NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Moda

O que é essencial na decoração para loja de roupas?

4 Mins de leitura

Uma loja bem preparada para atrair e converter clientes costuma gerar resultados mesmo com pouco tempo de atividade. Isso diz respeito a uma série de aspectos. Em relação à decoração para loja de roupas, o mais importante não é o quanto os responsáveis pela gestão gastam, mas sim, a sua capacidade de criar um ambiente adequado e harmônico.

A boa notícia é que isso não é difícil de ser feito se você conta com a orientação certa. É o que pretendemos fazer aqui. Confira, na sequência, como investir na decoração para loja de roupas sem gastar mais do que o necessário.

Considere o estilo da loja e do cliente

É fundamental que a organização do seu empreendimento siga uma lógica, e ela deve ser o estilo do seu negócio. Assim, o primeiro passo na decoração para loja de roupas bem administrada é você ter clareza a respeito do estilo do empreendimento. Seu foco é uma moda mais casual ou clássica? Você vende itens esportivos, peças para eventos? No geral, o mais importante é ser capaz de classificar o seu estilo como mais voltado para:

  • O conservador;
  • O moderado;
  • O arrojado.

Consequentemente, você poderá pensar na decoração de acordo com aquilo que a sua loja representa, tendo maiores chances de acertar na sua proposta.

Em resumo: comece entendendo o tipo de solução que você precisa oferecer para as pessoas. Este é um importante primeiro passo para que a decoração para loja de roupas seja eficaz.

Priorize o conforto do cliente

É importante que você parta de uma definição a respeito do estilo da loja e do cliente para que o conforto dele seja a prioridade. Assim, se você for capaz de montar um ambiente de acordo com esse estilo, a tendência é que essa busca seja facilitada.

A ideia é que você consiga criar um ambiente atrativo e confortável para que o cliente fique à vontade. Isso é um diferencial, já que assim ele pode passar mais tempo observado as peças e, possivelmente, encontrando produtos que o agradem.

Pense também nos acompanhantes. Caso faça sentido considerando o estilo da sua loja, coloque poltronas e puffs no ambiente.

Espelhos e bancos precisam ser inseridos de maneira que o deslocamento do cliente seja simplificado, assim como o atendimento. Considerando o fluxo de pessoas na loja, você deve pensar em formas de organizar os elementos sempre de maneira racional, dando maior destaque aos itens mais importantes. É preciso que eles sejam vistos e, de preferência, que estejam acessíveis.

decoração para loja de roupas

Aposte em looks montados

Se você precisa criar soluções para aumentar suas vendas, saiba que a decoração pode ajudar. Pense na forma como você disponibiliza seus produtos na loja para chamar a atenção em relação a eles.

Uma forma estratégica de organizar a decoração para loja de roupas é montando looks inteiros e os deixando à vista dos clientes. Assim, mesmo aqueles que não querem ou não têm muito tempo para escolher peças, podem ser atraídos pelo conjunto pronto.

Essa é uma solução especialmente indicada para lojas que contam com espaços maiores. Mesmo para lojas pequenas, mas que ainda não possuem muitos produtos, ainda é possível expor os looks com as peças de roupa da loja e acessórios.

Ficar atento às datas comemorativas também é interessante. Para festas como o Ano Novo, por exemplo, vale a pena investir em looks temáticos, já que o cliente desta época costuma procurar por roupas claras.

O ideal é que você componha o conjunto com materiais que apresentem potencial de venda, aqueles que são os mais atrativos. Porém, também é possível usar peças que estão paradas para que você aumente as chances de vendê-las.

Em resumo, pense pelo seu cliente. Considerando aquilo que ele tende a comprar, facilite o seu processo de tomada de decisão mostrando como ele pode levar o conjunto completo. Essa é uma boa estratégia para usar a decoração para gerar vendas.

Não se esqueça da fachada na decoração para loja de roupas

Mesmo que você tenha uma boa presença nas redes sociais, a maneira como um cliente em potencial entende o seu negócio por meio da fachada é algo que faz toda a diferença. Apesar de que ele talvez não entre da primeira vez, se todas às vezes que passar pelo seu ponto ele compreender a sua personalidade estampada, seja nas cores, seja nos produtos na vitrine, a tendência é que uma hora ele se interesse.

A questão é saber chamar a atenção do jeito certo. Isso pode ser feito quando você constrói uma fachada conforme a natureza do seu negócio. Em alguns casos, isso pode ser feito de maneira simples, bastando trabalhar com desenhos e uma maior exposição do logotipo da marca, caso seu foco seja um público mais jovem. Em outros casos, é preciso um pouco mais de sofisticação, pensando em formas mais elaboradas de chamar a atenção a partir da vitrine, do letreiro e das luzes.

No geral, uma fachada superior de metal e o letreiro colorido ajudam a destacar a loja, mas é preciso analisar qual é o tipo de empreendimento e investir na solução certa na decoração para loja de roupas.

Trabalhe com elementos que comuniquem quem você e a sua loja são

Um diferencial de negócios mais sofisticados costuma aparecer na forma como os responsáveis organizam os recursos para que o empreendimento seja capaz de comunicar a missão, visão e os valores da empresa.

Quando isso acontece, não é preciso mais do que bater o olho para entender o que aquela loja quer e o que está por trás de cada oferta, de cada abordagem do vendedor.

Sutilmente, isso tem uma importância em termos de resultados para a gestão. É o caso de lojas de roupas e acessórios esportivos. Na maioria das vezes, elas são decoradas com quadros de atletas profissionais e até amadores correndo, praticando modalidades e apresentando uma imagem saudável e agradável. Este é um marketing poderoso.

Nesse sentido, o trabalho com quadros, vasos e até plantas na decoração para loja de roupas pode ajudar você a deixar claro qual é o conceito do seu negócio e assim facilitar a assimilação por parte do cliente. A realidade é que se ele entender rapidamente qual é a proposta da loja de roupas, as chances de entrar e ficar são maiores.

Por fim, não deixe de conferir o blog da Alterdata onde você tem acesso a uma série de dicas que podem fazer a diferença na decoração para loja de roupas e na montagem de uma empresa campeã de vendas.

48 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Moda

Como ter a fidelização de clientes em uma loja de roupas?

4 Mins de leitura
Programa de fidelização de clientes: entenda como ele pode ser peça chave no sucesso da sua loja de roupas daqui para a frente.
Moda

Ideias de nomes para loja de roupas: 7 dicas para te ajudar

4 Mins de leitura
Que tal uma ajuda para ter mais ideias de nomes para loja de roupas? Venha conosco e confira as nossas dicas para acertar na escolha da sua marca.
Moda

Como escolher os produtos para loja de roupas?

4 Mins de leitura
Listamos aqui as dicas para você escolher os melhores produtos para loja de roupas. Confira as orientações sobre público-alvo, fornecedores e mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.