NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Moda

5 cuidados na hora de fazer o marketing para loja de roupas

5 Mins de leitura

Fazer um bom marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio. Sem ele é bastante provável que uma empresa perca espaço para concorrentes sem que seus gestores tenham a menor ideia do motivo disso. É por isso que faz todo o sentido pensar no marketing para loja de roupas.

A questão é que nem todo mundo sabe trabalhar com o marketing da maneira correta. Grande parte dos empreendedores se limita a criar perfis simples em redes sociais e divulgar seu negócio apenas no famoso “boca a boca”. Esse é um erro grave que você não deve cometer. Por isso, reunimos aqui algumas informações que vão te ajudar a montar o marketing para loja de roupas de maneira a fazer dele um diferencial para o seu negócio. Confira:

1. Comece definindo quem é o seu cliente ideal

A base de toda campanha de marketing está no que chamamos de persona. Ela nada mais é do que a definição do tipo ideal de cliente que um negócio tem. A ideia é que, sabendo qual é esse perfil, você tenha como direcionar suas campanhas para ele e assim falar a língua de quem realmente tem potencial para comprar de você.

A melhor maneira de fazer isso é registando as informações dos clientes que você já tem para tentar encontrar um padrão nelas. Assim você tem como criar uma espécie de personagem para se comunicar com ele nas campanhas publicitárias.

No geral, esta é melhor maneira de você dar início a uma estratégia de marketing para loja de roupas com potencial de sucesso. Comece criando uma representação do seu cliente ideal, ou seja, a persona. Quando você olha o geral do público que frequenta sua loja, como ele se parece? Quais as características comuns? Qual seu sexo, idade média, qual sua renda? É importante definir estas informações na hora de escolher sua persona.

Cuidado apenas para não confundir persona com o chamado público-alvo, já que o público-alvo é algo mais amplo, enquanto a persona é mais específica. Para entender melhor, pense que o seu público-alvo pode ser formado por mulheres entre 30 e 35 anos, e a persona pode ser a Maria, de 32 anos, casada, com dois filhos, que trabalha com nutrição e que procura soluções rápidas para usar fora do trabalho, por exemplo. A partir dessa análise segmentada, você pode começar a criar conteúdos direcionados ao seu público, se tornando mais assertiva.

2. Trabalhe com materiais que ressaltem a qualidade do que você oferece

Independentemente de você trabalhar com plataformas online ou offline, o mais importante é que você evite imagens e vídeos de bancos de imagem, aqueles sites de fotos para todos. Ressalte a qualidade real de seus produtos, mostrando-os de verdade. Assim os clientes saberão que se trata e terão maior predisposição para chegar na sua loja e comprar.

Um erro muito comum de donos de lojas de roupas é tentar chamar muito a atenção das pessoas com imagens que não têm a ver com o conteúdo que oferecem, gerando descontentamento nos clientes. Esse é um péssimo marketing para loja de roupas porque cria uma ilusão na cabeça de seus potenciais clientes. Em resumo, seja realista, mas invista em divulgações que façam sentido.

Fotos, vídeos, depoimentos de clientes, entre outros materiais que atestem a realidade do que a sua empresa vende não podem ser tirados da internet, podendo ser interessante que você invista na contratação de profissionais para criar esse conteúdo com o máximo de qualidade possível para divulgar.

3. Explore as ferramentas que sofistiquem o seu marketing para loja de roupas

Justamente em relação às plataformas é que você deve ter atenção especial na hora de trabalhar o seu marketing. Existe uma regra que diferencia o on-line do off-line, uma vez que na internet, as ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads permitem investimentos controlados, ou seja, é você que determina qual será o custo para criar suas campanhas, mesmo que elas sigam rodando durante o ano todo. Já as chamadas mídias tradicionais (televisão, outdoor, anúncio no jornal e afins) costumam ser mais caras. Isso acontece porque, para comprar o espaço na programação de redes de TV e rádio, por exemplo, você precisa fazer uma oferta maior do que a concorrência.

Ainda assim, é possível apostar em estratégias mais ousadas para divulgar sua loja sem maiores gastos, como o chamado marketing de guerrilha, no qual você aposta em ações específicas que geram impacto para chamar a atenção das pessoas.

A questão é estudar o seu público, identificar a sua persona e criar campanhas que posicionem a sua loja onde essas pessoas costumam estar. Assim você fará com qualidade o marketing para loja de roupas.

marketing para loja de roupas

4. Seja estratégico na hora de impactar os clientes

A realidade é que nem sempre o interesse das pessoas se converte em vendas de imediato. Existem estudos que alertam para a quantidade de pontos de contato que uma marca precisa ter com seu potencial consumidor até ele fechar negócio: sete vezes. Esse é um ponto-chave no seu marketing para loja de roupas porque essa informação quer dizer que mesmo que você tenha bons produtos e eles sejam realmente atrativos para os consumidores, muito provavelmente será necessário aparecer para ele algumas vezes antes de fazer a venda.

É por isso que você deve garantir que em todas essas vezes ele tenha acesso a informações realmente úteis sobre o seu negócio, como endereço, telefone, website, entre outros. Já que você não sabe quando ele entrará em contato para concluir a negociação, é preciso estar sempre atento. Consequentemente, garanta estar pronto para recebê-lo e prepare sua equipe para atender adequadamente.

Em resumo, é fundamental que você seja capaz de simplificar o acesso do cliente à sua loja. Conseguindo isso, quanto mais qualificado for o seu marketing, mais fácil será para o público comprar de você, fazendo a sua empresa gerar os resultados esperados.

5. Invista em publicidade paga

Na internet, existem duas formas de você divulgar a sua loja. A primeira é a publicidade gratuita, ou orgânica, e a segunda forma é a paga.

A orgânica é muito interessante porque permite que você explore ferramentas como as redes sociais e seu imenso potencial. Com um perfil no Instagram, por exemplo, você pode, diariamente, alcançar pessoas com interesses nos seus produtos sem pagar um centavo. O problema é que esse alcance é limitado em comparação com o que a publicidade paga oferece. Sabe quando você tem a sensação de que está vendo mais publicidade do que conteúdo nas redes? Isso é real, porque a entrega de conteúdos pagos realmente é muito maior do que as orgânicas, feitas sem investimento.

É aí que faz sentido pensar em investir em anúncios para fazer o marketing para loja de roupas. Com a publicidade paga você consegue alcançar muito mais pessoas e, o que é melhor, com segmentação. No Facebook Ads, por exemplo, você tem como selecionar o público que vai receber o seu anúncio de acordo com seus interesses e localização, ou seja, é possível encontrar as pessoas certas para comprar de você, de acordo com as informações que os algoritmos dessa rede social têm registados.

Na prática, investir em publicidade paga é uma maneira de turbinar a promoção da sua empresa em plataformas de grande audiência e assim estimular o consumo por parte de quem tem a ver com o seu negócio. É por isso que ela é recomendada dentro de uma estratégia de marketing para loja de roupas.

Quer saber mais sobre como administrar o seu negócio, além de conhecer outras formas de fazer o marketing para loja de roupas? Então confira o nosso conteúdo nas redes sociais. Estamos no YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn

11 Artigos

Sobre o autor
Head of Marketing na Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Moda

Como ter a fidelização de clientes em uma loja de roupas?

4 Mins de leitura
Programa de fidelização de clientes: entenda como ele pode ser peça chave no sucesso da sua loja de roupas daqui para a frente.
Moda

Ideias de nomes para loja de roupas: 7 dicas para te ajudar

4 Mins de leitura
Que tal uma ajuda para ter mais ideias de nomes para loja de roupas? Venha conosco e confira as nossas dicas para acertar na escolha da sua marca.
Moda

Como escolher os produtos para loja de roupas?

4 Mins de leitura
Listamos aqui as dicas para você escolher os melhores produtos para loja de roupas. Confira as orientações sobre público-alvo, fornecedores e mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.