Moda

6 dicas de como montar uma loja de roupas do zero

4 Mins de leitura

Uma dúvida bastante presente entre os empreendedores iniciantes é a seguinte: como montar uma loja de roupas do zero? Realmente trata-se de um grande desafio, pois é necessário levar diversas questões em consideração para ser possível montá-la da melhor maneira possível.

Caso esteja com dúvida em relação a como montar uma loja de roupas, este post foi feito especialmente para você. Neste conteúdo forneceremos dicas imperdíveis, que vão dar ideias de como começar o seu negócio e também vamos fornecer dicas práticas que poderão ser aplicadas no seu empreendimento. Boa leitura.

Como montar uma loja de roupas do zero?

Destacamos anteriormente que montar uma loja de roupas do zero é um grande desafio. A boa notícia é que existem diversas estratégias que poderão facilitar a sua vida, tirando a dúvida de como montar uma loja de roupas. Entre elas estão o conhecimento dos concorrentes, a definição do ponto de vendas, a escolha dos fornecedores, o investimento em decoração e oferecer diferentes métodos de pagamento. Vem conosco, que vamos te explicar detalhadamente cada um deles:

1. Conheça os concorrentes locais

O primeiro passo de como montar uma loja de roupas de sucesso é o conhecimento dos seus concorrentes em âmbito local. Nesse contexto, é muito importante verificar quais são as lojas de roupas existentes na região em que você deseja abrir o seu negócio.

Essa questão é fundamental, pois você vai avaliar a concorrência e, consequentemente, vai entender se há um bom potencial de demanda ou não em relação ao seu empreendimento.

Além disso, é muito importante verificar o que essas lojas vendem e quais são os preços praticados. Ambas as características demonstram as estratégias que as empresas adotam com o objetivo de conquistar mais clientes.

Em regiões que apresentam maior poder aquisitivo, por exemplo, é natural que as empresas ofereçam uma maior variedade de produtos, com boa qualidade e também custando mais caro. Por outro lado, em locais onde costumam residir pessoas com menor poder aquisitivo, os empreendimentos tendem a vender produtos essenciais e a um preço mais convidativo ou acessível.

2. Escolha bem seu ponto de vendas

Essa questão é ainda mais importante caso você decida abrir uma loja física. Isso porque, na hora de decidir como montar uma loja de roupas, a localização do seu estabelecimento é fundamental. Isso porque é ele quem define o aumento ou redução no número de vendas da sua empresa.

Nesse contexto, vale muito a pena abrir um estabelecimento em regiões centrais das cidades. Elas costumam ter maior fluxo de pessoas e tendem a ser de fácil acesso, pois muitos indivíduos se deslocam até o trabalho e, frequentemente, essa atividade costuma ser exercida em regiões centrais. Elas também costumam ter muitos pontos de ônibus, o que facilita a vida de muitas pessoas para chegar ao seu estabelecimento.

3. Procure bons fornecedores

Outro aspecto fundamental que vai te ajudar a montar uma loja de roupas do zero é procurar bons fornecedores. Ao encontrar parceiros que oferecem boas condições de pagamento e descontos, torna-se possível repassar um bom preço ao consumidor e, consequentemente, aumentar os lucros e as vendas do seu estabelecimento.

Nesse momento, é bastante válido encontrar quais são os fornecedores que vendem na sua região, verificar os produtos ofertados, optar por mercadorias com boa qualidade e ter preço como o seu grande aliado. Após fazer o estudo, verifique as condições oferecidas por cada prestador de serviço e busque parcerias com os melhores fornecedores da região.

Outra boa estratégia é procurar fazer compras em atacado de produtos com alta demanda. Com isso, torna-se possível obter bons descontos nas compras das mercadorias. Esteja atento também em relação às promoções para conseguir comprar produtos em um preço mais convidativo.

4. Invista em decoração e móveis para a loja

como montar uma loja de roupas

O investimento em decoração em móveis é fundamental para a hora da análise de como montar uma loja de roupas. Por meio dessa estratégia torna-se possível oferecer aos clientes um ambiente que vai estimular às compras. Por isso, invista em um bom ambiente e boas vitrines, para chamar atenção do seu público-alvo.

Além disso, ao escolher uma boa decoração e bons móveis, você vai conseguir oferecer uma melhor experiência ao cliente. Com isso, aumentam as chances de as pessoas terem uma imagem positiva da sua empresa e também de elas recomendarem a sua empresa aos amigos, o que vai ampliar a sua cartela de consumidores.

5. Tenha boas formas de pagamento

Oferecer diversas formas de pagamento é um dos principais segredos para conquistar mais clientes. Por meio dessa simples estratégia, a sua loja mostrar a que está disposta a ajudar as pessoas em seu estabelecimento conseguirá aproveitar as oportunidades de venda.

Nesse contexto, vale muito a pena investir em máquinas de cartão com o objetivo de aceitar pagamentos no crédito ou mesmo no débito. Além disso, aceitar Pix uma grande vantagem estratégica, pois cada vez mais pessoas utilizam o método de instantâneo para fazerem pagamentos.

6. Invista em marketing

O investimento em marketing é uma dos principais segredos das empresas de sucesso e essa lógica também é válida para a loja de roupas. Por meio dessa estratégia, a sua marca se tornará mais conhecida no mercado, terá uma imagem positiva e, consequentemente, conquistará mais clientes.

Com o advento das novas tecnologias, vale muito a pena apostar nos canais digitais. Aproveite, por exemplo, as redes sociais (Instagram, Facebook, etc.) com o intuito de divulgar as novidades da loja, os novos produtos ofertados e as promoções.

Montar uma loja de roupas do zero realmente não é uma tarefa simples, pois é necessário levar diversas questões em consideração. Por esse motivo, neste post procuramos trazer algumas dicas simples e práticas com o objetivo de orientá-lo nessa importante jornada e também facilitar essa missão. Vale muito a pena ficar por dentro dessas dicas e implementá-las, pois elas vão ajudar a assegurar o sucesso do seu empreendimento.

Este post no qual fornecemos dicas sobre como montar uma loja de roupas do zero foi útil para você? Confira agora mesmo o blog da Alterdata e fique por dentro de mais dicas relevantes para ajudar a sua loja de roupas a se destacar no mercado.

60 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Moda

Acerte na escolha: qual o melhor software para loja de roupas?

4 Mins de leitura
O sucesso de um empreendimento está ligado ao planejamento dele. E, quando o assunto é moda, não é diferente! Assim como os…
Moda

Como montar uma loja de calçados? Tire as principais dúvidas!

5 Mins de leitura
Listamos as principais dúvidas sobre como montar uma loja de calçados. Leia e prepare-se para estruturar bem a sua!
Moda

4 dicas para gerenciar uma loja de sapatos e acessórios

4 Mins de leitura
Para administrar um negócio é fundamental otimizar a gestão de pessoas, finanças e estoques. Conheça mais dicas para gerenciar uma loja neste artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *