AlterdataeSocial

Gerente eSocial: saiba mais sobre as soluções da Alterdata!

3 Mins de leitura

Realizar o envio do eSocial com inconsistências pode trazer diversos problemas para a sua empresa, ao passo que, poder contar com uma ferramenta capaz de gerenciar todas essas informações se torna algo fundamental. Logo, o gerente eSocial se mostra uma excelente solução nesse sentido, auxiliando na gestão de informações de maneira simples e eficaz.

Dessa forma, hoje falaremos de forma mais detalhada sobre a função do eSocial, o que é o Gerente eSocial e qual a sua importância para as emrpesas. Acompanhe!

O que é o eSocial?

Primeiramente, antes de falarmos sobre o gerente eSocial, precisamos abordar de forma mais detalhada o que é o eSocial e algumas de suas obrigações acessórias.

Dito isso, o eSocial tem a função de unificar o envio de informações enviadas pelo empregador com relação aos seus funcionários. 

Em outras palavras, estamos nos referindo à geração digital da folha de pagamento e outras informações fiscais, previdenciárias, trabalhistas e de apuração de tributos e do FGTS, com a padronização das rúbricas da folha de pagamento, de layout e de registro de empregados.

Logo, o eSocial tem como principal função estabelecer a maneira como esses dados relativos à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural, serão apresentados.

De forma resumida, a prestação de contas através do eSocial substitui procedimentos morosos e que eram realizados por meio de declarações, formulários, termos e documentos relativos às relações de trabalho, digitalizando esse processo. Por fim, confira as seguintes obrigações acessórias substituídas pelo esocial:

Gerente eSocial

Obrigações acessórias do eSocial

  • Livro de Registro de Empregado (LRE) – já substituído;
  • Folha de Pagamento – Estabelecimentos/Obras;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social – já substituído;
  • GPS – já substituído parcialmente;
  • GFIP;
  • RAIS – já substituído parcialmente;
  • CAGED – já substituído;
  • DIRF;
  • DCTF;
  • GRF e GRRF;
  • Quadro horário de trabalho – já substituído;
  • MANAD; Comunicação de Dispensa (CD);
  • Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT) – substituído para grupos 1, 2 e 3;
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) – substituído em janeiro de 2023;

Neste sentido, conheça alguns princípios importantes do eSocial:

Banner eContador Alterdata

Princípios do eSocial

  • Dar maior efetividade à fruição dos direitos fundamentais trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores;
  • Fundamentar de forma simplificada o cumprimento de obrigações previstas na legislação pátria, no que diz respeito à cada matéria;
  • Eliminar a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas obrigadas;
  • Aprimorar a qualidade das informações referentes às relações de trabalho, previdenciárias e fiscais; e conferir tratamento diferenciado às ME/EPP.

O que é Gerente eSocial?

Agora que você entendeu o que é o eSocial, certamente ficará mais fácil compreender a função do Gerente eSocial.

Entretanto, antes de mais nada, veja que anterior ao lançamento dessa ferramenta, a quantidade de erros relacionados a prestação de informações do eSocial era preocupante, prejudicando empresas, funcionários e todos os órgãos participantes do projeto.

Desse modo, tendo como principais premissas a gestão e a coleta simplificada de dados trabalhistas, previdenciários e tributários, surge o gerente eSocial, que além do que foi dito, também facilita a correção de informações que serão obrigatórias para o envio do E-Social.

Qual é a importância do Gerente eSocial para as empresas?

Como sabemos, o setor de recursos humanos da instituição precisa estar atento ao envio das informações do eSocial dentro do prazo estipulado, evitando assim penalizações junto ao governo federal.

Assim, é de suma importância aderir ao gerente eSocial sempre que a sua empresa for realizar essa tarefa, já que somente dessa forma será possível reduzir a incidência de erros e ao mesmo tempo manter os dados dos seus empregados atualizados.

Conheça o Gerente eSocial da Alterdata

O gerente virtual da Alterdata é completo e atua como um assistente full time para a sua empresa. Logo, a ferramenta possui um ambiente com campos obrigatórios e layout atualizado do eSocial, bem como oferece a possibilidade de realizar agendamentos e o acompanhamento de envios.

Por fim, a Alterdata se preocupou em criar uma plataforma altamente intuitiva, onde diversas tarefas poderão ser realizadas utilizando uma única tela, como por exemplo:

  • Visualização da empresa, funcionários, possíveis inconsistências e eventuais informações faltantes no cadastro;
  • Filtrar e realizar a correção de empresas, funcionários e percentuais de falhas. Sem contar com todo esse procedimento poderá ser realizado rapidamente clicando no botão corrigir que estará presente na tela.

Dito isso, não perca tempo e conheça a solução completa da Alterdata. Nossos especialistas estarão aptos a te atender da melhor forma possível.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
120 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
AlterdataContabilidade

Alterdata: sistema para empresa contábil com acesso de qualquer lugar!

4 Mins de leitura
Conheça como funcionam nossas soluções para empresa contábil e as vantagens de contar com um sistema de alta performance.
AlterdataDicas AlterdataTecnologia

Validação GTIN: aprenda como fazer em 4 passos

5 Mins de leitura
Veja como é fácil fazer a validação GTIN e conheça as vantagens de utilizar esse código global.
AlterdataGestãoVarejo

Módulo financeiro: saiba o que é fundamental em um ERP para MEI!

4 Mins de leitura
Saiba o que faz o módulo financeiro de um ERP mara microempreendedores individuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.