Ícone do site Blog Alterdata

O que é essencial na decoração para loja de roupas?

decoração para loja de roupas

Uma loja bem preparada para atrair e converter clientes costuma gerar resultados mesmo com pouco tempo de atividade. Isso diz respeito a uma série de aspectos. Em relação à decoração para loja de roupas, o mais importante não é o quanto os responsáveis pela gestão gastam, mas sim, a sua capacidade de criar um ambiente adequado e harmônico.

A boa notícia é que isso não é difícil de ser feito se você conta com a orientação certa. É o que pretendemos fazer aqui. Confira, na sequência, como investir na decoração para loja de roupas sem gastar mais do que o necessário.

Considere o estilo da loja e do cliente

É fundamental que a organização do seu empreendimento siga uma lógica, e ela deve ser o estilo do seu negócio. Assim, o primeiro passo na decoração para loja de roupas bem administrada é você ter clareza a respeito do estilo do empreendimento. Seu foco é uma moda mais casual ou clássica? Você vende itens esportivos, peças para eventos? No geral, o mais importante é ser capaz de classificar o seu estilo como mais voltado para:

Consequentemente, você poderá pensar na decoração de acordo com aquilo que a sua loja representa, tendo maiores chances de acertar na sua proposta.

Em resumo: comece entendendo o tipo de solução que você precisa oferecer para as pessoas. Este é um importante primeiro passo para que a decoração para loja de roupas seja eficaz.

Priorize o conforto do cliente

É importante que você parta de uma definição a respeito do estilo da loja e do cliente para que o conforto dele seja a prioridade. Assim, se você for capaz de montar um ambiente de acordo com esse estilo, a tendência é que essa busca seja facilitada.

A ideia é que você consiga criar um ambiente atrativo e confortável para que o cliente fique à vontade. Isso é um diferencial, já que assim ele pode passar mais tempo observado as peças e, possivelmente, encontrando produtos que o agradem.

Pense também nos acompanhantes. Caso faça sentido considerando o estilo da sua loja, coloque poltronas e puffs no ambiente.

Espelhos e bancos precisam ser inseridos de maneira que o deslocamento do cliente seja simplificado, assim como o atendimento. Considerando o fluxo de pessoas na loja, você deve pensar em formas de organizar os elementos sempre de maneira racional, dando maior destaque aos itens mais importantes. É preciso que eles sejam vistos e, de preferência, que estejam acessíveis.

Aposte em looks montados

Se você precisa criar soluções para aumentar suas vendas, saiba que a decoração pode ajudar. Pense na forma como você disponibiliza seus produtos na loja para chamar a atenção em relação a eles.

Uma forma estratégica de organizar a decoração para loja de roupas é montando looks inteiros e os deixando à vista dos clientes. Assim, mesmo aqueles que não querem ou não têm muito tempo para escolher peças, podem ser atraídos pelo conjunto pronto.

Essa é uma solução especialmente indicada para lojas que contam com espaços maiores. Mesmo para lojas pequenas, mas que ainda não possuem muitos produtos, ainda é possível expor os looks com as peças de roupa da loja e acessórios.

Ficar atento às datas comemorativas também é interessante. Para festas como o Ano Novo, por exemplo, vale a pena investir em looks temáticos, já que o cliente desta época costuma procurar por roupas claras.

O ideal é que você componha o conjunto com materiais que apresentem potencial de venda, aqueles que são os mais atrativos. Porém, também é possível usar peças que estão paradas para que você aumente as chances de vendê-las.

Em resumo, pense pelo seu cliente. Considerando aquilo que ele tende a comprar, facilite o seu processo de tomada de decisão mostrando como ele pode levar o conjunto completo. Essa é uma boa estratégia para usar a decoração para gerar vendas.

Não se esqueça da fachada na decoração para loja de roupas

Mesmo que você tenha uma boa presença nas redes sociais, a maneira como um cliente em potencial entende o seu negócio por meio da fachada é algo que faz toda a diferença. Apesar de que ele talvez não entre da primeira vez, se todas às vezes que passar pelo seu ponto ele compreender a sua personalidade estampada, seja nas cores, seja nos produtos na vitrine, a tendência é que uma hora ele se interesse.

A questão é saber chamar a atenção do jeito certo. Isso pode ser feito quando você constrói uma fachada conforme a natureza do seu negócio. Em alguns casos, isso pode ser feito de maneira simples, bastando trabalhar com desenhos e uma maior exposição do logotipo da marca, caso seu foco seja um público mais jovem. Em outros casos, é preciso um pouco mais de sofisticação, pensando em formas mais elaboradas de chamar a atenção a partir da vitrine, do letreiro e das luzes.

No geral, uma fachada superior de metal e o letreiro colorido ajudam a destacar a loja, mas é preciso analisar qual é o tipo de empreendimento e investir na solução certa na decoração para loja de roupas.

Trabalhe com elementos que comuniquem quem você e a sua loja são

Um diferencial de negócios mais sofisticados costuma aparecer na forma como os responsáveis organizam os recursos para que o empreendimento seja capaz de comunicar a missão, visão e os valores da empresa.

Quando isso acontece, não é preciso mais do que bater o olho para entender o que aquela loja quer e o que está por trás de cada oferta, de cada abordagem do vendedor.

Sutilmente, isso tem uma importância em termos de resultados para a gestão. É o caso de lojas de roupas e acessórios esportivos. Na maioria das vezes, elas são decoradas com quadros de atletas profissionais e até amadores correndo, praticando modalidades e apresentando uma imagem saudável e agradável. Este é um marketing poderoso.

Nesse sentido, o trabalho com quadros, vasos e até plantas na decoração para loja de roupas pode ajudar você a deixar claro qual é o conceito do seu negócio e assim facilitar a assimilação por parte do cliente. A realidade é que se ele entender rapidamente qual é a proposta da loja de roupas, as chances de entrar e ficar são maiores.

Por fim, não deixe de conferir o blog da Alterdata onde você tem acesso a uma série de dicas que podem fazer a diferença na decoração para loja de roupas e na montagem de uma empresa campeã de vendas.

Sair da versão mobile