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Como otimizar a força de vendas da sua empresa? Aprenda a organizar pedidos!

5 Mins de leitura

Por melhores que sejam sua estratégia de negócio, o conhecimento do público, o trato com os fornecedores e os preços praticados, pode saber: é impossível transformar todas essas vantagens em resultados reais sem investir na força de vendas. Sendo a linha de frente do negócio, quem trata diretamente com o cliente, o setor precisa de atenção especial, organização e estruturação. Neste post, vamos conversar um pouco sobre como isso é importante para as empresas, como otimizar a força de vendas e apontar na tecnologia um caminho para o sucesso. Pronto para começar? Então vamos lá!

Como a desorganização atrapalha as vendas?

Como o setor de vendas é aquele que finaliza a estratégia de qualquer empresa, buscando os clientes e efetivamente fechando negócios, é nele que costuma cair toda a pressão das metas não alcançadas quando o mês está chegando ao fim.

Todo negócio passa por isso constantemente. Mas o que separa aqueles que conseguem superar seus objetivos de outros que entram em uma espiral de decisões apressadas, ferindo seus próprios lucros? A resposta está na organização da força de vendas.

Quando uma empresa não investe na estrutura adequada e em estratégias que fazem sentido para sua linha de frente, uma série de problemas pode se transformar em uma bola de neve. Podemos citar como exemplos:

  • a falta de qualificação dos leads para enxergar melhores oportunidades de venda;
  • a falta de comunicação entre setores, causando atrasos ou erros no pedido de vendas;
  • a dificuldade de monitorar e prever resultados mês a mês;
  • a falta de visão da direção da empresa para o ajuste de estratégias e gestão de metas.

Geralmente, questões como essas não tornam uma empresa inviável, mas tiram dela qualquer possibilidade de competir em um mercado que se volta cada vez mais para a eficiência e a precisão em decisões de negócio.

Mais que em qualquer outro setor, portanto, a falta de organização nas vendas fere diretamente o potencial de lucro e crescimento da empresa. É um dano real sentido todos os meses quando as metas não são batidas e clientes são perdidos por detalhes.

Como otimizar a força de vendas?

Otimizar a força de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Mas como? Preparamos algumas dicas que podem ajudar bastante, principalmente para transformar essa nova estratégia em um processo que facilite e potencialize sua gestão. Confira!

Invista na estruturação do processo

O primeiro passo para resolver problemas com a força de vendas é reformular o modo como a empresa lida com ela. É um ajuste que passa por vários departamentos, desde o próprio setor de vendas ao financeiro, incluindo marketing, logística e o que mais for preciso.

A ideia é que, a partir de agora, sua empresa trabalhe com um framework de ação em etapas bem definidas. Assim, todos os colaboradores entendem seu papel em cada venda e sabem o que fazer para puxar o cliente para seu lado. Se algo der errado, é fácil identificar onde, como e por que aconteceu.

Integre o setor de vendas com o de logística

Essa é a parte mais importante da integração que estamos discutindo. Muitas empresas têm problemas de imagem relacionados diretamente à entrega e à satisfação dos clientes em situações comuns de um setor desorganizado, como quando:

  • o produto comprado está fora de estoque;
  • o preço apontado pelo vendedor está desatualizado;
  • o pedido de venda é perdido ou atrasado.

Esses são alguns exemplos do que pode ser evitado com mais estrutura e integração em tempo real entre departamentos.

Busque sempre a capacitação da equipe

Além da estrutura de vendas, os profissionais responsáveis por elas também são cruciais nessa equação. Investir nas pessoas costuma trazer resultados importantíssimos, como proatividade e capacidade maior de inovação e improvisação, características que melhoram o trabalho dos vendedores.

Acompanhe indicadores de performance de perto

Uma gestão de sucesso não depende apenas de intuição ou de seguir os concorrentes para pensar em novas estratégias de venda. Na verdade, você precisa desenvolver a capacidade de acompanhar indicadores de performance, entender o que eles dizem e tomar decisões com velocidade e precisão.

Defina os Key Performance Indicators (KPIs) mais importantes para a força de vendas da sua empresa e encontre o meio apropriado de acompanhá-los. A inclusão de um ERP no negócio é uma boa saída para conseguir isso.

Aposte no poder da tecnologia

O ERP é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode potencializar todos os setores de uma empresa no cenário atual. E isso não é diferente para as vendas. Busque ferramentas que tragam mais inteligência, lógica e estruturação para os processos, com a automação de tarefas importantes, a integração de dados e a gestão facilitada de informações.

Como o Fourkeep ajuda na prática?

Para exemplificar o bom uso da tecnologia na implementação das dicas que demos, vamos apresentar o Fourkeep, aplicativo para força de vendas da Alterdata. Veja o que ele pode fazer por sua empresa!

Lógica

O Fourkeep é um aplicativo que integra e centraliza a gestão de pedidos de venda de forma automatizada. Ele oferece um framework completo para o acompanhamento das vendas, a inserção, a visualização e a atualização de cadastros, bem como a definição de formas de pagamento e a estruturação de filas nos pedidos enviados ao setor de logística.

Mobilidade

A grande sacada do Fourkeep é que todas essas informações são geradas e geridas por um aplicativo de celular. A ideia é que os colaboradores envolvidos no processo possam estar todos na mesma página o tempo todo, com informações atualizadas em tempo real.

E da mesma forma que eles podem acessar o sistema de onde estiverem, a gestão consegue acompanhar indicadores e tomar decisões importantes em poucos cliques, pela tela de um smartphone ou tablet.

Integração

Com o Fourkeep, também é possível inserir dados e manter cadastros de clientes em um só lugar. Essa integração permite que os próprios vendedores tenham mais informações para trabalhar e enxerguem oportunidades de vendas que antes passavam despercebidas.

Automação

Outra grande ajuda do aplicativo para o setor de vendas é a possibilidade dos vendedores confirmarem e realizarem pedidos em tempo real, sem possibilidade de erro na comunicação. Assim, o colaborador consegue informar preços atualizados, oferecer formas de pagamento variadas e enviar pedidos diretamente para a empresa, tudo com extrema rapidez.

Se a força de vendas é a linha de frente de qualquer negócio, investir na sua estruturação impacta diretamente seu sucesso. O que você está esperando para começar?

O primeiro passo é investir em tecnologia. Então acesse este link, conheça o Fourkeep e traga mais inteligência e otimização para suas vendas!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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