NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Moda

7 dicas de como tirar fotos para loja virtual de roupas

5 Mins de leitura

Se você tem um e-commerce ou aposta no universo digital para vender mais, saiba que é essencial aprender como tirar fotos para loja virtual de roupas. Afinal, não podemos ignorar que a imagem é o principal cartão de visita da sua empresa.

Assim, ter uma boa qualidade das imagens é essencial, visto que ela será o fator decisivo para que o consumidor compre (ou não) determinado produto. Porém, não basta apenas pegar o celular e sair fazendo fotos da vitrine; é preciso investir em uma estratégia muito mais completa para atingir os seus objetivos.

Quer aprender como tirar fotos para loja virtual de roupas? Venha conosco e confira algumas dicas interessantes para arrasar e vender mais.

1. Priorize sempre a qualidade das imagens

Na hora de aprender como tirar fotos para loja virtual de roupas é preciso ter em mente que ter uma boa qualidade das imagens é essencial.

Afinal, se você tirar uma fotografia ruim e postá-la na internet, certamente causará uma má impressão do seu negócio, concorda?

Apostar em um ótimo conteúdo visual faz com que você atraia mais clientes para a sua loja, venda mais e ainda fidelize o seu público. Por isso, lembre-se do velho ditado: uma imagem vale mais que mil palavras.

Então, não tenha dúvidas: a qualidade das imagens da sua loja importam (e muito) na hora de se tornar referência quando o assunto é loja de roupa.

2. Aposte no uso de câmeras ou celulares profissionais

Sabemos que qualquer dispositivo móvel consegue tirar fotografias. No entanto, não pode ser qualquer foto. Se, por exemplo, o celular não tiver uma boa resolução, poderá criar imagens pixeladas (borradas, distorcidas). Dessa maneira, a má qualidade da foto fica muito visível ao público.

Isso não significa que na hora de saber como tirar fotos para loja virtual de roupas você precisa ter uma câmera altamente profissional. Claro, se você tiver, excelente! Entretanto, ter uma câmera ou celular que tenha uma alta resolução é fundamental para conseguir bons cliques.

Mas como saber se seu celular, por exemplo, tem uma boa resolução? Procure nos manuais do sue telefone, ou busque no Google o modelo dele. Procure a ficha técnica dele e, nela, as especificações da câmera. Se tiver mais de 5mp (megapixels), a câmera já é razoável. Quanto maior este número, melhor ela é!

3. Invista em uma boa iluminação: dica importante sobre como tirar fotos para loja virtual de roupas

A iluminação é outro fator determinante para o sucesso da sua imagem. Afinal, muitas vezes, a luz presente no ambiente é insuficiente para destacar o seu produto. Assim, faz-se necessário investir em outros pontos de luz.

Inclusive, é muito comum analisarmos fotos de lojas de roupas em que você não consegue identificar o que é o produto e o que é cenário, devido à má qualidade da luz. Ou então a foto está tão escura que não se enxergam os detalhes.

Então, tenha atenção em escolher uma boa iluminação para compor imagens realmente bonitas e chamativas. Assim, você consegue fazer um bom marketing para loja de roupas.

4. Tenha cuidado com o cenário

Na hora de saber como tirar fotos para loja virtual de roupas é importante ter em mente: o que você quer evidenciar na imagem? O produto? Os sentimentos que ele provoca nas pessoas? A sua marca?

Tendo esses objetivos em mente fica mais fácil criar um cenário que seja propício ao alcance das suas metas. Por exemplo, vamos imaginar que você queira promover o lançamento de uma blusa.

Nesse caso, a blusa precisa ser o destaque. Nesse sentido, fazer apenas fotos do manequim com a blusa não é lá a alternativa mais interessante, concorda?

Agora, se você colocar um tapete branco moderno no chão, inserir a peça e alguns acessórios que chamem a atenção (como bolsa, colares, cintos etc) ficará muito mais bacana, concorda?

como tirar fotos para loja virtual de roupas

5. Use a criatividade na hora das fotos

Na hora de saber como tirar fotos para loja virtual de roupas, é importante ser criativo. A criatividade é uma das principais características que vão determinar se a foto é boa ou ruim. Por isso, vá sempre além do padrão: como citamos anteriormente, fuja de fotos tradicionais (como as do manequim na vitrine).

Veja algumas dicas para ser mais criativo na hora de fazer os cliques para a sua loja:

  • Invista em um bom processo que libere a sua imaginação;
  • Pense nos sentimentos e emoções que o cliente tem ao usar o seu produto;
  • Entenda quais são as ocasiões que o cliente usará a peça;
  • Procure por referências na internet;
  • Inspire-se nas fotos de marcas de roupas famosas.

6. Valorize a edição

Além de investir em uma boa fotografia para a sua loja de roupas, outro processo que não pode ser deixado de lado é a edição.

Ajustar o foco, controlar a luminosidade, destacar algum ponto da imagem são algumas das possibilidades que você consegue alcançar ao investir em um bom processo de pós-produção das fotos.

Atualmente, existem diversos aplicativos e programas de edição de imagens que podem tornar esse processo mais fácil (inclusive, existem vários gratuitos).

Alguns exemplos de aplicativos que podem dar um upgrade nas suas fotos são:

7. Crie uma identidade visual: uma das melhores dicas sobre como tirar fotos para loja virtual de roupas

Ter uma identidade visual marcante é essencial para posicionar bem a sua marca na mente do consumidor. Por conta disso, crie um padrão para as imagens e tenha um layout personalizado.

Por exemplo, imagine que você venda pelo Instagram. No entanto, o cliente entra na sua página e a encontra toda bagunçada, sem padrão e cada imagem com uma identidade visual diferente.

Isso remete à desorganização e pode prejudicar a credibilidade da sua marca. Por isso, tenha uma identidade visual forte, estratégica e marcante.

Se você não tem ideia de como fazer isso, vale a pena contratar um freelancer para ajudar a criar uma boa imagem para as suas fotografias e postagens.

Lembre-se: você não é obrigado a saber fazer tudo. Entretanto, o mundo digital está cada vez mais avançado e você precisa aprender a se destacar da concorrência.

Então, mesmo que você queira ter o domínio de tudo o que acontece na sua loja, às vezes, vale a pena investir em alguns serviços terceirizados para otimizar a sua rotina e garantir a excelência nos mais variados segmentos.

>> Leia também: Qual a melhor forma de usar o Instagram na loja de roupas?

Gostou de aprender mais sobre como tirar fotos para loja virtual de roupas? Se sim, que tal seguir a Alterdata nas redes sociais e conferir mais dicas sobre boas práticas para lojas de roupas? Estamos presentes no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram.

48 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Moda

Como ter a fidelização de clientes em uma loja de roupas?

4 Mins de leitura
Programa de fidelização de clientes: entenda como ele pode ser peça chave no sucesso da sua loja de roupas daqui para a frente.
Moda

Ideias de nomes para loja de roupas: 7 dicas para te ajudar

4 Mins de leitura
Que tal uma ajuda para ter mais ideias de nomes para loja de roupas? Venha conosco e confira as nossas dicas para acertar na escolha da sua marca.
Moda

Como escolher os produtos para loja de roupas?

4 Mins de leitura
Listamos aqui as dicas para você escolher os melhores produtos para loja de roupas. Confira as orientações sobre público-alvo, fornecedores e mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.