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Saiba qual o giro de estoque ideal para uma loja de roupas

5 Mins de leitura

Você sabia que um dos pilares que sustenta o bom funcionamento de uma loja de roupas, e consequentemente o seu sucesso, é o giro de estoque? Ele está diretamente relacionado à saúde financeira do negócio.

Quem tem uma loja de roupas precisa saber que o estoque, independentemente do tamanho, representa um conjunto de investimentos. Se não há saída, o dinheiro encontra-se parado, logo, não há retorno financeiro.

Sobre esse assunto, nós preparamos este artigo com a importância do giro de estoque e os aspectos essenciais para identificar qual é o ideal para a sua loja de roupas. Acompanhe!

A importância de uma boa gestão de estoque

Quando você cuida, de maneira responsável, das peças armazenadas, consegue fazer uma boa gestão de estoque e obter resultados positivos. Isso é fundamental para o seu negócio, pois precisa otimizar recursos.

Ao lidar corretamente com os processos da gestão de estoque, você consegue saber quais itens estão em falta, bem como o que não necessita ser adquirido a curto prazo ou por determinado tempo.

No caso da loja de roupas, a gestão do estoque tem tudo a ver com os números das vendas — principalmente no que diz respeito a evitar perdas. Como? A gente te explica!

Uma boa gestão garante a quantidade mínima de produtos para sustentar as vendas, permitindo que cada cliente encontre sempre o que precisa, sem a necessidade de buscar alternativas.

Entenda que o estoque é parte do seu capital de giro, por isso é o dinheiro que a loja de roupas tem para se manter em funcionamento.

O estoque parado significa perda de dinheiro

Quando o estoque se encontra parado, sem vazão às peças, a loja de roupas está perdendo o retorno sobre um investimento já feito. E não há outra solução, ou seja, precisa vender.

Já que estamos no segmento de moda, é importante saber que esse tempo perdido representa ainda mais possibilidades de perdas, pois algumas peças têm o valor atrelado ao que é tendência.

Se determinada roupa vende mais agora porque está na moda, significa que futuramente pode vir a ficar encalhada no estoque, depois que a procura diminuir substancialmente.

Outras peças ainda sofrem com as condições de um longo armazenamento. É o caso do couro, que necessita ser hidratado cerca de 3 a 4 vezes no ano, para que não comece a craquelar. Entenda que as peças de coleções passadas nem sempre voltam à preferência dos consumidores. Se estão mal armazenadas, pior. Traças, mofos, manchas e odores podem surgir.

A solução está no tema deste artigo: o giro de estoque.

Quanto maior o giro de estoque, melhor

Você viu no comecinho deste artigo que o giro de estoque é um dos pilares que sustenta o bom funcionamento de uma loja de roupas. Trata-se de um cálculo que sinaliza a quantidade do estoque vendido em determinado tempo.

Mas pode se tranquilizar, porque o cálculo do giro de estoque não é um bicho de sete cabeças. Basta dividir a quantia de vendas realizadas no período desejado pelo valor de estoque médio da loja.

Vamos ver como isso funciona na prática?

Cálculo do giro de estoque por quantidade

Possibilita obter a média de estoque. Some o número de produtos do início do período da análise com o número de produtos do final do período analisado. Divida por dois.

Essa média obtida é fundamental para o cálculo de giro de estoque, por quantidade. Sendo assim, divida o número de produtos vendidos, no mesmo período da análise anterior, pela média do estoque.

Cálculo do giro de estoque por valor

Nem sempre a loja de roupas se limita a um único tipo de produto. Na maioria das vezes, há variação de tipos, tamanhos e, principalmente, preços. Se esse é o seu caso, o cálculo do giro de estoque utiliza o valor no lugar da quantidade de itens.

A lógica é a mesma do outro cálculo, no entanto o giro de estoque se baseia no valor. Por isso, divida o valor vendido pelo valor médio do estoque. Se o resultado for menor que um, alguns produtos não foram renovados.

Isso é sinal de que você deve pensar em estratégias para priorizar essas vendas, desencalhando o estoque antes de virar a estação ou diminuir a procura por essas peças.

O que fazer para aumentar o giro de estoque?

giro de estoque

Existem muitos métodos para aumentar o giro de estoque, desde as tradicionais queimas no ponto de venda até as parcerias com outlets. Por isso, separamos as principais para que você descubra a ação ideal para a sua loja de roupas ter lucro.

Liquidação

As liquidações são excelentes e ajudam a vender as peças rapidamente. Entretanto, não pense em lucro. O objetivo deve ser eliminar o que está parado, perdendo valor, para que não se transforme em um prejuízo a longo prazo.

Também não precisa vender a peça abaixo do preço de custo, apenas diminua a margem de lucro para torná-la mais atraente para o consumidor e, desse modo, desencalhar o item.

Ofertas dirigidas

Faça uma análise do tipo de peça que está parado em estoque para, a partir de um cruzamento com as informações do perfil dos clientes, elaborar ofertas direcionadas, ou seja, que eles estão acostumados a comprar.

Descontos progressivos

Faça promoções para quem comprar mais peças. Isso estimula que os clientes levem mais itens, garantindo o seu lucro. A estratégia precisa estimular o desejo de compra, mesmo que por impulso.

Divulgação

Os potenciais clientes sabem que a sua loja de roupas existe? Em alguns casos, não. Por isso, não se esqueça de divulgar a loja. Torne-a mais conhecida para atrair cada vez mais clientes, sem deixar os fidelizados de lado.

Experimente chamar influenciadoras locais, patrocinar posts nas redes sociais ou fazer anúncios nos veículos de comunicação.

Parceria com seu fornecedor

Chame o seu fornecedor para negociar e feche um acordo de revenda. Desse modo, ambos fazem a venda em conjunto, então saem ganhando e sem prejuízo.

Algumas empresas negociam a troca de uma porcentagem das peças encalhadas por mercadorias de maior giro nas prateleiras. Isso pode ser bastante vantajoso para o seu negócio.

Parceria com outlets

Outlets são especializados em comprar peças encalhadas e vender. Você também pode fechar uma parceria para ter uma seção da sua loja em outro ponto de venda, além de criar um espaço de outlet dentro da sua loja, como nos fundos.

Viu como é possível aumentar o giro de estoque e, consequentemente, obter crescimento no lucro da sua loja de roupas?

Conheça o sistema da Alterdata para lojas de roupas, que te ajuda a fazer uma excelente gestão de estoque, inclusive com o cálculo de giro!

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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