ERPModa

Como escolher um ERP para loja de roupas?

5 Mins de leitura

Os sistemas de ERP, ou sistemas de gestão integrada, vêm se tornando cada vez mais populares em empresas de todos os portes. Não é por acaso: eles podem auxiliar muito na administração de uma empresa.

No geral, utilizar um ERP significa ter integração total dos setores da sua empresa. Em uma loja de roupa, isso quer dizer ter fluxos de compra, venda, armazenamento, precificação e marketing funcionando em harmonia.

Mas como essa integração pode ajudar sua loja de roupas? Em primeiro lugar, ela cria processos automatizados, menos sujeitos a erros. Em segundo, auxilia na comunicação interna da loja. Por fim, ela permite uma análise global do comportamento da empresa, auxiliando na tomada de decisões.

Além disso, esses sistemas também mudam o funcionamento da sua loja. Processos que eram demorados e acabavam com a produtividade da equipe podem passar a ser simples e mais eficientes. Sua empresa ganha mais tempo, mais economia e melhores resultados.

Por isso, escolher um sistema de ERP para loja de roupas pode ser o primeiro passo rumo ao crescimento. A pergunta agora é: como fazer essa escolha? Confira a seguir o que você deve buscar em um ERP para aproveitá-lo ao máximo em seu negócio.

Interface amigável

De todos as vantagens que um ERP deve ter, a interface amigável acaba sendo questionada. Mas quando um sistema é difícil de usar, exige muito conhecimento de nicho ou tem processos complicados, menos pessoas conseguem aderir. O ERP ideal precisa ser fácil de usar para toda sua equipe.

É claro que, ainda assim, pode ser preciso oferecer um treinamento. De qualquer forma, quanto mais intuitivo for o ERP, melhor para sua loja de roupas.

Suporte acessível para o ERP

Mesmo com treinamentos e uma interface fácil de usar, é provável que você precise de suporte em algum momento. O melhor dos sistemas ainda pode parar de funcionar, ter algum erro ou não ser muito claro em algum aspecto.

Ao contratar um ERP, busque por uma empresa que tenha uma ampla capacidade de suporte. Mais de um canal de atendimento, horários estendidos e materiais explicativos fazem muita diferença.

Customização

Alguns sistemas de ERP para loja de roupas são muito engessados e, por isso, não se adaptam facilmente a qualquer loja. Isso pode causar alguns problemas para a gestão, em geral, e para a equipe. Ter que adaptar de qualquer jeito a gestão ao ERP não é o cenário ideal. Sendo assim, o melhor a fazer é buscar, desde o começo, um sistema que seja customizável. Assim, seja qual for seu ramo ou o tamanho da loja, o sistema será mais útil e eficiente.

Suporte para vendas

As vendas são, afinal, o objetivo de uma loja de roupas. Um ERP apropriado para esse tipo de negócio deve ter um suporte robusto para vendas. Na prática, isso significa:

  • Ferramentas para gerenciar a captação e fidelização de clientes, com foco no relacionamento;
  • Um sistema que seja completamente homologado para atender aos requisitos da legislação;
  • Opções múltiplas para o pagamento no ponto de venda;
  • Armazenamento automático de notas fiscais, preferencialmente em nuvem;
  • Ferramentas de gestão de marketing.

Com opções como essas, o crescimento das vendas na sua loja de roupas se torna mais orgânico.

Gestão financeira

Não ter uma gestão financeira em dia é prejudicial para todos os aspectos de uma loja de roupas. Saber tudo sobre as contas a pagar e a receber é o primeiro passo para tomar decisões melhores para o seu negócio. Além disso, esse conhecimento possibilita o estabelecimento de metas mais inteligentes.

Por isso, o sistema de ERP precisa ter um módulo financeiro completo. Isso quer dizer que ele deve possibilitar a análise de receitas, custos e despesas. E ainda pode ser complementado com ferramentas como:

  • Conciliação bancária;
  • Renegociação;
  • Agenda financeira;
  • Registro automático de pagamentos e recebimentos a partir de vendas;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Análise financeira completa.

Com essas ferramentas, é possível ter um panorama mais completo da situação financeira da loja de roupas. Assim, tomar decisões vantajosas e gerar resultados mais eficientes se torna mais simples.

Gestão de estoque

Depois da gestão financeira, a gestão de estoque é a que mais faz diferença com uma loja de roupas. Ele pode determinar o sucesso de uma campanha e impactar nos lucros da empresa. Um bom módulo de gestão de estoque no ERP garante que você sempre saiba o que, quando e quanto comprar. Isso diminui desperdícios e garante que sua loja sempre vai ter o que os clientes buscam.

Algumas ferramentas a serem buscadas nesse módulo são:

  • Gerenciamento de categorias das mercadorias;
  • Análise de informações para tomadas de decisão (por exemplo, quais produtos têm maior ou menor procura);
  • Análise do estoque em tempo real;
  • Integração dos dados de vendas.

Essas ferramentas vão garantir que o processo de catalogar e acompanhar o estoque estejam integrados com as compras e vendas da loja de roupas. Assim, há menos chances de se comprar mais do que o necessário, e os furos no estoque também se tornam raros.

Gestão de logística

Quando sua loja de roupas começa a se expandir e a trabalhar também com entregas, a gestão de estoque precisa crescer junto. Nesse caso, ela se torna uma gestão de logística. Isso vai além da categorização e organização de estoque: é preciso garantir que os produtos cheguem em ótimo estado até os clientes.

Um módulo de gestão de logística precisa apresentar:

  • Cálculo automático das quantidades mínimas e máximas de um produto com base nas vendas;
  • Expedição com leitura realizada pelo código de barras;
  • Controle de qualidade dos produtos que chegam ao estoque;
  • Separação ágil dos produtos vendidos, com processos distintos de acordo com a distribuição.

Controle de produção

Se sua loja de roupas produz as próprias mercadorias, também é importante controlar essa produção. Eliminar problemas nos processos e os simplificar é o melhor caminho para ter uma produção eficiente, que obtenha os melhores resultados. Um módulo de controle de produção precisa ter:

  • Controle de custos;
  • Controle de beneficiamento da peça;
  • Controle de produção de várias fábricas;
  • Consultas sobre produtos produzidos, cancelados ou perdidos;
  • Sistema para acompanhar a produção de qualquer lugar.

Assim, ainda que seja sempre difícil ficar de olho na produção de um produto, sua empresa terá o necessário para garantir processos mais eficientes. Como consequência, os resultados também serão melhores.

Produção de relatórios

A principal ferramenta de um ERP deve ser a produção de relatórios. Isso porque, resumidamente, eles podem mudar os rumos da empresa. Relatórios financeiros, de compras, de vendas ou mesmo de marketing são maneiras de compreender como sua loja de roupas está funcionando.

Com essas informações, você pode entender também o que precisa melhorar. Ou seja, tomar decisões relativas ao futuro da loja se torna mais simples e prático. Com os relatórios e análises do ERP, você consegue enxergar como suas decisões podem ter impactos futuros em todos os setores.

Escolher um ERP para sua loja de roupa é mais do que apenas escolher um software de gestão. Faça essa escolha com cuidado para que ela seja, de fato, um investimento no seu negócio. Assim, em pouco tempo, você já vai colher as vantagens que apenas a gestão integrada pode oferecer.

A Alterdata oferece um sistema de ERP para loja de roupas completo, com todos os recursos necessários para o seu negócio. Acesse nosso site e saiba mais!

372 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
ERP

Varejo: margem ou giro?

1 Mins de leitura
Há 3 variáveis comerciais no varejo: VENDAS, ESTOQUES E MARGENS. Há uma relação oposta entre margens e giros de estoque. Quando se…
ERP

Segredos para um estoque lucrativo no dia dos namorados

2 Mins de leitura
O Dia dos Namorados é uma data crucial para o comércio, movimentando o mercado em todo o país. Para aproveitar ao máximo…
ERP

Conheça os 8 principais indicadores de produção industrial

4 Mins de leitura
Os indicadores de produção industrial são como bússolas que guiam o sucesso nas fábricas. Em outras palavras, medem desde o uso eficiente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *