Contabilidade

Centro Virtual de atendimento ao contribuinte: o que é o novo E-cac?

4 Mins de leitura

Toda empresa, para alavancar seus negócios, precisa se desvencilhar de atividades burocratizantes. Algumas delas são justamente as etapas necessárias para buscar serviços junto à Receita Federal. Pensando em agilizar, fornecer praticidade e garantir o maior acesso a esses serviços, a Receita Federal desenvolveu o Centro Virtual de atendimento ao contribuinte (E-cac).

Trata-se de um portal criado desde o ano 2005, mas que passou por transformações ao longo dos anos. Hoje, ele se configura como um dos principais canais de consultas, acompanhamento e serviços ofertados pela Receita Federal.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e descubra afinal o que é o E-cac. Também conheça quais são as informações que podem ser encontradas nele. Ainda perceba quais as vantagens desse sistema. Confira!

Afinal, o que é o Centro Virtual de atendimento ao contribuinte (E-cac)?

Trata-se de uma ferramenta online criada pela Receita Federal com objetivo de permitir o acompanhamento e consultas de diversos serviços fiscais. Esses podem ser acessados tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Neste portal é possível, por exemplo, realizar consultas sobre rendimentos, extrato de imposto de renda, dívidas ativas, situação fiscal, dentre outros aspectos. O portal é gerenciado pela própria Receita Federal, o que garante eficiência no sigilo de todas as informações ali presentes.

Para ter acesso ao Centro Virtual de atendimento ao contribuinte (E-cac) é preciso utilizar uma senha, um código de acesso ou um certificado digital.

Por estar presente no meio digital e contar com etapas mais ágeis, o E-cac tem incentivado bastante pessoas físicas e jurídicas a resolverem suas pendências junto ao Fisco. Já que pode ser feito de casa ou pelo escritório da empresa.

Quais as vantagens do E-cac?

centro virtual de atendimento ao contribuinte

Muitos dos documentos ou serviços disponibilizados pelo E-cac eram anteriormente disponibilizados exclusivamente na sede da Receita Federal. Com isso, o contribuinte deveria ir até o local, pegar uma senha e aguardar o atendimento. Mas com o advento dessa tecnologia, hoje é possível ter mais comodidade e agilidade para resolver pendências. Vamos conhecer, a seguir, essas e outras vantagens do Centro Virtual de atendimento ao contribuinte (E-cac).

Menos burocracia

Se antes para buscar informações ou resolver pendências na Receita Federal era preciso elaborar um longo requerimento, com o Ecac isso acabou. Basta acessar o sistema pela internet e fazer a consulta sobre a situação com o Fisco.

Também nesse portal é possível realizar negociações de pagamentos, utilizando a própria plataforma. Reduzindo a burocracia, é possível facilitar o acesso aos diversos serviços da Receita Federal.

Mobilidade

Hoje em dia, deslocar-se até a sede da Receita Federal tornou-se uma necessidade de extrema exceção. Isso porque com Centro Virtual de atendimento ao contribuinte (E-cac) o usuário pode fazer maior parte dos serviços utilizando a plataforma online.

Não há necessidade de se deslocar até o local, enfrentar filas e demorar para resolver os seus problemas pendentes na Receita Federal.

Quais informações podem ser encontradas no E-cac?

No Centro Virtual de atendimento ao contribuinte (E-cac) o contribuinte, tanto pessoa física quanto jurídica, terá acesso a diversos serviços. A seguir vamos conhecer algumas das principais informações oferecidas nesse sítio virtual.

Pendências com a Receita Federal

Ao utilizar a plataforma do E-cac, o contribuinte consegue resolver pendências relacionadas à Receita Federal. Por exemplo, é possível verificar se sua empresa caiu na malha filha. Isso porque toda a situação da declaração do imposto de renda fica disponível no E-cac.

Ainda, pode-se perceber se existe dívida ativa com a União. Também é possível realizar pagamentos e parcelamentos fiscais.

Verificação da situação fiscal

No E-cac também é possível que o contribuinte consiga verificar sua situação fiscal. Por exemplo, é possível fazer consulta dos dados cadastrais do imposto de renda. Ainda pode-se verificar a situação da restituição do imposto de renda.

Se o assunto for registros e regimes especiais, também o E-cac pode ajudar. Assim, o contribuinte consegue fazer sua própria auto-regulação de suas pendências perante a Receita Federal.

Como acessar o site oficial do E-cac?

Essa plataforma foi desenvolvida para apresentar um visual simples e didático. Com isso, o layout se adapta aos diversos formatos de dispositivos. O contribuinte pode então traquilamente navegar pelo site usando tanto o computador quanto o celular.

O acesso ao E-cac é totalmente virtual e gratuito. Para acessá-lo basta realizar um cadastro no portal que pode ser realizado de duas maneiras. A primeira delas é gerando um código de acesso. A outra é utilizando uma conta no gov.br.

Realizado esse primeiro cadastro, o usuário encontrará na página inicial do E-cac os serviços separados em categorias. Cada uma dessas categorias apresenta um link que direciona para o serviços do portal.

Podem ser direcionados, por exemplo, para o cadastro de atividade econômica, de pessoa física, convênios, declarações e demonstrativos. Ali também é possível obter informações e dar encaminhamentos sobre o Simples Nacional. Além de realizar o cálculo da declaração, compensação e restituição do Imposto de Renda.

Também é possível utilizar a barra de buscas. Localizada no topo da página, com ela o contribuinte consegue encontrar a informação de maneira mais ágil.

Essas foram algumas informações sobre Centro Virtual de atendimento ao contribuinte (E-cac). É importante destacar outra vantagem desse sistema. O usuário não precisa inserir dados complexos toda vez que for utilizar o portal. Basta realizar o primeiro login que as informações ficarão salvas. Isso facilita os acessos futuros, proporcionando ainda mais agilidade para desburocratizar o acesso aos serviços da Receita Federal.

Ficou convencido em conhecer esse novo portal? Faça seu primeiro acesso e conte nos comentários deste post como foi sua experiência.

Instagram Alterdata Contábil
Artigos relacionados
Contabilidade

Receita Federal adia o fim da DIRF

2 Mins de leitura
E pra quem achou que seria o fim da DIRF, a Receita Federal acabou de anunciar o adiamento da obrigatoriedade. Foi publicado…
Contabilidade

Veja as principais mudanças na tabela do IR 2024

2 Mins de leitura
A Receita Federal do Brasil divulgou a nova tabela de Imposto de Renda para o exercício de 2024, trazendo diversas alterações que…
Contabilidade

REINF: tire suas dúvidas sobre a retificação

3 Mins de leitura
A princípio, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *