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Instagram para supermercados: como utilizar essa ferramenta?

4 Mins de leitura

O seu supermercado já tem um perfil no Instagram? Caso a sua resposta seja negativa, alertamos que você está perdendo uma grande oportunidade de praticar o marketing digital para conquistar e fidelizar clientes com o uso de Instagram para supermercados.

Isso porque, de acordo com uma reportagem do portal G1, o Instagram é a quinta rede social do mundo, contendo mais de um bilhão de usuários ativos por mês. Por isso, estar presente nessa mídia é uma excelente alternativa para que os supermercados se aproximem de seus clientes.

Para conquistar os melhores resultados para o seu supermercado, no entanto, o recomendado é que você crie um perfil para negócios na rede social. A seguir, explicaremos como fazer isso, além de apresentar dicas de estratégias e tipos de conteúdo que podem ser produzidos no Instagram.

Veja como criar e administrar um Instagram para supermercados

Desde 2012, o Instagram faz parte do grupo de ferramentas do Facebook, que comprou essa rede social dos seus criadores originais.

Por isso, os serviços são integrados e, para que você possa ter uma conta para negócios no Instagram, é necessário ter também uma fanpage no Facebook. A integração é feita facilmente pela plataforma da rede social.

Para isso, basta acessar as configurações do seu Instagram e selecionar a opção “alterar para perfil comercial”. Depois disso, procure a página do seu mercado no Facebook e faça a associação.

Com o perfil comercial, os supermercados podem escolher como querem que os seus clientes entrem em contato, por meio de um botão. As opções disponíveis são por e-mail, por telefone ou por mensagem.

Entre as principais vantagens de ter um perfil comercial para supermercados no Instagram é a possibilidade de acompanhar métricas. Esses indicadores mostram quem segue você e quais são as publicações que performam melhor.

Além disso, as métricas apresentam dados como gênero, idade, localização e horários em que os seus seguidores mais acessam o Instagram. Tudo isso é muito útil para direcionar as suas estratégias.

Ao ter uma conta de negócios no Instagram, você também pode usar o gerenciador de anúncios do Facebook para fazer publicações pagas. Assim, o engajamento e alcance dos posts aumentam.

Tipos de conteúdo e estratégias para supermercados no Instagram

Agora que você conhece um pouco mais sobre o mecanismo do Instagram, vamos apresentar alguns tipos de conteúdo e estratégias para supermercados nessa rede social.

A ideia é que você possa adotar uma linha editorial própria para o Instagram, que pode ser totalmente focada no relacionamento com o público. Caso prefira, também é possível fazer anúncios publicitários, mostrando as novidades e ofertas do supermercado.

Catálogo de ofertas

Os supermercados podem usar o Instagram como verdadeiros catálogos de ofertas virtuais. Eles servem para que o seu público conheça os produtos que estão com preços especiais em determinado dia ou período.

Ao postar ofertas no Instagram, é importante que haja uma observação no anúncio, mostrando o período para que as ofertas sejam válidas. Assim, você evita problemas, caso os preços mudem no dia seguinte, por exemplo.

A rede de supermercados Guanabara trabalha bem essa questão em seu Instagram. Observe o perfil deles no Instagram e inspire-se.

Divulgação de novidades do supermercado

O Instagram do supermercado também pode servir para divulgar as novidades do supermercado. Nesse tipo de publicação, é mostrado aos clientes novos produtos ou marcas  que chegaram às prateleiras do estabelecimento.

No Instagram do Caitá Supermercados, você pode ver vários exemplos de lançamentos de produtos. O panetone salgado de uma famosa marca foi lançado dessa forma, para que os clientes despertem o desejo de comprar esses produtos.

Receitas culinárias

Como você deve saber, a maior parte das vendas de um supermercado é voltada para os alimentos. Por isso, uma boa ideia de fortalecer o relacionamento com o público é postando receitas culinárias no seu Instagram.

Quem faz isso muito bem é o Hippo Supermercados! Esse estabelecimento publica fotos de deliciosos pratos, acompanhados da receita para prepará-los. No final, é explicado que todos os ingredientes para o preparo podem ser adquiridos em uma de suas unidades.

Dicas de limpeza e organização

Assim como os alimentos, os supermercados também são os estabelecimentos em que as pessoas mais compram produtos de limpeza, para organização e até mesmo decoração do lar.

Por isso, é uma boa ideia publicar dicas de como usar esses itens para manter a casa sempre limpa e arrumada. Isso pode inspirar os seguidores a comprar os produtos que você vende nesse segmento.

Também é interessante encontrar um nicho dentro da área de organização e decoração para focar e criar uma editoria para o Instagram. A rede de supermercados Rissul, por exemplo, comercializa flores em suas unidades.

Por isso, dedica alguns posts do seu Instagram para dar dicas de jardinagem e cuidados com as plantas, para que os clientes possam adquirir esses produtos e manter a casa sempre enfeitada e bonita.

Playlists musicais

Pensando em acompanhar os clientes durante o dia a dia, muitos supermercados têm criado playlists de músicas no Spotify e compartilhado os links nos cards ou stories do Instagram.

A rede Zaffari utiliza muito essa estratégia e divulga playlists de acordo com o momento e situação. Durante o verão, por exemplo, são criadas e compartilhadas listas de músicas com os hits da estação.

Datas comemorativas e campanhas de grande engajamento social

Para ter mais engajamento com o seu público, é bem interessante fazer publicações celebrando as diversas datas comemorativas do ano, como o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães, entre tantas outras.

As campanhas de engajamento social, como movimentos que visam a preservação da saúde, também podem gerar uma boa interação. A rede de supermercados Asun, por exemplo, faz publicações temáticas em alusão a campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Essas são algumas dicas e tipos de conteúdos que você pode explorar em um Instagram para supermercados. Uma boa ideia é variar as publicações, usando a chamada regra 80/20.

De acordo com essa teoria, 80% dos conteúdos devem ser informativos e com foco no relacionamento e 20% voltado para anúncios de vendas de produtos. Isso fará com que você tenha mais engajamento no Instagram e conquistará mais audiência, sem ter que investir tanto em publicações patrocinadas.

E por falar em Instagram, que tal seguir o nosso perfil nessa rede social? Lá você sempre encontrará dicas e novidades para o setor varejista. Não deixe de acompanhar!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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