Gestão Contábil

Planejamento estratégico: como alavancar a gestão do seu escritório contábil

5 Mins de leitura

O planejamento estratégico é essencial para que qualquer empresa escale seus resultados e alcance um grande desempenho de longo prazo. Como o mercado contábil está cada vez mais competitivo, esse tipo de cuidado oferece um diferencial para o seu escritório e permite que você conquiste uma parcela maior desse público.

Por meio de melhorias no planejamento, é possível agilizar o processo de tomada de decisão e melhorar o engajamento da equipe. Tais mudanças contribuem diretamente para a melhoria do atendimento e de toda a prestação de serviços do seu negócio. Se você quer saber como otimizar o planejamento estratégico, continue a leitura e confira algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um procedimento sistemático que existe para definir quais os melhores caminhos a serem seguidos pela organização em busca de seus objetivos. Isso pode ser feito por meio da definição de cenários, do estabelecimento de metas e do conhecimento de toda a equipe sobre o seu papel nesse processo.

A ideia é que esse plano funcione com um guia para todas. Primeiro, se constrói um consenso entre os líderes sobre quais os objetivos da corporação. Em seguida, se calcula uma rota até esse destino. Certamente é relevante considerar toda a complexidade que o plano envolve, listando processos, cargos, responsabilidades e recursos necessários para que tudo funcione conforme planejado. 

Quais são os benefícios do planejamento estratégico para escritórios contábeis?

O planejamento estratégico é muito importante para escalar o seu escritório contábil e gerar resultados cada vez melhores. Além disso, proporciona diversos benefícios que podem diferenciar sua empresa dos concorrentes. Se você quer entender quais são eles, continue a leitura e confira.

Melhora a visão do negócio

O planejamento estratégico é uma ótima ferramenta para melhorar a visão do negócio. Por meio dele, você consegue entender quais são os procedimentos que necessitam de melhorias e quais são os pontos fortes da empresa. Ou seja, tem um diagnóstico completo do negócio.

A partir disso, é factível encontrar soluções que melhorem os resultados e garantam maior eficiência para o seu negócio. Desta forma, você obtém lucros maiores e consegue reinvestir em soluções com potencial de tornar sua empresa referência.

Torna os processos mais claros

Ter processos claros e bem definidos é fundamental para o sucesso de um escritório contábil. Já pensou o que a desorganização e a falta de clareza podem fazer com a sua empresa?

Assim, vale a pena investir em um bom planejamento estratégico a fim de tornar o negócio mais eficaz. Além disso, por meio dele, os membros da sua equipe sabem o que devem fazer em cada situação e, dessa forma, há padronização e eficiência.

Agiliza a tomada de decisões

Contar com agilidade na tomada de decisão é um diferencial competitivo importante para quem quer ter destaque no mercado. E pela elaboração de um planejamento estratégico isso é viável.

Com ele, você tem uma visão mais clara do que é possível efetuar e o que é inviável. Assim, fica simples tomar decisões importantes que possam fazer seu escritório crescer. Portanto, vale a pena caprichar nesse quesito em sua organização.

Engaja colaboradores

Um bom planejamento estratégico consegue envolver os funcionários e aumentar o engajamento com a instituição. Dessa forma, você ganha em produtividade e eficiência na empresa.

Portanto, se você deseja contar com colaboradores dispostos a alcançar as metas traçadas e auxiliar no crescimento da empresa, vale a pena realizar esse tipo de planejamento e envolvê-los nesse processo.

Como fazer o planejamento estratégico?

Agora que você já conhece a importância desse recurso, é hora de colocar a mão na massa e criar o seu próprio planejamento estratégico. Siga e confira as principais etapas que conduzem a um plano completo para o seu escritório contábil.

Tenha um planejamento tático e operacional

A primeira etapa do planejamento precisa considerar aspectos práticos do seu dia a dia. Por isso, desenvolver uma estratégia com base em detalhes táticos e operacionais é muito importante para as etapas seguintes do plano.

As questões táticas estão diretamente relacionadas com as metas de longo prazo da corporação. Se o objetivo é alcançar clientes de um determinado setor, por exemplo, vale investir na produção de conteúdo e divulgação do seu trabalho para os consumidores. Já as questões operacionais estão ligadas a eficiência no dia a dia.

Como tornar sua equipe mais dinâmica e ágil faz parte dessa etapa do planejamento. Por isso, investir em um sistema contábil para a automação de tarefas e oferecer cursos de qualificação, por exemplo, são algumas das melhores maneiras de melhorar o aspecto operacional da empresa. 

Faça o diagnóstico da empresa

Para ter mais clareza e compreender melhor as rotinas contábeis de seu escritório, vale a pena fazer um bom diagnóstico de tudo. Assim, você consegue saber se existem dificuldades em algum ponto e como é possível otimizá-lo.

Além disso, entende que aspectos sua empresa se diferencia da concorrência e, consequentemente, pode embasar o seu marketing contábil nesses quesitos. Portanto, é muito importante desenvolver um diagnóstico cauteloso e detalhado do escritório.

Defina objetivos

Ter objetivos e metas claras e factíveis são essenciais para fazer sua empresa crescer. Por exemplo, imagine que você quer ganhar autoridade no seu segmento, mas que não tem nenhum norte para trabalhar. Assim, fica mais complicado ter relevância.

Nesse sentido, você pode elaborar planos para o curto, médio e longo prazo. Por exemplo, imagine o que você deseja conquistar na sua empresa daqui a 5 ou 10 anos. Com isso em mente, determine quais são as ações que podem permitir você atingir essa meta. Dessa forma, é viável trabalhar com foco e alcançar resultados melhores.

Capriche no marketing contábil

A divulgação para o público adequado é fundamental para o crescimento da base de clientes. Utilizar algumas estratégias de marketing contábil permite que você transmita os valores do seu escritório, mostre seus diferenciais e alcance novos clientes. 

Desse modo, você consegue encontrar bons clientes e contribuir para a criação de grandes negócios. Isso permite elevar o pagamento por sua hora de trabalho e ainda garante maior tranquilidade financeira para sua empresa.

Viu só como é importante desenvolver um bom planejamento estratégico na empresa? Por meio dele, você tem uma visão mais ampla de seu escritório e consegue determinar uma série de ações para conquistar autoridade em seu segmento. Para ter mais eficiência nessa tarefa, você pode contar com sistemas contábeis. Eles podem oferecer relatórios e informações importantes para você.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
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