Varejo

O que vender na papelaria? Saiba como ampliar seu mix!

4 Mins de leitura

Antes de decidir o que vender na papelaria, é importante avaliar uma série de fatores. Comece identificando as preferências dos clientes de sua região. Por meio de relatórios de vendas, você pode conhecer quais produtos tem maior aceitação.

Em um segundo momento, busque identificar as principais tendências para diferentes grupos de produtos. Ao trazer novidades para o seu comércio, você poderá atrair novos consumidores.

Outro ponto importante é saber quais produtos são considerados básicos e não podem faltar em seu estabelecimento. Dessa forma, você se credencia a atender às necessidades da maioria do público.

Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura deste artigo e entenda o que vender na papelaria. Ao final, apresentaremos uma lista com os principais grupos de item que não podem faltar em seu comércio.

Qual a importância de inovar no mix de produtos de uma papelaria?

Vejamos, então, qual a importância de inovar no mix de produtos de uma papelaria.

Aproveitamento das datas sazonais

Cada data comemorativa do ano traz consigo oportunidades únicas de vender mais em seu comércio. No Dia dos Namorados e no Dia das Crianças, por exemplo, você pode apostar em um mix de presentes para encher as suas vitrines.

Para inspirar você a definir o que vender na papelaria, preparamos uma lista com as datas sazonais e uma breve descrição com sugestões de produtos. Acompanhe:

  • Carnaval: máscaras, confete, serpentina etc.;
  • Páscoa: caixas de presentes temáticas, coelhinhos de pelúcia, entre outros;
  • Dia das Mães: cartões, embalagens para presentes, lembrancinhas personalizadas com o tema e muito mais;
  • Dia dos Namorados: pelúcias, cartões, caixas de presente decoradas etc.;
  • Dia das Crianças: brinquedos educativos, livros infantis, caixa de presentes, entre outros;
  • Natal: papéis e caixa de presentes, brinquedos, livros, fitas e laços decorativos, enfeites para árvore de Natal etc.

Ampliação do público atendido

A medida em que sua empresa inova no mix de produtos, aumentam as chances de se captar novos clientes. Obviamente, os gestores precisam delimitar quais gêneros de itens são mais relevantes frente ao público atendido.

No entanto, respeitada essas condições, é válido realizar algumas apostas na diferenciação de seu mix. Comece mantendo poucos produtos em estoque e, conforme eles tenham alguma aceitação, passe a fazer compras em maior volume.

Acompanhamento de tendências

Quem inova no mix de produtos está mais próxima de conhecer quais as principais tendências em diferentes mercados. Para isso, é interessante estreitar o relacionamento mantido junto a seus fornecedores e outros parceiros do mesmo ecossistema de negócios.

Assim, vocês podem compartilhar experiências e conhecer novos itens que podem ser incorporados ao comércio.

Como escolher um bom mix de produto para uma papelaria?

Saiba o que vender na papelaria

Para entender o que vender na papelaria e formar um bom mix de produtos vale ficar atento a algumas dicas. São elas:

  • Participe de feiras voltadas ao mercado de papelarias para conhecer novas estratégias de negócio e produtos inovadores;
  • Busque conhecer em profundidade o catálogo de produtos de seus fornecedores e avalie junto a eles eventuais oportunidades;
  • Analise relatórios de vendas para identificar quais produtos tem mais aceitação pelo público;
  • Defina quais gêneros de produtos você deseja e estabeleça qual espaço eles devem ocupar na formação do mix.

Saiba o que vender na papelaria

Vejamos, então, o que não pode faltar em uma papelaria.

Papelaria

Planers, agendas, blocos de anotações, papel sulfite e cartolina são alguns itens de papelaria considerados indispensáveis. Por isso, mantenha sempre um volume de estoque de artigos desse gênero.

Brinquedos

Os brinquedos também são uma excelente aposta para sua papelaria. Em datas comemorativas, como Natal e Dia das Crianças, você poderá observar uma saída significativa desses intens.

Para além dessas datas, você também pode efetuar vendas. Não podemos nos esquecer que muitas famílias buscam adquirir presentes no próprio bairro em que vivem, ao invés de sair para resolver esta demanda em outras localidades.

Itens de decoração

Os itens de decoração são outro gênero de produtos que não podem faltar em sua papelaria. Seja para festas temáticas, trabalhos escolares e confraternizações, esses produtos são indispensáveis e bastante buscados pelas pessoas em geral.

Artigos para escritório e informática

Os artigos para escritório e informática são vendidos o ano todo e contam um alto valor agregado. E para você não perder vendas, preparamos uma lista com o que vender na papelaria:

  • Teclado, mouse, mouse pad e suporte para notebook;
  • Mochilas, capa para notebook e pastas;
  • Carregadores de celulares, capinhas e fones de ouvido;
  • Toner de impressora e papel;
  • Canetas, lápis, agendas e afins.

Livros populares

Embora estejamos vivenciando um período de popularização dos chamados livros digitais, ainda existe uma preferência consolidada pelos impressos. Tendo isso em vista, é importante destinar um pequeno espaço em sua loja para expor alguns títulos, preferencialmente aqueles de grande vendagem.

Materiais para artesanato e pintura

Artesanato e pintura é mais uma aposta interessante para quem deseja inovar no mix de produtos. Sobretudo depois da pandemia, foi possível observar um crescimento significativo de pessoas interessadas em colocar sua criatividade em ação na produção de peças autorais.

E agora que você já sabe o que vender na papelaria, que tal conferir mais um conteúdo do blog da Alterdata. Desta vez, falamos sobre quanto custa para montar um supermercado pequeno.

342 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
ServiçoVarejo

Emissão de nota fiscal para MEI: como fazer de forma fácil?

5 Mins de leitura
Conheça a importância de fazer a emissão de nota fiscal para MEI e de que formas é possível simplificar esse trabalho.
GestãoVarejo

Gerenciamento de papelaria: o que é preciso saber para ter sucesso

4 Mins de leitura
Saiba como fazer um gerenciamento de papelaria com qualidade e gerar protagonismo para a sua empresa no mercado.
ERPSoftwareVarejo

Conheça o melhor software de gestão para papelaria

4 Mins de leitura
Um bom software de gestão para papelaria deve ter funcionalidades que ajudam a otimizar os processos do empreendimento de forma segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.