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Como aumentar minhas vendas de calçados? Veja 6 dicas

4 Mins de leitura

Como aumentar minhas vendas de calçados com o fim da pandemia?” É o que muitos profissionais têm se questionado. A realidade é que, após um período de distanciamento social, a grande maioria das empresas precisa recuperar o espaço perdido. Principalmente para aquelas que trabalham mais diretamente com o público, a retomada representa um desafio especial.

É sobre isso que vamos tratar agora. Confira nossas seis dicas para aumentar suas vendas e alavancar resultados.

1. Como aumentar minhas vendas de calçados: avalie o contexto

O primeiro ponto a ser observado é o momento que vivemos. Com a diminuição da incidência de casos graves de coronavírus, é natural que a rotina volte ao normal. Ainda assim, é preciso considerar a realidade de cada cidade. Em alguns lugares, o uso da máscara continua sendo obrigatório, bem como outras medidas de distanciamento.

Também é fundamental lembrar que existe o grupo de risco. Idosos e pessoas com comorbidades exigem atenção maior nessa fase da crise sanitária.

É por isso que a volta do público aos espaços físicos é algo que precisa ser avaliado por cada estabelecimento. É preciso considerar o perfil do cliente e a região em questão. Em cidades em que não há mais restrições, vale a pena pensar em estratégias próximas das que eram adotadas anteriormente.

Caso contrário, é fundamental agir de acordo com a realidade local. Isso significa trabalhar mais com o online do que com o presencial e ir aos poucos reavaliando a situação.

2. Como aumentar minhas vendas de calçados: realize promoções

Uma vez que não existam restrições, uma boa medida é trabalhar com promoções. Ações desse tipo atraem a atenção do cliente para a loja de calçados. Logo, é uma estratégia para estimular o consumo.

Existem diferentes formas de se fazer promoções. É possível criar kits com produtos que vendem muito e oferecê-los junto com outros de menor saída. Assim você alivia o seu estoque e movimenta o caixa da empresa.

Também é possível apresentar novidades. As pessoas podem simplesmente ter se acostumado com compras online. Neste caso, é interessante oferecer algo especial para que elas voltem até sua loja. Peças modernas, itens mais sofisticados, lançamentos, entre outros, merecem maior destaque nas vitrines para conquistar quem passa pelo local.

3. Como aumentar minhas vendas de calçados: tenha foco no seu cliente

Quando pensamos em mercado, precisamos ter em mente três elementos, que são:

  • Seu produto;
  • Seu concorrente;
  • Seu público-alvo.

A ideia é que a sua empresa seja capaz de se diferenciar, entregando às pessoas algo que seus adversários não serão capazes de fazer.

Em tempos de retomada, isso não diz respeito apenas à qualidade do produto. É possível pensar também em uma série de fatores como a segurança, por exemplo.

Como as pessoas ainda estão preocupadas com a contaminação, é interessante que a sua loja demonstre maior cuidado no ambiente interno. Por isso, uma maneira de gerar essa diferenciação, ainda que as medidas de restrição já não sejam necessárias, é preparar sua equipe para evitar aglomerações e exposições desnecessárias ao vírus.

Vale a pena também conferir o que a concorrência vem fazendo para se posicionar de forma única na cabeça do cliente.

4. Como aumentar minhas vendas de calçados: invista em marketing digital

Uma transformação que a pandemia trouxe foi a exigência de as empresas trabalharem com o digital. Se a sua loja de calçados não fez isso, então é hora de considerar.

Em ambiente online é possível alcançar clientes com maior predisposição para comprar seus produtos. E isso é um diferencial e tanto. Com campanhas de anúncio você pode divulgar soluções no Facebook e no Instagram, além de aparecer para as pessoas quando elas fazem buscas no Google.

Consequentemente, investir nisso é um meio estratégico de atrair clientes para a sua loja. Associe ações online com offline e tenha certeza de que o seu negócio pode aumentar as vendas em menos tempo. Por exemplo, uma forma de compra online e retirada na loja, sem custos de frete ao cliente.

Existem diferentes estratégias de marketing digital. O importante é a loja de calçados entender que ocupar espaço nesse ambiente já não é mais uma possibilidade. É praticamente uma obrigação. Seja para fazer vendas online, seja para atrair público para o espaço físico.

5. Como aumentar minhas vendas de calçados: conte com um software personalizado

Gestores de lojas de calçados precisam ter atenção aos benefícios que a tecnologia oferece. Quando eles não o fazem, o risco que correm é de serem surpreendidos com empresas concorrentes. Isso porque a tendência é que elas desenvolvam processos mais sofisticados e conquistem clientes com maior facilidade.

Em tempos modernos, a regra é entender a tecnologia e como ela pode ser útil para cada empreendimento. Em relação a isso, o mais importante é recorrer a sistemas que automatizam os processos.

Com softwares capazes de registrar dados e transformá-los em informações precisas para o dia a dia da empresa, a loja de calçados tem como se posicionar melhor no mercado. O motivo é que ela será capaz de sofisticar seus processos e se distanciar da concorrência.

Softwares mais avançados permitem, entre outros benefícios:

  • O melhor entendimento do perfil do consumidor;
  • A criação de estratégias mais específicas de acordo com a demanda;
  • O planejamento das ações da empresa em função da sazonalidade;
  • O entendimento dos eventuais gargalos que podem comprometer a saúde financeira do negócio.

No geral, é esse tipo de inovação que pode facilitar a inserção da empresa no mercado em um momento tão peculiar de retomada.

6. Como aumentar minhas vendas de calçados: conheça os serviços da Alterdata

A Alterdata trabalha com a oferta de soluções específicas para as empresas. No caso da loja de calçados, ela conta com um sistema avançado o bastante para simplificar a ação da equipe no dia a dia e ainda gerar diferenciais de mercado.

Com esse tipo de sistema, mais do que investir em modernidade, a empresa tem como melhorar seu posicionamento, já que ela terá toda uma configuração pensada especificamente no seu negócio.

Assim, a loja de calçados tem como fazer um uso mais preciso das informações de mercado, considerando seus produtos, os clientes e a concorrência. Logo, se existe uma solução capaz de fazer com que a retomada às atividades presenciais aconteça com qualidade, essa certamente passa pela Alterdata.

Ficou interessado? Então não deixe de conferir os serviços da Alterdata para lojas de calçados e saber exatamente como nós podemos transformar de vez o futuro do seu negócio.

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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