NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Varejo

Como contratar o melhor gerenciador para oficina mecânica?

4 Mins de leitura

Usar um gerenciador para oficina mecânica é fundamental para o devido controle da informação. Uma empresa que lida bem com os dados extraídos de seus mais diferentes setores é uma companhia mais preparada para a tomada de decisão.

Esse é um ponto essencial para o sucesso de qualquer negócio: com um bom processo de tomada de decisão, a gestão consegue não só pensar em formas para escapar de tempos de crise mas, principalmente, em caminhos para crescer mais rápido.

É nesse sentido que vale a pena pensar em sistemas de gestão. Com eles, mais do que controlar as ações do dia a dia da sua oficina, você ganha em uma série de situações. Saiba mais na sequência.

Problemas de não contar com um bom gerenciador para oficina mecânica

Imagine que você tem uma oficina pequena, mas que, por conta da sua competência e a da sua equipe, em menos tempo do que o esperado, vocês conseguem aumentar sua carteira de clientes, oferecendo uma variedade maior de serviços.

Mesmo parecendo algo positivo, se isso acontecer e sua oficina não estiver preparada, a tendência é que você tenha maiores dificuldades para lidar com os diferentes serviços prestados pelas equipes. O mesmo vale para companhias de médio porte que tentam se tornar grandes, e empresas grandes que querem se tornam gigantes. No fim, o problema é o mesmo: não ser capaz de lidar com as exigências por conta da falta de organização.

Além disso, sem um gerenciador para oficina mecânica realmente qualificado é possível que justamente a dificuldade maior para controlar as informações da sua empresa seja o diferencial das oficinas concorrentes em relação a você. Em tempos em que a busca por mercado é cada vez mais acirrada, não ter atenção a isso tende a ser um erro grave.

Benefícios do uso de um bom gerenciador para oficina mecânica

gerenciador para oficina mecânica

Por outro lado, quando você investe nesse tipo de solução, quem tem motivos para se posicionar à frente da concorrência é a sua oficina.

Com um gerenciador para oficina mecânica de qualidade, cada pequena ação movida em determinado departamento pode ser devidamente registrada e armazenada no sistema. Consequentemente, sempre que você ou o profissional responsável precisar tomar uma decisão em relação aos ativos empresariais, será preciso apenas acessar a plataforma. Nada de burocracia em excesso ou de perder horas atrás de informações difíceis de encontrar.

Esse é um tipo de solução que permite a você sofisticar os processos internos na sua empresa da mesma forma como fazem as maiores organizações do mercado.

Em resumo: com um gerenciador para oficina mecânica específico, você consegue simplificar a organização da mesma a partir de um trabalho mais racional e eficiente com as informações que ela gera no dia a dia.

Atribuir tarefas, gerenciar equipes e conferir prazos poderão ser ações feitas de maneira imediata e simples, dando a você ou ao gestor responsável, mais tempo para se dedicarem a tarefas menos burocráticas e mais estratégicas, envolvendo o planejamento empresarial e o futuro da oficina mecânica.

O que considerar na hora de escolher um software

Em resumo, tenha atenção a três fatores na escolha do seu gerenciador para oficina mecânica:

  • A viabilidade do sistema em relação ao seu negócio;

  • A facilidade de uso da solução contratada;

  • As funcionalidades e se são realmente úteis para a sua empresa.

O primeiro ponto a ser considerado é a viabilidade do sistema em questão. Softwares de gestão são tendência no mundo todo e existem versões para diferentes mercados. O mais importante é você ter em mente a necessidade de escolher um gerenciador para oficina mecânica que seja específico para as demandas do seu negócio.

Também é preciso avaliar a facilidade de uso de cada solução. Gerenciadores muito generalistas podem se tornar um pesadelo para o gestor. Isso porque ele pode ter que recorrer a especialistas para lidar com uma tecnologia complexa demais.

É por esse motivo que vale a pena se concentrar em soluções mais específicas, voltadas para a realidade do seu negócio. Assim, a tendência é que o seu uso seja mais facilitado e você e sua equipe não percam tanto tempo se adaptando a um novo software. Portanto, opte por sistemas feitos especificamente para oficinas mecânicas.

Vale lembrar também que soluções específicas para oficinas mecânicas permitem uma abordagem mais racional em relação às demandas desse tipo de negócio. Algumas delas funcionam totalmente online, permitem o envio de documentos, o controle de informações de diferentes departamentos, como estoque, viabilizam a ação mais rápida do setor financeiro e apresentam funcionalidades que diferenciam negócios por conta da agilidade que oferecem à gestão.

Porque escolher a Alterdata?

Com a Alterdata, mais do que um gerenciador para oficina mecânica, você tem um software que une a mais avançada tecnologia com a flexibilidade necessária para você registrar as informações de forma ideal para o seu negócio. Essa é a maneira mais inteligente de eliminar horas de programação e ainda garantir acesso imediato àquilo que importa.

O sistema da Alterdata para oficinas mecânicas foi desenvolvido para oferecer interface clara e simples, de maneira que a sua adaptação ao sistema seja a mais rápida possível. Além disso, ele oferece segurança, com acessos personalizados, seja por setor ou por colaborador. Isso é essencial para evitar o temido vazamento de informações.

Quanto às funcionalidades, é possível contar com a linha do tempo, com informações detalhadas a respeito de seus produtos, itens no estoque, notas fiscais, entre outros. Tudo isso com o menor custo do mercado e de acordo com as exigências legais. Na Alterdata, temos uma atenção especial a isso. Tanto que, caso alguma lei seja alterada, nós garantimos a atualização para você. Contamos com uma central que informa as mudanças diretamente na página inicial do software.

Em resumo, o que a Alterdata oferece é a possibilidade de você tornar o seu negócio mais eficiente e rentável. E é por isso que vale a pena tornar sua empresa nossa parceira de negócios.

Agora que sabe como contratar o melhor gerenciador para oficina mecânica, saiba como nosso software funciona e entenda como esse pode ser o melhor investimento para o futuro do seu negócio. Conheça o sistema da Alterdata.

248 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Porque investir em software de gestão para salão de beleza?

4 Mins de leitura
Software de gestão para salão de beleza: o que você precisa saber sobre ele e como investir na solução certa para a realidade do seu negócio.
Varejo

Como efetivar a emissão de nota fiscal no salão de beleza

4 Mins de leitura
Descubra agora mesmo como otimizar e tornar mais eficiente a emissão de nota fiscal no seu salão de beleza.
Varejo

Marketing para oficina mecânica: 4 dicas para aplicar

4 Mins de leitura
Descubra agora mesmo as melhores dicas de marketing para oficina mecânica e comece já a aplicar no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.