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Confira dicas de como administrar uma loja de calçados online

4 Mins de leitura

As vendas de um negócio podem crescer consistentemente quando começa atender além da loja física, oferecendo também online. A explicação para isso é simples: a abrangência do público aumenta, logo, a clientela tende a se ampliar. No entanto, é preciso saber como administrar uma loja de calçados online.

Isso porque uma administração feita de maneira incorreta pode invalidar a estratégia online. Além disso, os erros cometidos podem prejudicar a imagem da empresa. Isso faz com que até mesmo o cliente habituado a ir na loja física desista de se fidelizar.

Quer saber como não errar na administração da loja online? Acompanhe esse texto e conheça nossas dicas para garantir sucesso na loja de calçados online.

5 dicas fundamentais de como administrar uma loja de calçados online

Certifique-se que a loja de calçados online é responsiva

O uso frequente e recente de dispositivos móveis para realizar compras tem mudado significativamente as lojas online. Isso porque as pessoas querem comprar produtos utilizando seu próprio telefone de celular, tendo toda a comodidade de fazer a transação em qualquer lugar que estiver.

Mas para isso é preciso que o site da loja de calçados seja responsivo. Esse termo quer dizer que o site se adapta a qualquer formato de tela, seja no smartphone ou no computador tradicional.

Isso também mostra que a apresentação do site não pode ser prejudicada quando acessada por um telefone ou tablet. Não se pode ter aquelas letras garrafais, erros na diagramação ou nas cores do site. Considerar esses detalhes é importante para melhorar a experiência do usuário ao navegar pela loja de calçados online.

Invista em marketing digital

como administrar uma loja de calçados

Ter um site na internet da loja de calçados não basta para garantir que ele seja acessado por muitas pessoas. É preciso realizar um trabalho intenso na internet para garantir que o site da loja esteja entre os principais nas buscas na internet.

Isso pode ser conquistado através de estratégias de marketing digital. Trata-se de uma série de requisitos e táticas que garantem que a loja online tenha presença constante e relevante no mundo digital.

Por exemplo, uma das táticas é investir em redes sociais. Ter uma conta no Facebook ou Instagram é uma ótima opção. Essas redes detém um grande números usuários. E parte deles pode encontrar o perfil da loja de calçados.

Desta forma, é importante nesses perfis ter a informação do link para a loja online de calçados. Essa é uma maneira interessante de atrair um público mais diverso, que vem de outras partes do país ou do mundo.

Mas para garantir esse alcance é preciso ter um bom planejamento de conteúdo. Este deve de fato conseguir atrair os clientes para o site da loja. Por isso é importante investir em posts que tragam informações relevantes para aquela persona.

Também vale a pena investir em fotos e vídeos que mostram os produtos da loja e as promoções. As estratégias de oferecer cupons de descontos e sempre informar sobre lançamentos de novos calçados também funcionam bastante no engajamento.

Mantendo uma frequência de publicações e interagindo com os seguidores é possível que a loja de calçados online consiga alcançar uma boa relevância na internet. E o resultado é um site bastante visitado e com compras realizadas.

Faça descrições completas no site

Outra dica de como administrar uma loja de calçados online é melhorar a descrição dos produtos. Esse detalhe muitas vezes acaba sendo muito esquecido por parte dos gestores de lojas online. Especialmente porque eles imaginam que tendo a foto do produto já é o suficiente para o cliente compreender.

No entanto, é preciso ter uma descrição completa do produto do calçado para que os clientes encontrem todas as informações que eles necessitam ao pesquisar pelo produto. Sendo assim, quanto mais específica for a descrição, melhor será para o usuário concluir a compra.

Então a recomendação é descrever informações sobre o solado, a palmilha e todos os outros detalhes que compõem o calçado. É interessante, por exemplo, dizer se o calçado é vegano. Aliás, esse é um nicho bastante interessante que tem movimentado as vendas das lojas de calçados.

Além disso, é fundamental caprichar na fotografia. Oferecer vários ângulos do mesmo produto funciona bastante. Bem como mostrar alguém usando o calçado e uma foto de corpo inteiro, combinando com algum conjunto de roupas bacana. Sendo assim, o usuário terá maior certeza do que ele quer levar.

Considere os detalhes do check-out

Consumidores podem desistir de comprar no site da loja de calçados se encontrarem algum obstáculo ou complicação durante esse experiência online. Isso ocorre principalmente na hora de realizar o check-out ou finalizar a compra. Um impecilho neste momento é se o cliente encontrar muita burocracia.

Por isso que uma das maneiras de como administrar uma loja de calçados online é justamente jogar com a facilidade. É importante, por exemplo, fazer com que seu cliente realize um cadastro rápido para realizar a sinalização da compra.

Outra sugestão é abrir a possibilidade do visitante realizar uma compra sem realizar um cadastro completo. Oferecendo poucas opções de cadastro, ele consegue realizar a compra do calçado desejado. Dados como data de aniversário, telefone para recado ou nome dos pais pode ser deixado para um outro momento.

Adote uma tecnologia adequada

Saber como administrar uma loja de calçados online também passa pelo digital. O estabelecimento se torna perfeitamente otimizado quando conta com o apoio de uma tecnologia. É o caso do uso de um software para loja de calçados.

Ele permite dinamizar as tarefas e melhorar o gerenciamento. Por exemplo, esse software possibilita agilizar o pedido de compras, facilitando a reposição do estoque de produtos. Também o software fornece a funcionalidade de gestão de relacionamento com cliente.

Além disso, ele garante a segurança das informações. Isso porque todos os dados gerados na loja online ficam guardados em um lugar seguro, com acesso autorizado somente para pessoas cadastradas.

Sem contar que o software pode emitir relatórios. Esses ajudam a acompanhar as vendas e outras estatística que auxiliam a gerenciar a loja de calçados.

Essas foram algumas informações sobre como administrar uma loja de calçados online. Para qualquer implementação de tecnologia no negócio, é importante contar com uma empresa parceira que tenha qualidade. Assim, vai ser possível obter a tecnologia que tenha performance satisfatória com a natureza de seu negócio.

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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