Ícone do site Blog Alterdata

O que vender na papelaria? Saiba como ampliar seu mix!

O que vender na papelaria

Antes de decidir o que vender na papelaria, é importante avaliar uma série de fatores. Comece identificando as preferências dos clientes de sua região. Por meio de relatórios de vendas, você pode conhecer quais produtos tem maior aceitação.

Em um segundo momento, busque identificar as principais tendências para diferentes grupos de produtos. Ao trazer novidades para o seu comércio, você poderá atrair novos consumidores.

Outro ponto importante é saber quais produtos são considerados básicos e não podem faltar em seu estabelecimento. Dessa forma, você se credencia a atender às necessidades da maioria do público.

Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura deste artigo e entenda o que vender na papelaria. Ao final, apresentaremos uma lista com os principais grupos de item que não podem faltar em seu comércio.

Qual a importância de inovar no mix de produtos de uma papelaria?

Vejamos, então, qual a importância de inovar no mix de produtos de uma papelaria.

Aproveitamento das datas sazonais

Cada data comemorativa do ano traz consigo oportunidades únicas de vender mais em seu comércio. No Dia dos Namorados e no Dia das Crianças, por exemplo, você pode apostar em um mix de presentes para encher as suas vitrines.

Para inspirar você a definir o que vender na papelaria, preparamos uma lista com as datas sazonais e uma breve descrição com sugestões de produtos. Acompanhe:

Ampliação do público atendido

A medida em que sua empresa inova no mix de produtos, aumentam as chances de se captar novos clientes. Obviamente, os gestores precisam delimitar quais gêneros de itens são mais relevantes frente ao público atendido.

No entanto, respeitada essas condições, é válido realizar algumas apostas na diferenciação de seu mix. Comece mantendo poucos produtos em estoque e, conforme eles tenham alguma aceitação, passe a fazer compras em maior volume.

Acompanhamento de tendências

Quem inova no mix de produtos está mais próxima de conhecer quais as principais tendências em diferentes mercados. Para isso, é interessante estreitar o relacionamento mantido junto a seus fornecedores e outros parceiros do mesmo ecossistema de negócios.

Assim, vocês podem compartilhar experiências e conhecer novos itens que podem ser incorporados ao comércio.

Como escolher um bom mix de produto para uma papelaria?

Para entender o que vender na papelaria e formar um bom mix de produtos vale ficar atento a algumas dicas. São elas:

Saiba o que vender na papelaria

Vejamos, então, o que não pode faltar em uma papelaria.

Papelaria

Planers, agendas, blocos de anotações, papel sulfite e cartolina são alguns itens de papelaria considerados indispensáveis. Por isso, mantenha sempre um volume de estoque de artigos desse gênero.

Brinquedos

Os brinquedos também são uma excelente aposta para sua papelaria. Em datas comemorativas, como Natal e Dia das Crianças, você poderá observar uma saída significativa desses intens.

Para além dessas datas, você também pode efetuar vendas. Não podemos nos esquecer que muitas famílias buscam adquirir presentes no próprio bairro em que vivem, ao invés de sair para resolver esta demanda em outras localidades.

Itens de decoração

Os itens de decoração são outro gênero de produtos que não podem faltar em sua papelaria. Seja para festas temáticas, trabalhos escolares e confraternizações, esses produtos são indispensáveis e bastante buscados pelas pessoas em geral.

Artigos para escritório e informática

Os artigos para escritório e informática são vendidos o ano todo e contam um alto valor agregado. E para você não perder vendas, preparamos uma lista com o que vender na papelaria:

Livros populares

Embora estejamos vivenciando um período de popularização dos chamados livros digitais, ainda existe uma preferência consolidada pelos impressos. Tendo isso em vista, é importante destinar um pequeno espaço em sua loja para expor alguns títulos, preferencialmente aqueles de grande vendagem.

Materiais para artesanato e pintura

Artesanato e pintura é mais uma aposta interessante para quem deseja inovar no mix de produtos. Sobretudo depois da pandemia, foi possível observar um crescimento significativo de pessoas interessadas em colocar sua criatividade em ação na produção de peças autorais.

E agora que você já sabe o que vender na papelaria, que tal conferir mais um conteúdo do blog da Alterdata. Desta vez, falamos sobre quanto custa para montar um supermercado pequeno.

Sair da versão mobile