ContabilidadeGestão

Saiba como manter um bom relacionamento com os clientes do escritório contábil

4 Mins de leitura

É fato: com novos tempos surgem novos clientes. Por sinal, você já reparou como o conceito de consumidor 2.0 vem se popularizando cada vez mais? Esse termo nasceu no contexto atual, em que, graças à tecnologia, os clientes são extremamente bem informados. Com isso, o nível de exigência deu um salto enorme. E não é só isso! Hoje, o consumidor é capaz de agir como um verdadeiro militante das marcas, seja para promovê-las ou para atacá-las. A realidade definitivamente mudou. Você precisa mudar também.

Nos dias de hoje, o relacionamento com a clientela se tornou um dos pilares sustentadores das organizações. E essa aproximação é tão importante para o consumidor que, em uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, constatou-se que um bom atendimento tem valido mais que um produto de qualidade ou com bom preço. É preciso, portanto, começar a levar o assunto a sério.

E não se engane achando que a área de serviços fica de fora de tudo isso! Seu escritório de contabilidade também deve se adequar. A pergunta que imediatamente veio à cabeça foi por onde começar? Pois é justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje. Acompanhe os próximos tópicos para entender como manter um bom relacionamento com clientes!

Invista em um CRM

Antes de mais nada, é fundamental realmente conhecer o cliente para fazer um atendimento personalizado. Para isso, você precisa contar com um sistema de Customer Relationship Management (CRM). Basicamente, esse tipo de recurso tem como objetivo coletar, armazenar e gerir todos os dados da clientela para que você consiga tomar decisões mais precisas, focadas nas reais necessidades do público. Pode acreditar: com isso, você certamente conseguirá resultados muito melhores.

O detalhe é que o CRM não é útil apenas para a gestão do negócio. Na verdade, esse tipo de sistema também é indispensável para otimizar o desempenho das equipes de marketing e de vendas. Em primeiro lugar, a equipe de marketing pode usar as informações ali contidas para melhorar o retorno sobre o investimento das ações por ela desenvolvidas. Já o time de vendas pode trabalhar com uma abordagem bem mais precisa, focada em cada estágio do funil de vendas.

Não é à toa que o CRM vem sendo cada vez mais adotado pelas organizações. Especialmente com todo esse novo contexto do consumidor 2.0, a ferramenta se torna cada vez mais importante. Esse é, portanto, o primeiro (e mais indispensável) passo para conseguir um bom relacionamento com clientes em seu escritório contábil.

Aposte na personalização

Levando em conta que o atendimento personalizado é simplesmente fundamental, as equipes de vendas e de marketing devem se preparar para desenvolver um bom trabalho nesse sentido. Nesse sentido, como vimos, um bom começo envolve conseguir as informações dos clientes. Mas não para por aí! Com esses dados em mãos, os profissionais de marketing e vendas podem, de fato, respeitar o perfil e as necessidades do público, identificando exatamente em qual estágio da jornada de compra o cliente se encontra.

Para o topo do funil, é preciso aplicar aquelas estratégias que têm como objetivo a atração, fazendo com que o potencial cliente se interesse em conhecer os serviços da empresa. No meio do funil, por outro lado, surgem as ações voltadas a uma efetiva consideração da aquisição dos serviços de contabilidade. Por fim, chegando ao fundo do funil, é preciso investir em práticas para, enfim, converter esse cliente.

Em outras palavras: é muito importante não só respeitar as necessidades individuais da clientela como também seu estágio nesse funil de vendas. Só assim seu escritório de contabilidade conseguirá oferecer o melhor atendimento possível e, consequentemente, reforçar o relacionamento com a clientela. Estava em busca de um diferencial? Então acabou de encontrar!

Foque no marketing

Pode ter certeza: falar em relacionamento com clientes é falar em marketing. Isso porque são as estratégias nessa área que buscam contemplar o cliente, explorando ações que realmente possam nutrir esse relacionamento. Além disso, vale lembrar que o marketing é um dos principais responsáveis por conduzir o cliente durante o funil de vendas, acompanhando sua trajetória desde o início.

Mas você acha que as ações de marketing são custosas demais? Então chegou a hora de rever seus conceitos! Na prática, é preciso enxergar essa estratégia como um investimento feito pela empresa. Afinal, perceberá o retorno financeiro de cada centavo aplicado no longo prazo. É claro que nem sempre é possível investir em ações mirabolantes, mas a popularização da internet facilitou bastante o processo. Que tal testar o marketing digital?

Estratégias voltadas para a otimização dos resultados nos mecanismos de busca (SEO), focadas no poder das redes sociais e dos links patrocinados, por exemplo, são extremamente baratas e podem ajudar (e muito) a atrair e a se relacionar com a clientela. Pronto para se aventurar por esse universo?

Desmistifique a contabilidade

Um problema enfrentado por muitos escritórios de contabilidade e contadores autônomos diz respeito ao misticismo existente em torno da profissão. Já reparou como muitas pessoas não sabem exatamente o que o contador faz? Agora pense: será que é por isso que tanta gente não entende exatamente a necessidade de contar com essa ajuda? Como resultado, surge a desvalorização do profissional da área contábil, e, consequentemente, a redução dos investimentos no setor.

Em primeiro lugar, portanto, é fundamental que o contador explique exatamente o que faz e quais são os impactos do seu trabalho. Essa explicação deve envolver desde questões tributárias, como planejamento, livros contábeis e obrigações principais e acessórias, por exemplo, até questões financeiras, que envolvem o dia a dia. Com esse conhecimento, o empreendedor pode conversar na mesma língua do contador, o que fortalece o relacionamento.

Além disso, ainda no segmento corporativo, para manter um bom relacionamento com clientes do escritório, é muito importante que o contador explique a importância da sua participação no planejamento estratégico do negócio. Afinal, é esse o profissional que pode orientar o gestor a tomar as melhores decisões para manter a saúde financeira da organização.

Pense no longo prazo

Para concluir, é muito importante manter sempre o foco no longo prazo. Lembre-se de que um relacionamento é construído aos poucos, com o tempo. Não será uma ação, portanto, que automaticamente estabelecerá um laço duradouro. O cliente deve estar sempre no topo da pirâmide de prioridades da organização. É preciso, portanto, criar uma cultura que tenha essa base. Foque no futuro para conquistar o melhor para a empresa e para a clientela!

Gostou do nosso post de hoje? Então aproveite para baixar agora mesmo nosso guia contábil! Facilite seu dia a dia!

Instagram Alterdata Contábil
184 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Receita Federal adia o fim da DIRF

2 Mins de leitura
E pra quem achou que seria o fim da DIRF, a Receita Federal acabou de anunciar o adiamento da obrigatoriedade. Foi publicado…
Contabilidade

Veja as principais mudanças na tabela do IR 2024

2 Mins de leitura
A Receita Federal do Brasil divulgou a nova tabela de Imposto de Renda para o exercício de 2024, trazendo diversas alterações que…
Contabilidade

REINF: tire suas dúvidas sobre a retificação

3 Mins de leitura
A princípio, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *