Seu mercado cresce, e o número de preocupações também. Esse tipo de negócio exige atenção ao estoque, notas fiscais, gestão de compras, marketing, promoções e uma série de fatores que podem tomar toda a atenção do lojista. Portanto, escolher um bom software para supermercado é imprescindível para quem deseja expandir.
Mas como escolher e não passar pela sensação de dinheiro jogado fora? Um software para mercado inadequado pode levar um negócio a uma situação muito ruim. Neste post, você vai aprender como escolher o melhor programa para seu estabelecimento. Confira!
Como escolher o melhor software para supermercado?
Veja o que você deve considerar ao escolher um programa voltado para vendas:
Estoque
Um supermercado vive de estoque. Um produto muito vendido precisa ser reposto constantemente; um que está acumulado deve entrar em promoção para dar espaço ao que o público prefere. Mas para muitos lojistas, o reabastecimento é uma dor de cabeça. Afinal, são muitos itens que precisam de atenção.
Mesmo uma boa equipe pode ter dificuldades em observar todos os itens de um estoque. Por isso, contar com a tecnologia para ajudar nesse serviço é fundamental.
Um bom software para supermercado deve apresentar um módulo de entradas e saídas para facilitar esse controle. Assim, ele salva e analisa todas as movimentações de entrada e saída, mostrando quantos itens o lojista deve comprar para que não falte nada na prateleira.
Curva ABC de produtos
A curva ABC é um método de classificação para separar os produtos de mais importância ou impacto em um negócio. No geral, eles são em menor número, obedecendo a seguinte ordem:
- Classe A: são os principais itens do supermercado e superam os demais em importância, qualidade e, consequentemente, de valor. Correspondem a 20% do estoque, mas podem representar 65% de demanda em um período e geram 80% das receitas do supermercado;
- Classe B: itens de importância, valor e qualidade intermediários. Corresponde a a 30% do total, mas com demanda de 25% em determinadas épocas e representam 15% do faturamento do supermercado;
- Classe C: são produtos de menor importância, qualidade e valor. Correspondem a 50% do total, com demanda de 10% em determinadas épocas e trazem apenas 5% de faturamento.
Um mercado grande obviamente tem um estoque muito amplo, portanto fazer esse controle manualmente é ainda mais complicado — praticamente impossível, se feito manualmente. Um software para supermercado mostra não apenas quais os principais produtos do seu mercado, mas também quais dão mais ou menos lucro e o que tem mais ou menos giro.
Um bom software, aliás, faz até um relatório mostrando qual a curva ABC do seu negócio, independentemente do tamanho do seu mix de produtos.
Reajuste de preço
As mudanças econômicas atualmente exigem uma flutuação de preços constante. No entanto, seu catálogo de preços precisa acompanhar. Imagine o consumidor encontrando um preço no folheto e outro na prateleira. Isso pode minar seu negócio.
Alterar o preço de centenas de produtos é complicado e exige um tempo que o lojista não tem. O software para supermercado deve ter um módulo em que o lojista possa criar grupos de produtos e alterar os preços de uma única vez.
Além disso, no software é também possível marcar uma data para que os itens voltem ao preço normal. Assim, o lojista não perde tempo e se preocupa apenas com o lado estratégico do supermercado.
Módulo de promoções
Independentemente do tamanho do estabelecimento, uma boa promoção sempre vai chamar mais clientes. O mais interessante é que hoje o software para supermercado pode ajudar a criar descontos adequados para seu negócio.
O software da Alterdata, por exemplo, não conta com um módulo, mas com o Clube de Promoções, que permite que oferecer produtos com desconto especial. Tem medo de ter prejuízo? Não se preocupe: o Clube garante o reembolso. Isso é feito graças à Scanntech, que fecha as parcerias com as empresas, o que garante as promoções sem prejuízo ao comerciante.
A grande vantagem aqui, além da atração de clientes, é que as promoções escolhidas são automaticamente enviadas para o sistema de frente de caixa. Resumindo, você não precisa fazer nenhuma mudança de preços manualmente.
Suporte especial
Um supermercado tem um alto volume de mercados — alguns deles funcionam 24h. Portanto, o fluxo de clientes é alto e constante. Se acontece algum pane no software, é uma perda de tempo e dinheiro enormes para o lojista. Qualquer problema precisa ser resolvido rapidamente.
Ao escolher seu software para supermercado, conte com uma equipe de suporte especializada para resolver qualquer problema com rapidez e eficácia, mas sempre prezado pela qualidade e cordialidade. E isso serve também para estabelecimentos com horários especiais.
Conciliare
O boom nas vendas com cartão de crédito e débito trouxe alguns problemas para a administração de valores. Afinal, há também uma taxa que as operadoras cobram para oferecer o serviço
Um software para supermercado precisa contar com uma ferramenta de conciliação. Ela permite o controle total das vendas ao cruzar as informações do sistema com o que a operadora creditou na sua conta. Além disso, analisa as divergências e emite alertas.
O lojista pode também fazer a baixa automática dos títulos sem intervenção manual.
Self checkout
As filas estão atrasando o andamento do seu negócio? O número de clientes cai por causa da lentidão? Um bom software para supermercado pode também oferecer o self checkout, em que o cliente realiza as compras e paga com cartão em um caixa automático. Muito mais rapidez sem prejudicar o fator segurança.
Mercado online
Com a pandemia de Covid-19, muitos clientes viram nas compras online, via site ou redes sociais, a segurança e praticidade que precisavam no momento. Para supermercados, foi um considerável aumento no volume de compras pelo meio virtual — que compensou a queda nas lojas físicas. Mas o seu mercado estava pronto para essa nova demanda?
Um software para supermercado é crucial nessa adaptação. Ele deve oferecer principalmente a integração total com os produtos do seu mercado sem a necessidade de investir em uma equipe de TI ou infraestrutura.
O seu mercado trabalha com delivery, então seus clientes só pagam quando os produtos chegam em casa? Para isso, ofereça links de pagamento. Assim, sua empresa vai receber os valores no momento em que seu cliente faz o pedido, evitando que a entrega saia para o seu destino sem a confirmação.
Alterdata, o melhor software para supermercado
Como visto, é preciso analisar bastante antes de escolher a ferramenta. Afinal, ele precisa ter uma série de características que envolvem desde o trato direto com o cliente até logística e estoque. O software Alterdata traz tudo isso e muito mais!
Além de tudo o que foi mencionado, o Alterdata conta com outros 2 fatores essenciais a um software para supermercado: tradição de marca e suporte especializado.
Criada em 1989, a empresa tem mais de 32 anos de sucesso no ramo de softwares empresariais e contábeis. Nesse meio-tempo, vendeu 500 mil sistemas e conquistou 53 mil clientes e 1 milhão de usuários.
E para oferecer o melhor a todo esse público, a Alterdata sempre deu ênfase ao desenvolvimento profissional de seus colaboradores, realizando sólidos trabalhos de treinamento. Isso é perceptível no relacionamento, que não termina após a venda.
A Alterdata tem tanta confiança na qualidade do seu software para supermercado que oferece uma demonstração gratuita. Entre em contato e agende o melhor horário para um consultor conversar com você!