NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Contabilidade

Contabilidade em empresas SaaS: o que é preciso saber sobre o tema?

4 Mins de leitura

Nos últimos anos, o modelo SaaS (Software as a Service) deslanchou no mercado. Afinal, essa forma de disponibilizar aplicações traz bastante comodidade e redução de custos a muitos negócios. E você, já pensou em prestar serviços de contabilidade em empresas SaaS?

Para trabalhar com a contabilidade digital e fornecer seus serviços a empresas de tecnologia, não basta que o contador domine as novas ferramentas. É preciso também entender como o negócio funciona, suas características e necessidades.

Por isso, neste artigo vamos compartilhar algumas informações muito úteis para você entender melhor esse segmento. Saiba como ter sucesso trabalhando na contabilidade de empresas de SaaS!

O que é tecnologia SaaS?

A Sigla SaaS se refere ao modelo de distribuição conhecido como Software as a Service, ou software como serviço. A diferença é que, em vez de as empresas comprarem uma aplicação para instalar nas máquinas locais, é feita uma contratação do software que roda diretamente na nuvem. Assim, o acesso é online.

Nesse cenário, a empresa SaaS que fornece o software disponibiliza toda a infraestrutura necessária para que a solução funcione, como sistemas de segurança, servidores, suporte e atualizações.

Quais as regras de contabilidade em empresas SaaS?

Levando essa atividade ao ponto de vista contábil, podem surgir algumas dúvidas. Na venda de software, por exemplo, temos obviamente um produto. Acontece que, no caso do SaaS, a aplicação não é vendida, mas contratada. Por isso, como temos uma prestação de serviços, deveria ser cobrado o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Há de se levar em conta, no entanto, que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também é cobrado sobre a circulação de produtos. Então, que regra um escritório de contabilidade deveria aplicar no caso das empresas SaaS?

Embora haja uma discussão ainda inconclusiva sobre o assunto, muitas vezes, defende-se a cobrança de ICMS. Isso porque, embora a nomenclatura inclua o “service”, na verdade, a solução é vista como um produto. Em tese, o software, mesmo que fornecido na nuvem, é semelhante ao que é disponibilizado de forma física, como aqueles que vêm em disco de instalação. Assim, o caráter físico ou digital é indiferente nesse caso.

Por outro lado, a confusão também está na própria definição que a legislação faz do SaaS. O Convênio ICMS nº 106/2017 define que o imposto recai sobre a venda de bens e mercadorias digitais, como os softwares. Todavia, na Lei Complementar n. 157/16, os serviços de streaming — em que “há disponibilização sem cessão definitiva” — são tidos como serviços.

Na lógica, o SaaS entraria nessa última definição, uma vez que se transmite o acesso a um serviço, como em um streaming, sem a venda definitiva. Por isso é importante que a contabilidade em empresas SaaS avalie cada caso a fim de evitar problemas de dupla tributação ou uma cobrança mais elevada, como o caso do ICMS.

Ainda não existe uma jurisprudência definitiva, pois é um assunto novo. Mas as discussões correm no sentido de definir as empresas SaaS como sujeitas ao ISS. Espera-se que a reforma tributária possa acolher essas novas tecnologias digitais.

Que fatores determinam o sucesso da contabilidade em uma empresa SaaS?

A contabilidade em empresas SaaS tem o mesmo objetivo nos demais negócios. Seu papel principal é cuidar dos registros contábeis e trabalhar em conjunto com a gestão a fim de dar o suporte estratégico baseado em dados. Serão informações valiosas para nortear a tomada de decisão.

Para que a contabilidade tenha sucesso em empresas SaaS, é fundamental que seus processos estejam alinhados à transformação digital. Nesse cenário, dois mecanismos devem sempre estar presentes: a automação e o Business Intelligence.

Automação

A contabilidade gerencia muitos dados sensíveis do negócio. São informações que servem tanto para o controle interno quanto para o público externo, como em startups que buscam recursos e precisam mostrar seus bons resultados a possíveis investidores.

Por isso, erros de registros e de compliance não são toleráveis, uma vez que podem fazer a empresa perder grandes oportunidades. Contudo, essas falhas humanas são muito recorrentes. Afinal de contas, o sistema tributário e as leis fiscais brasileiras são realmente muito complexos.

Assim, o ideal é contar com uma solução que automatiza diversas dessas tarefas. Nesse cenário, as falhas são reduzidas ao mínimo, evitando usar planilhas, muito suscetíveis ao erro humano.

Business Intelligence

As ferramentas de Business Intelligence (BI) são capazes de coletar, organizar e analisar de forma estratégica e dinâmica os diferentes dados da organização. Elas permitem que as informações do negócio possam ser acompanhadas por meio de métricas específicas das empresas de SaaS.

Quando a contabilidade sabe usar o BI com as ferramentas corretas, extrai dados com base nos relatórios para gerar insights ao negócio. Essa iniciativa se torna, portanto, uma otimização da contabilidade nas empresas.

Como conquistar clientes de contabilidade que sejam empresas SaaS?

Trabalhar com empresas SaaS significa se tornar um parceiro de organizações que buscam sempre a inovação. Logo, são esperados modelos de negócios muito dinâmicos que, muitas vezes, já nascem no ambiente virtual. Por isso, escritórios e contadores que desejam trabalhar com esse público precisam se esforçar para desenvolver algumas habilidades importantes. Veja algumas a seguir!

Estude seu público e dê o que ele precisa

Empresas de TI têm características próprias. São formadas por profissionais que prezam pela facilidade nos processos, automação e desburocratização. Afinal, desenvolvem sistemas que facilitam o dia a dia de muitos outros negócios.

Mesmo assim, é necessário entender as particularidades de cada segmento a fim de descobrir como a contabilidade pode dar o suporte que precisam. Dessa maneira, se já conhece o mercado, suas carências e potencialidades, esse contato vai ser muito mais fácil.

Apresente seus diferenciais

O escritório de contabilidade não precisa entender de TI, mas, certamente, é um grande diferencial buscar o apoio de profissionais especializados nesse setor. Desse jeito, vai conseguir compreender melhor as leis e normas que melhor se adéquam às empresas de software na nuvem.

Esse é um ponto, inclusive, que chama a atenção das companhias SaaS — outras empresas que inovam no uso de tecnologia para otimizar seus processos e fornecer um serviço de mais qualidade.

A contabilidade em empresas SaaS tem muitas particularidades. Se você domina o setor e entende suas necessidades, ganha um diferencial importante aos olhos desse público.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis. E se você acha que este artigo também pode ajudar outros profissionais de contabilidade, compartilhe-o em suas redes sociais!

Ebook Contabilidade RuralPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
153 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
ContabilidadeGestão Contábil

Planejamento Tributário para 2021: como organizar desde o início

1 Mins de leitura
00Saiba a importância de montar um planejamento tributário Veja por que é importante fazer um planejamento tributário para o seu negócio no…
ContabilidadeGestão Contábil

8 estratégias essenciais para evitar o calote do cliente

5 Mins de leitura
00Gerenciar um negócio é bastante desafiador, e um dos maiores obstáculos é evitar o calote do cliente. A empresa fica em um…
Contabilidade

Adiado o prazo de entrega da declaração do IR

2 Mins de leitura
00A Secretaria da Receita Federal alterou o prazo final de entrega da declaração do IR (Declaração de Imposto de Renda das Pessoas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.