Tecnologia

O Ciclo de Vida dos Dados e a LGPD

1 Mins de leitura

“Eu vou guardar isso. Vai que um dia eu precise, não é?”

Nós somos apegados. Por isso guardamos o que não usamos. Roupas que não servem, sapatos que nos machucam, aquela xícara trincada, enfim, tudo o que pode nos ser útil em algum momento, ou não!

Mas a LGPD veio para mudar esse cenário, já que o tratamento de dados precisa ter finalidade e, quando ela é atingida, o dado deve ser destruído, ou seja, não podemos ficar com ele “só por segurança”. Claro que há exceções. Há situações em que a manutenção do dado é uma determinação legal. Para todas as outras situações, a regra é descartá-lo.

Por isso, implementar um método que leve em conta o Ciclo de Vida do Dado pode ajudar. Ele versa sobre um conjunto de processos que acompanha toda a trajetória da informação, desde a sua coleta, análise, armazenamento, publicação, exclusão e, até, reutilização.

Os passos são simples, mas garantem, não só o atendimento à finalidade do tratamento de dados, mas também a manutenção de informações atualizadas, corrigidas e até mesmo mais adequadas à rotina que exija acesso às informações pessoais dos titulares.

São fases do ciclo:

  • Coleta
  • Processamento
  • Análise
  • Compartilhamento
  • Armazenamento
  • Reutilização
  • Eliminação

Não são fases fixas. A depender do tipo de tratamento, pode não haver, por exemplo, a reutilização do dado ou até mesmo o compartilhamento.

De forma geral, pelo menos as fases de coleta, processamento, análise, armazenamento e eliminação devem existir e é imprescindível que elas sejam implantadas considerando as regras da LGPD, especialmente quanto à base legal do tratamento, os métodos de segurança e proteção de dados, formas adequadas de descarte das informações, entre outras.

Diz aí: sua empresa já se atentou para a implementação de um projeto de ciclo de vida do dado? Não? Então você precisa correr e se atualizar sobre o tema! A Alterdata pode te auxiliar nesse processo, com nossos softwares que estão sempre buscando se adequar às práticas de mercado. Não perca tempo! Vem com a gente! 

Baixe o E-book: Deciframos a nova LGPD e montamos um guia com tudo o que você precisa saber!

6 Artigos

Sobre o autor
Natalia Rodrigues Abreu é Auditora de Proteção de Dados da Alterdata Software.
Artigos
Artigos relacionados
Tecnologia

Pesquisa mostra impacto da Inteligência Artificial no futuro do trabalho

2 Mins de leitura
Nos últimos tempos, a inteligência artificial (IA) ganhou considerável popularidade, e diversas ferramentas impulsionadas por essa tecnologia foram lançadas ao público ao…
Tecnologia

Panorama Empresarial: Retrospectiva 2023

2 Mins de leitura
Se você fosse fazer uma retrospectiva da sua empresa em 2023, como classificaria a evolução dela no mercado? Perguntas como essa resultam…
Tecnologia

Atendimento ao cliente: a implementação de chatbots e IA

4 Mins de leitura
O atendimento ao cliente tem se transformado radicalmente com a introdução de tecnologias avançadas como chatbots e Inteligência Artificial (IA).  Empresas de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *