Supermercado

Como fazer o controle de estoque de supermercado sem erros?

4 Mins de leitura

Administrar um supermercado pode ser mais complexo do que deve. Isso porque é preciso atenção a questões referentes a produtos, clientes e concorrentes. Na prática, ser bem sucedido nesse tipo de empreendimento exige boa dose de dedicação, já que são várias as responsabilidades do dia a dia. Uma em especial tem a ver com o estoque de supermercado

É fundamental cuidar dele do jeito certo, considerando a necessidade de fazer boas entregas e reposições, no tempo certo e com qualidade.

É sobre isso que vamos tratar aqui. Saiba mais sobre como fazer o controle de estoque no supermercado e confira problemas que você deve evitar.

A importância do estoque de supermercado

O estoque costuma ser a base para diferentes processos internos e externos realizados pela empresa. Assim, seu controle adequado permite uma série de benefícios. Entre elas podemos citar:

  • Melhor gestão de capital de giro;
  • Reposição de produtos mais racional no supermercado;
  • Maior equilíbrio no fluxo de caixa;
  • Maior controle sobre os ativos da empresa;
  • Contato mais próximo entre a gerência e os produtos.

Só que para todos esses benefícios aparecerem é essencial pensar o estoque de supermercado de maneira criteriosa. É preciso não só organizar as ações, mas também investir em meios para simplificar o trabalho da equipe e gerar dinamismo no dia a dia.

Dessa forma, desperdícios podem ser evitados e prejuízos têm como serem amenizados mesmo em empreendimentos maiores. Quando isso acontece, o negócio ganha ares de modernidade e a tendência é que isso gere maior satisfação no cliente. E mais: resultados mais positivos ao fim de cada mês. É por esse motivo que supermercados de sucesso dificilmente deixam a desejar na gestão de estoque. 

Desta forma, pensar em caminhos para sofisticar o empreendimento é algo que passa necessariamente pela gestão qualificada do estoque. Em resumo, para controlar o estoque de supermercado o mais importante é sistematizar operações, considerando diferentes setores e necessidades.

Como a falta de controle nos estoques pode prejudicar supermercados

estoque de supermercado

Existem três problemas que podem ser entendidos como os principais causados pela desorganização do estoque de supermercado. O primeiro é a possibilidade de faltar um produto para o cliente. Essa situação é muito comum em empresas marcadas pela má gestão. Elas vivem com produtos indisponíveis, pois cada vez que um item sai, não há a organização para reposição imediata.

Um segundo problema é justamente o oposto do primeiro: quando a empresa tem muitos produtos “encalhados” no estoque. Isso geralmente leva à perda de produtos. Quando determinado item tem sua validade expirada, ele não pode mais ser colocado à venda. 

E se isso não for notado no estoque de supermercado, existe um risco real de a empresa ter um gasto elevado com a aquisição de uma série de peças de reposição. Porém, no momento em que o cliente precisar deste produto, ele não terá condições de uso.

O terceiro principal problema causado pela desorganização do estoque de supermercado é a compra feita de maneira equivocada. E ele geralmente aparece quando o empreendedor não acompanha o chamado giro dos produtos. É essencial ter a compreensão exata da demanda de cada um deles para saber quando fazer as reposições na data e na quantidade certa.

Esse são os principais problemas que aparecem em uma empresa que não controla seu estoque adequadamente. A partir deles, outros acabam surgindo naturalmente. É o caso da insatisfação dos clientes com os atrasos e cancelamentos, da equipe com o acúmulo de erros e também de fornecedores com a incerteza a respeito de pedidos e devoluções.

Como fazer o controle de estoque de forma correta

O mais indicado é padronizar os processos de maneira que o controle de estoque de supermercado seja eficaz. E essa transformação geralmente começa com a criação de um inventário. É nele que devem ser listados um a um os itens presentes no estoque, bem como sua quantidade. Vale lembrar que esse é um procedimento que começa e nunca termina, já que a atualização é constante.

Para tanto, é possível contar com recursos visando a automatização desses processos. Ferramentas que registram as movimentações de maneira automática, que geram integrações entre setores e ainda oferecem relatórios, são essenciais para um controle mais preciso.

Muito importante também é qualificar seus colaboradores. Profissionais bem treinados, conhecedores dos procedimentos tidos como ideais podem tornar os processos mais rápidos e evitar falhas humanas comuns em empreendimentos marcados pela desorganização.

Em seguida, identificar a rotatividade de mercadorias também é fundamental. Bem como as preferências dos consumidores e a sazonalidade dos produtos. A ideia é que você tenha como alinhar o seu estoque com a realidade do seu empreendimento. 

Trabalhe com margem de perdas e danos. É preciso definir limites para que toda a equipe seja capaz de se manter dentro da meta estabelecida. Pense nos custos relativos ao armazenamento. Isso tem a ver com o espaço, a equipe, os sistemas, as perdas e danos, entre outros. Com os resultados em mãos, crie meios para melhorar os resultados.

Ao conhecer a real dinâmica do seu estoque você perceberá itens parados. Assim, uma dica é criar estratégias específicas para eles. É possível promover esses produtos, oferecendo descontos. Dessa forma é possível amenizar prejuízos e movimentar o caixa do supermercado.

A Alterdata

No fim, é inteligente que o seu supermercado conte com soluções viáveis para modernizar os processos. Nesse sentido, a Alterdata se apresenta como um caminho extremamente interessante. 

Desenvolvemos linhas de serviços e softwares pensados especificamente para projetos específicos. Isso quer dizer que empresas podem contar com soluções otimizadas para as reais necessidades do empreendimento.

No caso de um supermercado, é importante que toda a tecnologia seja direcionada para essa atividade. Afinal, a dinâmica desse tipo de organização naturalmente é diferente da de outros negócios. Nesse sentido, as soluções que a Alterdata oferece são diferenciadas, já que elas permitem otimizar o dia a dia do seu supermercado.

Saiba mais sobre o sistema da Alterdata e entenda como ele pode ser útil para o seu supermercado.

314 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Supermercado

O que um bom software para supermercado precisa ter?

5 Mins de leitura
O bom software para supermercado automatiza funções e te proporciona tempo para lidar com questões estratégicas do negócio.
Supermercado

Datas comemorativas para supermercados: use o calendário a seu favor!

5 Mins de leitura
Saiba como usar as datas comemorativas para supermercados e alavancar o número de vendas das empresas do setor.
Supermercado

Saiba o que vender em um açougue para sair do óbvio!

4 Mins de leitura
Listamos o que vender em um açougue para otimizar a experiência dos seus clientes e, ao mesmo tempo, sair do óbvio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.