
Dica de Gestão #12: Foco na diferenciação gera bons resultados
– Certifique-se de que o líder e a equipe de gestão estejam de acordo sobre a diferenciação, hoje e no futuro. Uma ideia é pedir que cada um diga, por escrito, qual seria essa diferenciação e agrupar os resultados para posterior discussão. Considere, no mínimo, três questões:
(1) quais as grandes fontes de diferenciação competitiva da empresa na opinião dos principais clientes? (2) como sabemos disso? (3) estas fontes estão ficando mais ou menos robustas?
– Veja se a linha de frente da organização concorda com o resultado dessa sondagem. A descrição da estratégia e de áreas de diferenciação feitas por trabalhadores e supervisores é igual à do líder? Esse pessoal sente que entende a estratégia? Considera que é simples e clara? Sondagens e pesquisas
por computador, tabuladas anonimamente, podem ajudar muito nesta tarefa de captação de informação; – Descrever a estratégia por escrito numa folha de papel ou numa ficha. Sua descrição é centrada em fontes cruciais de diferenciação? É uma descrição afiada e convincente para os outros, incluindo clientes e investidores. É sustentada por dados?
– Faça um “post mortem” das últimas 20 iniciativas e investimentos voltados ao crescimento. Os maiores êxitos ou decepções da empresa são explicados, em parte, pela diferenciação central que foi transferida para outros objetivos?
– Traduza a estratégia num punhado de princípios inarredáveis. Dá para descrever princípios simples que a organização segue e que definem comportamentos, crenças e valores cruciais necessários para a condução da estratégia? Esses princípios são incorporados em rotinas ou são meras palavras em uma página?
– Reveja a forma de monitorar os principais indicadores da saúde de seu ‘core business’ e de seus diferenciais, tanto para o ajuste em curto prazo quanto para os investimentos em longo prazo em novas capacidades. Seu método promove o aprendizado e a adaptação? A rapidez da adaptação é uma vantagem competitiva? Tem certeza?
Estes elementos contribuirão para que a empresa esteja sempre focada na diferenciação, para que novos métodos sejam implantados, novos produtos trabalhados, novas formas de atendimento realizadas. Mantenha sempre o foco na estratégia de ser diferente, para que possa atingir o objetivo principal, que sempre será ter o cliente mais bem servido.
Dicas de Gestão, Ladmir Carvalho
ROBERTO CARLOS BARBOSA DE CARVALHO
De fato é uma empresa bem estruturada e com profissionais competentes, sempre voltada para melhor atender aos seus clientes usuários de seus sistemas, em que afirmo por ser um dos primeiros clientes da ALTERDATA e sempre que solicito modificações em seus sistemas sou prontamente atendido. Parabenizo aos seus fundadores e todos os seus colaboradores. E sempre que sou consultado sobre a ALTERDATA sempre a indico, como recentemente a CDL de Três Rios, buscava um software que lhe atendesse fiz a indicação e prontamente o departamento comercial se encarregou de contatar com a pessoa encarregada da referida CDL.
alterdata
Ficamos felizes com sua satisfação, Roberto! Esperamos sempre atendê-lo da melhor maneira possível. Agradecemos pela parceria (: