NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Contabilidade

Tecnologia na contabilidade: entenda como é possível reduzir riscos da profissão

4 Mins de leitura

O trabalho como contador exige cautela e atenção. Identificar e categorizar receitas, despesas, tributos e lucros, é um exercício complexo e demanda muito cuidado para não ocorrerem erros durante cada etapa. Por isso, utilizar de maneira inteligente a tecnologia na contabilidade pode ser um excelente caminho para reduzir os riscos desse trabalho.

Durante o processo de transformação digital, diversas profissões foram beneficiadas pela criação de ferramentas e softwares desenvolvidos exclusivamente para atender às suas necessidades. Assim, existem diversos recursos disponíveis para automatizar tarefas e trazer mais segurança na rotina contábil. Se você quer saber como usar a tecnologia a seu favor, continue a leitura e confira!

Quais são os impactos da tecnologia na contabilidade?

O uso adequado da tecnologia no setor contábil é essencial para a otimização de processos e para a centralização de dados. Por meio dela, os colaboradores se tornam mais motivados, produtivos e sua empresa consegue se concentrar em atividades estratégicas como o atendimento ao cliente.

A reestruturação do dia a dia contábil para incorporar os avanços tecnológicos favorece o armazenamento, processamento e o acesso a informações relevantes para a realização das atividades contábeis. Tal adaptação permite que os colaboradores gastem menos tempo e tarefas manuais e consigam se concentrar em outras demandas de organização interna.

Quais tipos de riscos o contador pode estar sujeito?

Quando não se conta com o suporte tecnológico adequado, você estará incorrendo em riscos desnecessários que podem ser facilmente resolvidos com um sistema contábil, por exemplo. Se você quer saber quais são eles, continue a leitura e confira!

Extravio de documentos

A falta de organização e de soluções tecnológicas adequadas pode acarretar perdas de documentos importantes para a empresa ou para os clientes. Assim, para evitar que isso aconteça é fundamental investir em opções que garantam ordem e facilidade na gestão do seu escritório.

Por exemplo, pode ser uma boa alternativa apostar em armazenamento na nuvem para os papéis que forem possíveis. Além disso, automatizar e contar com uma assinatura digital é útil para garantir agilidade e eficiência nesse sentido.

Perdas de prazos

Não contar com a tecnologia pode prejudicar sua gestão de prazos e fazer você perder o seu dinheiro e o do cliente. Por exemplo, existem várias obrigações contábeis que em caso de vencimento cobram juros e multas que pesam no bolso.

Dessa forma, encontrar meios para melhorar o seu controle de prazos é fundamental para manter tudo em ordem e evitar ter despesas que não ocorreriam caso você tivesse tudo bem organizado.

Mudanças na legislação

No mercado contábil as leis costumam mudar com relativa frequência e não ter atenção em relação às alterações pode gerar complicações para o escritório. Dessa forma, é importante investir em meios para se manter por dentro de todas as inovações.

Para isso, você pode apostar em soluções de inteligência artificial que possibilitem acessar com mais facilidade todas as informações. Além disso, existem sistemas contábeis que oferecem as novidades em sua área de entrada e também são uma boa opção.

Gastos indevidos

Há várias formas de reduzir custos na contabilidade. Uma delas é por meio da tecnologia. Sem ela, você acaba por perder tempo, levar multas por vencimento de obrigações, além da menor eficiência obtida no dia a dia de seu escritório.

Banner eContador Alterdata

Assim, se você quer encontrar formas de diminuir as despesas do seu empreendimento e garantir maior eficácia nas rotinas de seu escritório, é fundamental investir em soluções que assegurem isso.

Como a tecnologia pode reduzir os riscos da profissão?

Quando se faz o uso correto das ferramentas tecnológicas é possível reduzir os riscos associados à falha humana, erros de digitação e extravio de informações ou registros relevantes para os clientes.

Automatização de processos

Por meio de automação dos processos, os riscos relacionados a erros de digitação se tornam cada vez menores. Isso ocorre, pois, a conexão entre os diversos departamentos permite que dados dos clientes sejam centralizados em uma única base de dados, dispensando a necessidade de redigitação das informações.

Com isso, a chance de haver erros ou inconsistências no balanço contábil, por exemplo, se tornam pequenas. Assim, seus colaboradores não perdem tempo em busca de algum erro cometido e os clientes recebem um trabalho impecável.

Tomadas de decisões ágeis

Ao tornar a rotina dos seus colaboradores mais leve, por conta da automação que um bom software oferece, você contribui para que seu time tenha mais tempo para a etapa de planejamento e decisão, já que a atividade de execução fica, em grande parte, a cargo da tecnologia.

Desse modo, a agilização dos processos faz com que a equipe tenha mais tempo para debater e tomar decisões de maneira ágil. Isso é essencial para atender a um mercado dinâmico e que está com constantes mudanças em sua demanda.

Melhora no controle

Outro grande benefício da tecnologia se refere a facilidade em controlar e acompanhar algumas medidas de desempenho. Por meio de softwares próprios, como há centralização de dados, há melhores condições de criar indicadores, relatórios e extrair informações de valor para os consumidores.

Isso significa que você conseguirá oferecer, além do trabalho contábil, uma consultoria completa sobre o desempenho de seus clientes e como otimizar seus resultados. Tais recursos também podem ser aplicados no próprio escritório para identificar quais os melhores clientes, quais segmentos são mais interessantes e como os colaboradores estão performando.

Por que contar com uma solução especializada na tomada de decisões?

Uma ferramenta especializada no segmento contábil é essencial para resolver problemas específicos dessa rotina de trabalho. Além disso, contar com uma ferramenta que conte com recursos para a tomada de decisão permite que suas escolhas sejam definidas com base em informações relevantes e atualizadas.

Assim, suas estratégias e planos de longo prazo se tornam mais alinhados com as demandas do seu público, levando a uma melhoria constante de sua prestação de serviço e também do atendimento aos clientes.

Portanto, se você quer ter mais eficiência nas rotinas de seu escritório contábil, evitar prejuízos por falta de organização e contar com uma solução que auxilie na tomada de decisões de modo agilizado, investir em tecnologia na contabilidade é fundamental. Com um bom sistema tudo fica mais fácil.

Quer aprender mais sobre como otimizar seus resultados no mercado contábil? Então, baixe a “PLANILHA – Cálculo de custos e honorários: veja como montar o seu!” agora mesmo!

166 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
ContabilidadeInformativos

FGTS Digital

1 Mins de leitura
O que é? O FGTS Digital é uma nova forma de gestão integrada de todo o processo de arrecadação do FGTS. Tem…
Contabilidade

Sped EFD Contribuições: 4 pontos de atenção ao usá-lo

4 Mins de leitura
Entenda quais são os principais pontos de atenção na utilização do Programa EDF Contribuições.
Contabilidade

Fator R: conheça quais são as atividades sujeitas ao cálculo

4 Mins de leitura
Entenda o que é o Fator R, como é realizado seu cálculo e a sua importância dentro de uma estratégia de redução de custos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.