Contabilidade

Como gerar o SPED sem falhas? Conheça o passo a passo

4 Mins de leitura

Você sabe como gerar o SPED sem falhas? Essa é uma das principais dúvidas por parte de empreendedores e profissionais do segmento contábil. Trata-se de um termo técnico relacionado a área de contabilidade. O conhecimento desse tema vai ajudar as empresas a cumprir com essa obrigação tributária de forma eficiente e eficaz.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo vamos destacar o que é o SPED. Além disso, apresentaremos as função do SPED nas empresas, os motivos que devem ser emitidos. Por fim, destacaremos sobre os benefícios de contar com um sistema específico para contadores neste momento. Continue com a gente.

O que é uma obrigação acessória?

Antes de explicarmos o que é o SPED é necessário entendermos sobre o conceito de obrigação acessória para uma melhor compreensão sobre o tema deste conteúdo. As obrigações acessórias fazem referência a instrumentos auxiliares exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Seu objetivo é coletar dados das operações feitas pelas empresas e que foram utilizados para na apuração dos tributos.

Dessa maneira, podemos dizer que a obrigação acessória refere-se a qualquer obrigação de natureza tributária. Esta, que não envolve o pagamento de dinheiro ao fisco.

O que é o SPED?

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) faz referência ao sistema desenvolvido pelo Governo Federal. Sua função é receber informações contábeis e fiscais das empresas. Trata-se de uma obrigação acessória que as organizações têm perante ao fisco.

O SPED apresenta projetos diferentes e entre eles estão:

  • SPED contábil: escrituração contábil digital;
  • SPED fiscal: escrituração fiscal digital;
  • NF-e: nota fiscal eletrônica;
  • NFS-e: nota fiscal de serviços eletrônica;
  • EFD contribuições.

Quais as funções do SPED nas empresas?

Primeiramente, como as informações transmitidas pelo SPED são validadas e asseguradas por meio de um certificado digital, otimiza-se a segurança da informação. Isso acontece porque a assinatura virtual da empresa garante a autenticidade dos dados transmitidos nos sistema. Assim se impede a falsificação das informações transmitidas ao fisco.

Além disso, o SPED ajuda a uniformizar as obrigações acessórias das empresas. Isso acontece porque é feita a transmissão única de diversas obrigações acessórias no mesmo sistema. E, claro, também por meio de diferentes órgãos fiscalizadores.

Dessa maneira, podemos dizer que o SPED simplifica o cumprimento das obrigações acessórias. Ele também tem impactos no trabalho das empresas, facilitando o cumprimento dos compromissos perante o fisco.

Quem deve gerar o SPED?

As empresas são obrigadas a gerar o SPED todos os meses. Caso isso não aconteça, elas estão sujeitas a penalizações por parte do fisco. No entanto, as organizações podem contar com o auxílio de um contador para fazer a apuração dos tributos e de um sistema informatizado para armazenar as informações necessárias para a geração do documento.

Por quais motivos o documento deve ser emitido?

O SPED deve ser emitido por diferentes razões. Primeiramente, ao gerar o documento torna-se possível cumprir obrigações acessórias perante ao fisco. Com isso, evita-se a incidência de multas ou outras penalizações.

Além disso, ao gerar o SPED sem falhas a sua empresa vai estar tranquila, pois vai estar cumprindo essa importante obrigação tributária.

Por fim, mas não menos importante, ao gerar o SPED sem falhas torna-se possível reduzir os gastos e melhorar a saúde financeira da sua organização.

Como gerar o SPED sem falhas?

Como gerar o SPED

Primeiramente, para saber como gerar o sped sem falhas é fundamental organizar os documentos fiscais. Além disso, é bastante válido automatizar o que puder. Ambas as práticas vão ajudar sua empresa a ter acesso a dados confiáveis e utilizá-los para gerar o documento.

Também é fundamental seguir as instruções presentes nos manuais do SPED e estabelecer uma cultura de compliance nas empresas. Essas questões, somadas, contribuem para a redução do número de erros e a sua empresa vai cumprir a obrigação tributária com efetividade.

Quais os benefícios de contar com um sistema específico para essa tarefa?

Por diferentes razões, contar com um sistema especializado no momento da emissão do SPED é muito importante. Primeiramente, a ferramenta ajuda a reduzir o número de tarefas manuais, pois automatiza grande volume de atividades. Com isso, diminui-se o número de erros e a sua empresa vai poder focar os esforços na realização de atividades estratégicas e que possam contribuir para o crescimento organizacional.

Ao contar com um software especializado torna-se possível ter acesso a um amplo volume de informações confiáveis. Essa questão é fundamental, pois os gestores vão ter confiança nos dados presentes no sistema e eles poderão ser usados para gerar o SPED sem falhas.

Além disso, as empresas que contam com software especializado conseguem realizar mais tarefas em menos tempo e com efetividade. Com isso, elas serão mais produtivas.

Vale destacar ainda que ao contar com um sistema específico para contadores no momento de gerar o SPED facilita o trabalho do profissional. Isso porque, a ferramenta conta com uma série de funcionalidades que vão facilitar a emissão do documento e tornar os trabalhos das equipes de contabilidade ainda mais eficientes.

Como é possível perceber, o entendimento sobre como gerar o SPED sem falhas é fundamental para sua empresa cumprir essa obrigação tributária e estar livre de eventuais penalizações por parte do fisco. Dessa maneira, neste conteúdo procuramos apresentar para você o passo a passo para fazer a emissão do documento para te ajudar a realizar este processo de maneira eficiente e eficaz no seu negócio.

Este conteúdo no qual fornecemos dicas sobre como gerar o SPED sem falhas foi útil? Conheça agora mesmo o sistema da Alterdata para contadores e veja como a nossa ferramenta pode te ajudar na emissão do EFD Contribuições. Não perca essa grande oportunidade!

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Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
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