Ícone do site Blog Alterdata

Entenda como o ERP ajuda a reduzir custos da sua empresa

Como ERP reduz custos da sua empresa?

Em tempos de transformação digital, a implantação de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial) é uma decisão estratégica indispensável para as organizações. Ela possibilita que as empresas mantenham suas informações ainda mais organizadas, além de otimizar e integrar seus processos.

Todas essas vantagens impactam diretamente o resultado das operações do negócio e aumentam sua competitividade no mercado, o que possibilita que haja uma melhora nas finanças. Continue com a leitura e entenda, em detalhes, como ERP ajuda a reduzir custos em sua empresa!

Como ERP ajuda a reduzir custos da sua empresa?

A seguir abordaremos algumas das vantagens do ERP e como elas influenciam na saúde financeira dos mais diversos setores do seu negócio. Acompanhe!

Diminuição de erros

Uma das principais vantagens de adotar um sistema ERP na sua empresa é diminuir substancialmente o número de erros humanos e, consequentemente, a necessidade de retrabalho. Ao implantar a ferramenta, vários processos do negócio passam a ser automatizados. Assim, reduzem-se as chances de falhas ocasionadas por distrações comuns no dia a dia — como o registros  incorretos ou a falta de atualização de dados.

A adoção do software também permite que os funcionários destinem menos tempo para tarefas operacionais e possam se dedicar a execução de atividades estratégicas para o negócio, alavancando os resultados da organização.

Otimização da produtividade

Contar com um ERP como aliado em sua empresa significa que as informações passarão a ficar centralizadas e, principalmente, visíveis a todos os funcionários — caso eles tenham a devida autorização de acesso. Ter os dados disponíveis no sistema facilita, por exemplo, que outras pessoas executem as atividades dos funcionários ausentes, por férias ou licença, sem dificuldades.

Além disso, a plataforma garante maior dinamicidade às tarefas cotidianos, define fluxos de trabalho mais conectados e acaba com os gargalos da produção. Com a integração de diversas áreas e sistemas, a ferramenta permite vender, emitir nota fiscal, autorizar a separação do produto, dar baixa no estoque e fazer o registro no sistema financeiro do negócio de forma automatizada. Como resultado, há uma maior agilidade no processo e redução no prazo de entrega dos produtos aos clientes.

Gestão de estoque

Administrar o estoque com eficácia é essencial para qualquer empresa. Um bom gerenciamento determina a disponibilidade de produtos à venda para o cliente e influencia diretamente no fluxo de caixa e capital de giro do negócio.

Apesar de ser uma tarefa extremamente importante para os resultados da empresa, podem haver algumas falhas no percurso. Erros são recorrentes na hora de definir a quantidade de itens a serem solicitados para os fornecedores ou mesmo na decisão de compra de produtos que não podem faltar no estoque, o que leva a perdas financeiras.

Adotar um ERP é uma forma de evitar possíveis prejuízos. O sistema permite saber, com poucos cliques, quais são os itens com maior saída e aqueles que não apresentam bom desempenho nas vendas. Outro recurso útil é poder antecipar, por meio da análise de dados , os períodos do ano em que determinadas mercadorias são mais vendidas.

Geração de relatórios e indicadores precisos

O ERP auxilia na geração de relatórios e indicadores precisos. Ao investir em um software de gestão, você garante a transparência dos dados e certifica-se de que eles estarão sempre corretos e atualizados. Com esse sistema a sua disposição, a liderança passa a fazer escolhas mais rápidas e também mais acertadas  — considerando que têm embasamento em informações completas e confiáveis.

Nesse processo, é possível definir KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicador-chave de Performance) para monitorar como as diferentes áreas da empresa estão se desenvolvendo. Podem ser acompanhados, a partir dessa métrica, o desempenho dos setores financeiro e de logística, por exemplo. No mais, também é possível fazer uma análise mais profunda, envolvendo os clientes, fornecedores e parceiros.

Controle do orçamento

É impossível falar de redução de custos sem mencionar as melhorias que o ERP traz para o controle do orçamento da empresa. Nem sempre será viável fazer essa gestão por meio de planilhas eletrônicas ou manuais. Com o apoio do sistema, o líder pode analisar, em tempo real, as informações financeiras do negócio, com acesso a dados como fluxo de caixa, contas a pagar, a receber e preço dos produtos.

O gerenciamento fica mais simples com o apoio do software de gestão, auxiliando a tomada de decisões como a redução de custos para equilibrar o fluxo de caixa ou, até mesmo, novos investimentos na expansão do negócio.

Sustentabilidade

Esse é outro aspecto que torna o software de gestão importante para as empresas. Ao adotar um ERP online você pode tornar o negócio mais sustentável em diferentes âmbitos. Um exemplo prático é a redução significativa da emissão de papéis — o que diminui os gastos com o material e o impacto ao meio ambiente.

Isso porque, com a implementação da ferramenta, os dados passam a ficar disponíveis na nuvem. Assim, o acesso pode ser feito dos mais diversos dispositivos, como notebook, tablet e celular, fazendo com que a impressão de todo e qualquer documento deixe de ser necessária.

Mesmo um ERP para microempresas tem todos os recursos necessários para tornar os processos do negócio cada vez mais sustentáveis, eliminando gastos e aumentando substancialmente a segurança dos dados corporativos.

Como você pôde perceber, o software de gestão garante que a produção fique mais rápida, sem abrir mão da qualidade — muito pelo contrário, ele ainda aperfeiçoa a performance da organização. Tudo isso de forma prática!

Agora que você já sabe como ERP ajuda a reduzir custos da empresa, não deixe de considerar a adoção dessa ferramenta para melhorar ainda mais os resultados do seu negócio. A boa notícia é que a implantação do sistema é perfeitamente possível para todos os portes de empresas, diferente do que diz um dos mitos sobre ERP — que convencionou que o sistema só pode ser usado por grandes corporações.

Aproveite e entre em contato com a gente para tirar suas dúvidas e conhecer as nossas soluções corporativas. Certamente temos opções sob medida para seu negócio!

Sair da versão mobile