NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Moda

Como ter a fidelização de clientes em uma loja de roupas?

4 Mins de leitura

Lojas de roupas precisam oferecer soluções de qualidade para ganhar mercado. Em relação a esse tema é importante que sejam capazes de atuar na fidelização de clientes. Isso porque será ela a responsável por fazer com que as compras deixem de ser eventuais e se tornem recorrentes.

Existe uma frase marcante no marketing digital atribuída a Philip Kotler. Ela diz o seguinte: “conquistar novos clientes custa 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”. Entendeu a importância de você se esforçar para reter seus clientes atuais? Na prática, isso tem tudo para ser um dos seus melhores investimentos. E é nessa lógica que um programa de fidelização de clientes precisa ser entendido.

Quer entender mais sobre o tema? Então segue conosco e confira!

O que é um programa de fidelização?

Essa é uma solução que visa oferecer vantagens para um cliente justamente por ele fazer compras de maneira recorrente em determinado estabelecimento, seja ele físico ou virtual.

Por trás de qualquer programa dessa natureza existe sempre uma estratégia. Nela, o relacionamento entre consumidor e loja é o norte.

Exemplos disso não faltam:

  • Restaurantes que oferecem almoço grátis para quem completar 10 ou 15 refeições compradas em um determinado período;

  • Lojas que presenteiam seus clientes que gastam até determinado valor em compras;

  • Cartões de crédito que estabelecem resgates a cada quantidade de pontos alcançada.

Em resumo, trata-se de uma solução bastante atrativa, tanto para a loja quanto para o consumidor. Isso porque ela oferece um benefício exclusivo para quem atingir determinada meta estabelecida pela empresa. Portanto, quando pensada de maneira inteligente, ela pode fortalecer a sua marca junto ao público e gerar lucro.

Como funciona um programa de fidelização de clientes?

É preciso, primeiramente, definir quais serão as vantagens que a empresa oferecerá ao cliente diante de determinada ação. A ideia é incentivar as pessoas a conquistar determinado benefício, seja comprando produtos ou serviços, seja gastando um valor específico.

Uma vez que o cliente fez o necessário para ter a recompensa, cabe à empresa entregar o benefício em questão. Consequentemente, essa troca viabiliza um processo no qual ambos investem: o cliente, que compra em mais quantidades, pensando em receber algo valioso na sequência, e a loja, que oferece algo pensando em fidelizar clientes.

O mais importante para a empresa é ser capaz de encontrar um meio termo que seja vantajoso para ambas partes. Quando isso acontece, a tendência é que os benefícios sejam mútuos com o programa de fidelização de clientes.

Quais os benefícios de um programa de fidelização?

fidelização de clientes em uma loja de roupas

Empresas de sucesso precisam reter clientes. E o motivo está na clássica frase de Kotler: é muito mais difícil conseguir clientes novos do que manter os que a empresa já tem. Nesse sentido, um programa de fidelização de clientes faz toda a diferença. Será ele o responsável por motivar seus consumidores a verem a sua empresa não como uma solução pontual, mas como uma aliada no médio e longo prazo. Faz sentido, não acha?

Pense no ticket médio do seu cliente e em como os programas de fidelidade podem funcionar como um recurso para aumentar esse valor. Se o seu programa exigir, por exemplo, um valor mínimo de compras, você terá uma estratégia para gerar resultados melhores em maior escala.

Além disso, um programa de fidelização de clientes estratégico é capaz de trazer outras vantagens. Entre elas estão o engajamento. De acordo com um estudo publicado pelo site Extole, a taxa de retenção entre clientes recomendados por membros de programas de fidelidade costuma ser 37% maior.

Sem falar na questão competitiva. Se uma pessoa tem duas opções para comprar um produto e sabe que, em uma delas, além do produto vem um benefício, é evidente que ela terá mais motivos para comprar com quem é mais vantajoso.

Como esse processo deve ser aplicado em uma loja de roupas?

Se você já entendeu a importância de criar um programa de fidelização de clientes na sua loja de roupas, então saiba que existe um passo a passo para fazer isso do jeito certo.

O primeiro deles é definir a recompensa de acordo com as possibilidades da sua empresa. Lembre-se: este deve ser um investimento tão importante quanto o que você faz com publicidade, fornecedores, decoração, entre outros. Para que isso aconteça, ou seja, que a recompensa seja adequada, estude os comportamentos do seu público-alvo: a ideia é dar aquilo que as pessoas realmente valorizam.

Entendido isso, determine como o programa de fidelidade vai funcionar. Você pode disponibilizar um cartão de fidelidade, trabalhar com programas de cashback, ou personalizar de acordo com o perfil da sua empresa. Um exemplo de personalização é justamente oferecer pontos a cada compra para que o cliente troque esses pontos por soluções que podem ser produtos, serviços ou descontos especiais.

Dê um nome para o seu programa e comece a divulgar. Assim que os primeiros resultados forem aparecendo você já tem como mensurar a eficácia do programa e recalcular a rota se for necessário.

Como garantir que o programa de fidelização está dando certo

É importante acompanhar o sobe e desce das vendas a partir do momento em que o programa estiver em curso. Portanto, avalie os gráficos de venda, trabalhe com pesquisas de satisfação de clientes e confira os números referentes à adesão. Entender se a quantidade de pessoas que começa a participar do seu programa de fidelização de clientes tem a ver com uma melhora nos seus resultados é essencial para garantir que você está no caminho certo.

Em alinhamento com isso, avalie se o seu preço e a qualidade do que oferece é melhor, pior ou igual ao que faz a concorrência. Isso pode ser feito por meio de pesquisas com os consumidores. Por fim, não deixe de perguntar a eles o que realmente procuram na sua empresa. Dessa resposta você terá como entender se existe alguma solução pontual, capaz de alavancar suas vendas a partir de um programa de fidelização qualificado.

Entendendo como administrar o seu programa, ainda que no curto prazo os resultados não sejam tão satisfatórios, a tendência é que com mais tempo ele se torne um diferencial para a sua loja de roupas.

Entendeu agora a importância de um programa de fidelização de clientes e como montar na sua loja de roupas? Então conheça também o sistema da Alterdata para lojas de roupas e saiba como ele pode tornar a sua vida empresarial mais fácil.

48 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Moda

Ideias de nomes para loja de roupas: 7 dicas para te ajudar

4 Mins de leitura
Que tal uma ajuda para ter mais ideias de nomes para loja de roupas? Venha conosco e confira as nossas dicas para acertar na escolha da sua marca.
Moda

Como escolher os produtos para loja de roupas?

4 Mins de leitura
Listamos aqui as dicas para você escolher os melhores produtos para loja de roupas. Confira as orientações sobre público-alvo, fornecedores e mais
Moda

O que é essencial na decoração para loja de roupas?

4 Mins de leitura
Decoração para loja de roupas: entenda como fazê-la e de que maneiras criar diferenciais para o seu negócio a partir da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.