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5 dicas de como aumentar as vendas em uma loja de roupas

5 Mins de leitura

Ter uma loja de roupas pode ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro. Isso porque o mercado da moda sempre está aquecido pela necessidade dos clientes de buscar novidades para se vestir mais e melhor. No entanto, se sua loja não tem apresentado resultados esperados, é necessário rever as estratégias e saber efetivamente como aumentar as vendas em uma loja de roupas. 

É preciso, por exemplo, verificar se o fluxo de caixa está de fato sendo administrado da maneira correta. Também é importante avaliar como tem sido a escolha dos fornecedores e se o espaço físico da loja está realmente sendo agradável aos olhos do cliente. 

Essas e outras informações você pode obter lendo esse texto. Aqui separamos dicas fundamentais para você aumentar seu faturamento na sua loja de roupas. Confira! 

1. Controlar o fluxo de caixa

Podemos entender como fluxo de caixa uma ferramenta que realiza o registro de entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa. Ele auxilia na decisão de realizar a quitação de custos correntes e também no que pode ser decidido futuramente, como os investimentos.

Portanto, o fluxo de caixa, uma vez que bem administrado, pode de fato ser um elemento importante de como aumentar as vendas em uma loja de roupas. Mas para isso, ele deve ser rigorosamente detalhado.

Isso quer dizer que as informações como receitas e despesas devem ser registradas de modo cuidadoso e rotineiramente, a fim de entender quais são as principais fontes de receita e gastos da loja de roupas.

Tendo acesso a essas informações atualizadas, a gestão da loja consegue verificar onde é preciso realizar cortes e também como aproveitar melhor os recursos disponíveis. 

2. Avaliar os fornecedores da loja de roupas

Outra maneira de como aumentar as vendas em uma loja de roupas é estabelecer uma boa relação com os fornecedores. Esses, não apenas ajudam a oferecer os produtos para a loja, mas fazem parte da escala do valor final ao produto. Por exemplo, se o fornecedor oferece uma roupa por um preço muito elevado, vai ser difícil revendê-la mantendo uma boa margem de lucro.

Outro fator que tem a ver com a relacionamento com o fornecedor é a qualidade do produto. É preciso que as roupas sejam bem fabricadas, com ótimo acabamento e também qualidade do tecido. Oferece uma roupa de baixa qualidade, mesmo que a baixo custo, não quer dizer que esse produto vai ser um sucesso de vendas porque o cliente é bastante exigente quanto à qualidade. 

Nesse sentido, é fundamental avaliar os fornecedores da loja de roupas, buscando parceiros que ofereçam ótimas condições, tanto de preço quanto de qualidade. 

Uma dica é realizar compras em grandes quantidades com bons fornecedores. Assim, vai ser possível aumentar a chance de negociação, conquistando descontos. Dessa maneira, você consegue realizar o modo de como aumentar as vendas em uma loja de roupas, adotando um preço mais atrativo. 

3. Apostar em um bom estoque organizado

Muitas vezes, pode acontecer do cliente desistir de uma compra numa loja de roupas porque o atendente demorou para buscar uma peça no estoque. Geralmente, essa situação acontece porque o estoque estava desorganizado. É difícil e demorado encontrar tamanho e cor da roupa desejados pelo cliente em meio a uma desordem. 

Para evitar esse tipo de situação, que acaba reduzindo as chances de como aumentar as vendas em uma loja de roupas, é fundamental organizar o estoque de maneira estratégica. Isso quer dizer que é preciso dispor as roupas em tamanhos, cores e estilos. Dessa maneira, o atendente tem mais agilidade para buscar o que o cliente necessita.

Além disso, um estoque organizado ajuda na administração do estabelecimento. É possível, por exemplo, verificar se existe espaço físico para guardar roupas encomendadas para próxima estação.

Nesse caso, se tiver grande quantidade de roupas guardadas, é interessante a loja investir em estratégias de escoamento do produto, como promoções. Oferecendo os itens a preços mais baixos, é possível fazer a rotatividade do estoque, tendo sempre novidades para seus clientes. 

4. Treinar colaboradores para saberem como aumentar as vendas em uma loja de roupas

como aumentar as vendas em uma loja de roupas

Sabia que os funcionários também podem ajudar nas estratégias de como aumentar as vendas em uma loja de roupas? Isso porque eles são responsáveis pela condução do cliente na decisão de compra.

Mas se os funcionários não forem bem treinados, ao invés de aumentar as vendas, eles podem fazer reduzi-las drasticamente. Por isso é importante investir no treinamento dos colaboradores. É preciso levar informações aos funcionários a respeito das roupas, destacando qualidades e outras características de cada peça.

Também é fundamental oferecer informações a respeito dos clientes da loja, explicando qual é a melhor abordagem e quais são as possíveis escolhas que podem fazer. Assim, seu time vai conseguir atender com presteza, educação e sabendo o que estão vendendo.   

5. Melhorar a experiência do cliente

Outra etapa importante de como aumentar as vendas em uma loja de roupas é pensar na melhor experiência do cliente. Nesse sentido, é fundamental focar em elementos que fazem com que a ida e a estadia do cliente na loja seja, de fato, agradável.

Isso pode começar pela própria organização da loja. É o caso por exemplo de criar vitrines que passem um propósito para o cliente. Ela deve ser estruturada de forma que o cliente consiga entender qual é o perfil de roupas que a loja vende. A vitrine tem que ser bela inclusive para ser fotografada e exposta nas redes sociais da loja.

Ainda sobre a organização da loja, é fundamental facilitar o percurso do cliente nesse estabelecimento. Isso quer dizer que não se pode deixar objetos que atrapalham o caminhar do consumidor pela loja. Afinal, o cliente necessita de espaço para ter condições de analisar com tranquilidade todas as peças de roupas oferecidas. 

Outro detalhe interessante é a estratégia na colocação das araras. Elas devem ter um visual agradável, contendo as roupas bem arrumadas e separadas por sessões, como por exemplo, a parte dos vestidos, casacos e blusas.

É importante também organizar por paletas de cores, deixando as peças da mesma cor próximas umas das outras, também separando por texturas e estampas dos tecidos. Assim, o cliente consegue encontrar facilmente o que mais lhe chama atenção.

Essas foram algumas recomendações de como aumentar as vendas em uma loja de roupas. Para atuar nesse segmento de mercado, vale a pena sempre pensar fora da caixa, buscando novas tendências não apenas para as roupas, mas também para a decoração. Uma loja bem iluminada, com objetos interessantes, em harmonia com o vestuário a mostra ajudam a compor perfeitamente esta ideia: a roupa é o cartão de visitas que os clientes querem para si. 

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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