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Como fazer seu Pet Shop aparecer no Google?

5 Mins de leitura

Quando uma pessoa quer comprar um produto ou pesquisar sobre um serviço, certamente recorre aos mecanismos de busca online para conferir se realmente precisa daquilo, concorda? Por isso, o seu pet shop precisa aparecer no Google.

Dessa maneira, quando um usuário busca por algum produto ou serviço que tenha no seu pet shop, a sua empresa aparece logo nos primeiros resultados. Entretanto, isso não acontece de uma forma mágica, é preciso investir em diversas estratégias e, neste conteúdo, apresentaremos as duas principais. Vamos conferir quais são elas? Continue conosco!

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, muito fácil de utilizar. Por isso, não deixe de pensar nela ao montar o seu pet shop, está bem? Pois ela permite que o seu pet shop gerencie a sua empresa online, nas pesquisas e para aparecer no Google Maps.

Além disso, ele traz informações primordias aos usuários, como:

  • localização do seu pet shop (inclusive, para o cliente traçar as rotas de “como chegar”);
  • produtos e serviços;
  • fotos do seu estabelecimento;
  • número de telefone;
  • site;
  • formas de pagamento;
  • horário de funcionamento (destacar quando a sua loja está fechada, como nos feriados e finais de semana);
  • avaliação dos clientes e muito mais.

Os benefícios de apostar no Google Meu Negócio são muitas, como: gerenciar as informações do seu pet shop, ampliar a presença online da sua empresa, interagir com clientes e potenciais clientes, ganhar autoridade de marca, atrair novos clientes, gerar boas oportunidades de negócio e o melhor, destacar a sua marca da concorrência.

Veja como utilizar o Google Meu Negócio

Primeiramente, para aparecer no Google, você deve criar uma conta no Google Meu Negócio. A página é muito intuitiva e sem complicações. Você só deve ficar atento para preencher o máximo de informações possíveis, sempre conferindo se todas elas estão corretas.

Saiba como otimizar o GMN

É importante ressaltar que não basta apenas criar a sua conta no Google Meu Negócio É muito importante criar boas estratégias para otimizar a sua página no Google, mantê-la atualizada, para que assim, ele entenda que o seu negócio é de confiança e seja ranqueado com mais facilidade.

Para ajudá-los, nós preparamos algumas dicas para otimizar o seu pet shop no GMN, vamos lá?

Mantenha o seu perfil atualizado para aparecer no Google

Imagine que você se esqueceu de alterar os horários de funcionamento do seu pet shop durante um feriado nacional. Assim, um novo cliente se interessou pelo seu negócio e se deslocou até a sua loja e, para a sua surpresa, a encontrou fechada. Certamente, ele ficará muito irritado e, muito provavelmente, jamais retornará ao seu pet shop pela falta de consideração, certo?

Esse é apenas um exemplo para ilustrar que você deve manter o seu perfil sempre atualizado. Todas as informações precisam estar corretas para garantir ao cliente uma ótima experiência.

Interaja com o seu público para aparecer no Google

Uma ferramenta interessante do Google Meu Negócio é que os clientes podem avaliar o seu pet shop e deixar comentários. No entanto, não deixe que eles falem sozinhos! Sempre agradeça o feedback e interaja com eles, pois isso mostra que a sua opinião é importante e estimula que mais pessoas deixem a sua percepção sobre o seu negócio.

Estratégias de Search Engine Optimization (SEO)

A segunda alternativa principal para aparecer no Google, mas, não menos importante, é apostar em estratégias de SEO, ou seja, otimização para os mecanismos de busca.

Essa estratégia é um pouco mais complexa, entretanto, fundamental para o seu pet shop mostrar que é autoridade no assunto. Portanto, ela é extremamente importante, mesmo que você pense em abrir um pet shop pequeno.

Investir em estratégias SEO trazem muitos benefícios ao seu pet shop, como:

  • aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca de forma orgânica (gratuita);
  • gerar conteúdo de valor para conduzir o seu cliente pela jornada de compra;
  • criar relacionamentos lucrativos e de confiança com o seu público;
  • melhorar as taxas de conversão;
  • garantir a lucratividade dos negócios; e
  • muito mais!

Para que isso aconteça, é preciso ter um site otimizado para os mecanismos de busca, investindo em um ótimo planejamento de marketing de conteúdo.

Veja como utilizar as estratégias de SEO para aparecer no Google

Você deve ter um site com um blog ou um blog independente, para criar conteúdos periódicos e importantes para o seu cliente. O marketing de conteúdo é a melhor estratégia de SEO que o seu pet shop pode investir — portanto, caso você não tenha uma equipe responsável por isso, não hesite em contratar uma empresa especializada ou um freelancer para te ajudar.

A ideia geral é assim: imagine que um cliente tenha um cachorro em casa e procure no Google “brincadeiras para entreter o meu cão nos fins de semana”. Veja: ele não está buscando por um produto, pois ainda não sabe que tem a necessidade de comprar brinquedos. Assim, ele encontra um artigo do seu pet shop contendo “5 brincadeiras para entreter o seu cachorro nos fins de semana”.

Dessa maneira, ele entra clica no link, lê o conteúdo que, estrategicamente, vai conduzi-lo até a página de produtos, para que assim, ele compre brinquedos e petiscos para deixar o cão menos estressado.

Isso acontece porque ao apostar no marketing de conteúdo você cria materiais ricos e inteligentes usando as principais palavras-chaves que o seu cliente pode usar quando procura algo relacionado ao seu negócio.

Saiba como criar conteúdos otimizados

Veja um pequeno passo a passo sobre como criar conteúdos otimizados para o seu pet shop crescer e se destacar:

  • determine a persona do seu negócio: faça um estudo com o seu público e entenda quem são as personas (personagem semi-fictício que representa o comprador ideal) do seu pet shop; isso permite adotar a melhor linguagem, entender quais são os conteúdos do seu interesse e mais;
  • faça um estudo de palavras-chave: entenda quais são os termos mais buscados pelos seus clientes no Google e os que a sua concorrência utiliza;
  • crie materiais utilizando a palavra-chave para aparecer no Google: invista em infográficos, social posts, blogposts, e-books, podcasts, vídeos e muitos outros materiais para explorar as palavras-chave mais buscadas pelos seus clientes;
  • mensure os resultados: aprenda a interpretar indicadores importantes para conferir quais são os conteúdos que mais converteram, os que os clientes mais gostaram, o que houve mais engajamento (dentre outros) para criar estratégias cada vez mais direcionadas em conduzir o cliente pela jornada de compra.

Entenda que os resultados com SEO não surgem da noite para o dia

É importante ter em mente que, mesmo seguindo as nossas dicas, o seu pet shop não aparecerá nas primeiras posições orgânicas do Google da noite para o dia. Isso acontece porque o Google tem em torno de 200 algoritmos de ranqueamento, portanto, é necessário tempo e muita estratégia.

Uma dica interessante é utilizar no site e blog um plugin chamado Yoast SEO: assim, sempre que você escrever um novo conteúdo, ele informa o que deve ser melhorado para ranquear com mais facilidade.

Dessa maneira, antes de publicar o conteúdo, você tem a oportunidade de corrigi-lo — seja alterar o título, arrumar as headings, inserir all-title nas imagens, dentre outros — para aparecer no Google com mais facilidade.

Como fazer seu Pet Shop aparecer no Google?

E aí, você gostou de aprender sobre como fazer o seu pet shop aparecer no Google? Se sim, que tal acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais? Estamos presentes no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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