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Como montar um pet shop em 12 passos

5 Mins de leitura

https://materiais.alterdata.com.br/wshoponDe acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o 3º maior em população de animais de estimação e o 4º maior do mundo em faturamento. Portanto, mesmo considerando a crise causada pela pandemia do Covid-19, é um segmento em expansão. Nesse sentido, questionamos: você sabe como montar um pet shop?

Se você tem paixão pelos animais e quer montar um negócio, apostar em um pet shop é uma ideia inteligente. Você pode oferecer uma boa variedade de serviços (como estéticos, bem-estar, médicos, educativos etc), além da comercialização de diversos produtos.

Gostou do assunto? Se sim, venha conosco que ensinaremos como montar um pet shop em 12 passos. Boa leitura!

1. Defina os objetivos do seu negócio

Determine quais são os objetivos do seu negócio, como:

  • vender produtos variados para pets;
  • focar na venda de materiais para cachorros pequenos;
  • importar produtos tecnológicos e inovadores para o entretenimento de pets;
  • oferecer serviços diferenciados (acupuntura, fisioterapia etc);
  • criar um pet shop completo para atender as demandas da sua região;
  • dentre outros.

2. Avalie a concorrência

Estude os seus concorrentes para saber como montar um pet shop e avalie:

  • o preço;
  • as mídias sociais em que estão presentes;
  • as formas de interação com o público;
  • quais são os seus diferenciais;
  • quais são os seus pontos fortes e fracos;
  • e muito mais.

Lembre-se de que a análise de concorrência não deve ser uma estratégia exclusiva na abertura do seu pet shop: ela deve ser sempre monitorada para que você sempre encontre maneiras para se destacar.

3. Estude o público: uma das principais dicas sobre como montar um pet shop

Os clientes são os principais responsáveis por fazer o seu negócio decolar. Então, você precisa colocá-lo no centro de todas as estratégias. Nesse sentido, confira quais são as preferências e as necessidades do seu público. Somente assim, você cria estratégias que conduzam a jornada do cliente de forma eficaz.

Faça uma pesquisa de mercado para compreender algumas questões importantes sobre o seu consumidor (esse estudo norteará as próximas ações). Avalie:

  • quais são os seus hábitos de compra;
  • qual é o seu poder aquisitivo;
  • quais são as suas reais necessidades;
  • como é o seu dia a dia;
  • quais são as marcas de rações preferidas;
  • se investem em brinquedos, caminhas e outros produtos de pet shop;
  • se preferem dar banho em casa ou levar no pet;
  • quais são as maiores dificuldades no mercado pet;
  • quais são as soluções que buscam na concorrência; e
  • quanto costumam gastar em pet shops mensalmente.

4. Defina quais são os produtos e serviços a serem oferecidos

Depois de conhecer bem o seu público, determine quais são os produtos e serviços a serem oferecidos no seu pet shop.

Com relação aos produtos, saiba que você pode oferecer uma variedade grande, como rações, petiscos, alimentação natural, roupinhas, caminhas, acessórios, brinquedos e outros.

Já com relação aos serviços, existem os básicos, como veterinário e banho e tosa; e você pode apostar nos mais diferenciados e inovar se houver público, é claro! como:

  • massagem canina;
  • acupuntura;
  • tratamento de florais com animais;
  • dog walker;
  • pet sitter;
  • hotel;
  • creche;
  • SPA móvel;
  • festas de aniversário para pets;
  • adestramento;
  • taxi dog;
  • plano de saúde.

Depois de determinar os serviços, crie uma tabela de preços com uma boa margem de lucro.

5. Escolha um ponto comercial estratégico para atender bem o seu público

Ao aprender sobre como montar um pet shop, entenda que o ponto comercial precisa favorecer as suas atividades.

Por exemplo, um pet shop escondido em uma rua com pouca movimentação, não haverá circulação de pessoas que possam conhecê-lo, certo? Isso significa que você pode ter um baixo faturamento e se frustrar.

Por isso, invista em um espaço que seja acessível ao seu público e com facilidade no estacionamento.

6. Confira qual é a infraestrutura necessária ao aprender como montar um pet shop

Avalie o quanto você precisará investir para montar o seu pet shop. Isso inclui gastos com:

  • gôndolas para expor os produtos;
  • mesas e cadeiras;
  • decoração;
  • sofá para a recepção;
  • computador;
  • telefone;
  • sala e infraestrutura para veterinária;
  • equipamentos de banho e tosa;
  • dentre outros.

7. Desenvolva o plano financeiro

Depois de listar tudo o que você precisa para montar o seu pet shop, faça os orçamentos e crie um planejamento financeiro. Isso permite definir as metas do seu negócio e proporciona mais segurança nos investimentos.

8. Tenha cuidado com as questões burocráticas

Abrir uma empresa exige atenção com algumas questões burocráticas. Portanto, se você quer saber como montar um pet shop, terá que ter muita atenção com as questões burocráticas — principalmente as tributárias.

Você deve providenciar toda a documentação necessária para legalizar o seu negócio. Para isso, você deve procurar alguns órgãos competentes e deixar tudo certo, como:

  • Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV);
  • Prefeitura;
  • Vigilância Sanitária;
  • Ministério da Agricultura;
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) — se você for comercializar animais silvestres; e
  • Corpo de Bombeiros.

Não entraremos nos detalhes dessa parte burocrática neste conteúdo — afinal, é um assunto amplo. Entretanto, saiba que é importante o seu pet shop dentro das normas vigentes para evitar qualquer tipo de incômodo, está bem?

Com relação à tributação, é recomendado contratar uma empresa especializada no assunto para ajudar a entender melhor sobre o planejamento tributário, como:

  • enquadramento social: Microempreendedor Individual (MEI), Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real; e
  • impostos: IRPJ, COFINS, INSS, CLSS, ISS, FGTS, dentre outros.

9. Crie parcerias incríveis

Sempre realize pelo menos três orçamentos de cada material que você precisa para o seu pet shop. Isso permite identificar se os valores estão dentro do mercado e a avaliar qual é o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Aqui, o mais importante é criar parcerias interessantes, apostando em alternativas inteligentes que beneficiam ambas as partes.

10. Invista em ferramentas que ajudem na gestão estratégica

Apostar em softwares de gestão estratégica é importante para otimizar a rotina do seu pet shop, utilizando a tecnologia ao seu favor para evitar erros manuais e ainda ter uma visão ampla, aprofundada e completa sobre o seu negócio.

Portanto, invista em um software de gestão empresarial (mais conhecido como ERP) para otimizar o fluxo da informação, reduzir os custos e os riscos e automatizar processos burocráticos.

11. Promova diversas ações de marketing

Outra dica muito importante na hora de aprender sobre como montar um pet shop é que você precisa divulgar muito bem o seu negócio para alcançar o público, correto? Então, jamais deixe de lado as ações de marketing digital e tradicional. Veja algumas dicas:

  • site;
  • e-commerce;
  • blog;
  • redes sociais;
  • links patrocinados;
  • newsletter;
  • WhatsApp;
  • SMS;
  • flyers;
  • outdoors;
  • jornais e revistas locais;
  • rádio;
  • dentre outros.

12. Invista nos melhores talentos para o seu negócio

Outro aspecto de extrema importância na hora de aprender sobre como montar um pet shop é a contratação de pessoas para o seu pet shop (seja uma recepcionista, um veterinário, um groomer ou outros). É importante que todos os colaboradores:

  • amem os animais;
  • saibam se comunicar bem;
  • sejam responsáveis e comprometidos com os horários;
  • entendam a importância de promover ao cliente uma ótima experiência;
  • sejam organizados;
  • tenham agilidade; e
  • saibam usar a tecnologia para otimizar os atendimentos.

E aí, você gostou de aprender como montar um pet shop? Se sim, aproveite e acompanhe a nossa empresa nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo! Estamos presentes no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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