restaurantes #supermercado #varejo Alterdata Alterdata Explica Alterdata Software Condomínios Contabilidade CRM DCTF Dicas de Gestão DIRF ebook ECD EFD Escritório Contábil eSocial FGTS Food Service Gestão Gestão Contábil Gestão de condomínios Gestão imobiliária ICMS Imposto de Renda Imóveis Inteligência Fiscal Ladmir Carvalho lgpd Simples Nacional Tecnologia
  • Contábil
  • Empresarial
  • Imobiliário
  • Nuvem

Sobre

Desde o início, sempre com soluções próprias, +400k sistemas em operação com facilidade, simplesmente porque acredita que ter bons produtos é fundamental, além do essencial, é ter um ótimo atendimento.

Conheça a Alterdata

Redes Socias

Atendimento

Comercial
Chat
Perto de Você
0800-704-1418

©1989 - 2020 - Alterdata Software - Direitos reservados.