NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Departamento PessoalInformativos

Operação GILRAT – Malha Fina PJ

1 Mins de leitura

O leão tá acordado e trabalhando! Depois da Operação Falso Simples, a Receita Federal agora deu início a Operação GilRat decorrente das malhas de PJ. Nessa malha a RFB constatou indícios de irregularidade em 6.953 empresas, totalizando R$ 242 milhões de valores não recolhidos.

A RFB enviará avisos de autorregularização aos responsáveis pela empresa, através da Caixa Postal do eCac, para que as empresas possam fazer as correções necessárias na GFIP e recolher os valores pendentes.

⚠️ A empresa que receber a comunicação não precisa se dirigir até uma unidade da Receita Federal, basta corrigir a GFIP e regularizar o débito.

❌ Caso a empresa não concorde com as divergências verificadas deve aguardar a próxima fase para apresentar a impugnação ao auto de infração.

O que o DP deve verificar?

☑️ Consulte as GFIPs transmitidas;
☑️ Verifique o FAP, CNAE Preponderante e RAT informado;
☑️ Verifique se os trabalhadores expostos a agente nocivo foram informados com a respectiva ocorrência e recolhido o RAT Adicional.

Banner eContador Alterdata

⚠️ Importante! Não basta recolher as diferenças de valores. É preciso retificar a GFIP, pois é ela que compõe o débito na RFB para o ano da malha (2018).

⚠️ Outro detalhe: se a empresa verificar inconsistência, é importante também analisar os anos seguintes, pois a malha está apurando o ano de 2018, mas posteriormente a RFB irá avançar e os juros só aumentam com o passar do tempo.

O eSocial Simplificado irá reduzir muitas situações assim, uma vez que as informações de FAP e RAT serão usadas de acordo com a base governamental, considerando o CNPJ e CNAE informado pela empresa, mas isso não exclui a necessidade do DP estar atento e conferir as informações prestadas ao Governo.

Ficou com alguma dúvida sobre a Operação GILRAT?

Leia também: DCTFWeb: Obrigatoriedades, regras e prazos

Esse texto sobre o Novo Benefício Emergencial foi uma colaboração do Professor Guilherme Santos do E agora, DP?

12 Artigos

Sobre o autor
Professor na EB Treinamentos e criador da E agora DP?
Artigos
Artigos relacionados
Departamento Pessoal

Perguntão DCTFWeb

8 Mins de leitura
Nos últimos dias, tenho recebido muitas dúvidas relacionadas à DCTFWeb e, a maioria, são dúvidas repetidas. Por isso, resolvi compilar as mais…
eSocialInformativos

SST para o eSocial: eventos de Saúde e Segurança no Trabalho

3 Mins de leitura
Empresas com faturamento acima de R$78 milhões passam a transmitir os eventos de SST para o eSocial. Informações serão utilizadas para substituir…
Departamento Pessoal

Rescisão por acordo

1 Mins de leitura
A modalidade de Rescisão por Acordo entre as Partes foi inserida na CLT com a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) e ainda…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.