ERP

Como escolher um software para MEI?

5 Mins de leitura

Você sabe como escolher um software para MEI? Trata-se de um das principais dúvidas por parte dos empresários, especialmente aqueles que são iniciantes no assunto. Essa questão não tem como ser diferente, pois as empresas que contam com um bom sistema costumam otimizar a gestão do negócio como um todo, incluindo os segmentos financeiros, contábeis, de estoque etc.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é um software de gestão, informaremos quais são os principais benefícios desse sistema e explicaremos o que levar em consideração antes de escolher um bom software. Continue com a gente.

O que é um software para MEI?

O software para MEI também é conhecido como ERP. A sigla tem origem na língua inglesa que significa Enterprise Resource Planning — Sistema de Gestão Empresarial, traduzindo para o português.

O ERP é um sistema abrangente e que disponibiliza aos gestores informações referentes a diversos setores de uma empresa. Entre eles estão dados em relação ao desempenho das finanças, da contabilidade, da logística, do marketing, entre outros. É importante mencionar que todo o sistema é online, simples e prático para a organização do seu empreendimento.

Quais são os benefícios desse sistema?

O software para MEI proporciona diversos aspectos positivos para os microempreendedores individuais. Entre eles estão a automação de diferentes tarefas, a eficiência no controle financeiro, a otimização da gestão contábil e a otimização da gestão de estoque. Destacaremos sobre essas questões mais abaixo:

Automação de diferentes tarefas

As ferramentas de gestão auxiliam as empresas a automatizarem diversas tarefas, a reduzirem a execução de procedimentos manuais e a melhorarem a produtividade. Desse modo, podemos dizer que a ferramenta é fundamental para as organizações desse porte.

Essa questão ganha ainda mais relevância para as microempresas, pois muitas delas estão iniciando as suas atividades no mercado. Os sistemas informatizados tendem a acelerar a produtividade e também tornar um negócio mais escalável.

Eficiência no controle financeiro

Ao contar com essa ferramenta, há menos necessidade de digitação. Com isso, ganha-se mais eficiência no controle financeiro e na emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Muitas plataformas destinam um período específico de avaliação gratuito para que seja possível testar a ferramenta. Com isso, a pessoa poderá verificar se o sistema conta com as funcionalidades necessárias para auxiliá-lo no empreendimento. Isso tende a deixar o indivíduo mais tranquilo, pois ele terá a segurança de contratar uma ferramenta que vai ajudar no crescimento do negócio.

Otimiza a gestão contábil

O ERP otimiza a produtividade do segmento contábil e da empresa como um todo. O sistema vai ajudar a sua empresa a melhorar a gestão das finanças, a lançar as informações financeiras, a reduzir a digitação, o retrabalho e o número de erros. O melhor de tudo é que tudo isso tem baixo custo e é de simples utilização.

Otimiza a gestão de estoque

A administração do estoque é um dos principais segredos das empresas de sucesso. Por esse motivo, você deve evitar que falte produtos no seu negócio para não perder oportunidades de venda. O excesso de estoque não é bom, pois gera desperdícios financeiros e materiais.

O ERP da Alterdata é bastante útil nesse contexto. Isso porque, por meio dessa ferramenta, o seu negócio será capaz de fazer o controle de estoque de forma simples e prática. Só é preciso informar a quantidade de um determinado item no sistema. Muito bom isso, não é mesmo?

Além disso, o software automatiza várias tarefas relacionadas ao estoque. Quando um produto, por exemplo, é vendido, a própria ferramenta se encarrega por fazer a atualização. O mesmo é válido quando uma nova mercadoria entra. Com isso, todas as operações de entrada e saída de estoque ficam salvas na ferramenta e você poderá acessá-las quando desejar.

Agora, é comum surgir a seguinte dúvida: de que forma poderei ver essas informações? Os dados poderão ser vistos, a qualquer momento, por meio do extrato de movimentações do estoque. Com isso, em apenas uma única tela será possível saber de todas as movimentações feitas em um determinado período (pode ser, por exemplo, semanal, quinzenal, mensal, entre outras possibilidades).

O que levar em consideração ao escolher um software para MEI?

A escolha de um bom software para MEI não é uma tarefa fácil, pois é necessário levar em diversos fatores em consideração para que seja possível tomar uma decisão assertiva. Imagino que você deva está em dúvida sobre como fazer a escolha. Por esse motivo, na sequência do conteúdo destacaremos sobre as principais questões a serem observadas nesse momento.

Funcionalidades do sistema

A primeira questão que deve ser observada são as funcionalidades do sistema de gestão. Verifique se as ferramentas apresentadas pelo sistema serão úteis para o crescimento do seu negócio.

Essa questão até pode parecer, em uma análise inicial, um mero detalhe. No entanto, para que seja possível desfrutar os benefícios proporcionados pela ferramenta é fundamental que ela conte com funcionalidades que realmente ajudem o seu negócio se tornar mais escalável e, produtivo e assim possa ganhar destaque no mercado.

Experiência da empresa

Deve-se analisar também a experiência da empresa que fornece o serviço. As companhias que estão há mais tempo no mercado oferecendo sistema de gestão tendem a contar com profissionais experientes e capacitados. Desse modo, eles estarão preparados para fazer um bom atendimento e a esclarecer as suas dúvidas em relação ao sistema.

Suporte oferecido

O suporte é algo que merece bastante atenção. As prestadoras de serviço que se dedicam ao assunto demonstram que preocupam em proporcionar uma experiência positiva ao cliente. Por esse motivo, é muito importante procurar por empresas que estejam dispostos a dar um bom suporte no software para MEI, pois elas o ajudarão a resolver eventuais problemas que podem acontecer uma ferramenta de maneira rápida e eficiente.

Reputação da marca

Por fim, mas não menos importante, é necessário estar atento em relação à reputação da empresa. Nesse contexto, vale muito a pena verificar as opiniões que as pessoas têm em relação à empresa que vai prestar o serviço para você. Desse modo, será possível ter uma ideia mais clara se a companhia tem um bom atendimento, se o software para MEI é útil para as empresas, entre outras questões.

A escolha de um sistema de gestão destinado para as microempresas é fundamental para o crescimento de negócios de diferentes segmentos. Entre os principais benefícios estão a otimização da produtividade e a redução de processos manuais. Por esse motivo, a escolha deve ser feita com bastante atenção para que seja possível aproveitar ao máximo os benefícios proporcionados pela ferramenta.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher um software para MEI? Então faça agora mesmo um teste grátis do ERP for ME, da Alterdata. Veja como a nossa ferramenta é a ideal para microempresas, pequenos empresários e pequenas lojas. Contamos com todas as funcionalidades mencionadas neste conteúdo!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ERP

9 funções essenciais que um bom ERP para distribuidora precisar ter

4 Mins de leitura
Relatórios de Business Intelligence, precificação de produtos e assistente de compras são algumas das funções essenciais de um bom ERP para distribuidor.
ERPSupermercado

Saiba como um ERP para supermercado pode salvar seu negócio

4 Mins de leitura
Aumento da produtividade e maior assertividade no reajuste de preços são algumas das vantagens do ERP para supermercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *