Gestão Contábil

Contabilidade 4.0: entenda o que é e por que adotar na sua empresa

5 Mins de leitura

Já não é uma novidade que a transformação digital tem impactado não apenas o cotidiano da sociedade, mas os diversos segmentos corporativos. A verdade é que novas tecnologias surgem a um ritmo acelerado e quem não estiver aberto e receptivo às inovações — sejam pessoas comuns, sejam gestores à frente da administração de uma empresa — corre grandes riscos de ficar para trás. Inclusive, essa realidade não é diferente no que tange ao setor contábil. Afinal, os mais variados processos inerentes à área têm se tornado cada vez mais estratégicos, dinâmicos e modernos. E isso se dá graças à contabilidade 4.0.

É por meio dela que se torna viável automatizar o cotidiano, entregar um serviço de qualidade superior e, claro, atuar com mais eficiência, constituindo uma empresa digital. Contudo, o que realmente essa concepção abarca e quais são os principais pontos relativos ao conceito? Falaremos sobre isso neste post!

O que é a contabilidade 4.0?

Quando pensamos em contabilidade 4.0, podemos defini-la como uma “tendência” que surgiu nessa era de transformação digital pela qual passamos. Basicamente, ela pode ser compreendida como um parâmetro para a prestação de um serviço mais eficaz, automatizado e moderno, em que há o uso de diversos recursos tecnológicos na atuação cotidiana dos profissionais da área.

Como consequência, aqueles que aderem à contabilidade 4.0 passam a viabilizar a elevação do número de clientes atendidos. Afinal, com o uso de ferramentas específicas, os contadores assumem um papel que é bem mais analítico do que operacional de fato.

Quais são as vantagens que ela proporciona à rotina contábil?

Os benefícios alcançados pelos profissionais que buscam aderir à tendência da contabilidade 4.0 são inúmeros, mas, a seguir, nós elencamos os principais. Veja!

Maior celeridade na execução dos prazos

Os recursos tecnológicos de gestão executam de modo automático as tarefas mais burocráticas e, com isso, há uma elevação da velocidade em que os serviços são prestados. Isso reduz os níveis de estresse da equipe e ainda evita falhas e perdas de prazos.

Aumento da produtividade

Elevar a produção — juntamente ao aumento dos lucros, redução de erros e retrabalhos e economia de recursos — está, sem dúvida alguma, entre as maiores preocupações de um gestor contábil. A transformação digital no escritório contábil proveniente da aderência à contabilidade 4.0 auxilia nessa missão, pois, com a automatização de diversas tarefas antes executadas manualmente, a área se torna mais produtiva, porém, sem perder a precisão do serviço realizado.

Estreitamento da relação com o consumidor

A tecnologia também promove um maior contato entre os clientes e o prestador de serviços contábeis. Isso se dá em razão da atual variedade de ferramentas de comunicação que tornam essa interação mais fácil, como WhatsApp, recursos de videoconferência e até os bots, que podem automatizar os diálogos, agilizado o atendimento e tornando-o mais eficiente.

Melhora da experiência do cliente

Com toda a modernização que alcança as mais diversas camadas da sociedade e os mais distintos setores corporativos, os clientes têm se tornado mais exigentes, esperando que a transformação digital nas empresas também alcance o segmento contábil.

Com isso, eles priorizam aqueles escritórios que oferecem as melhores facilidades. Levando esse cenário em conta, é impossível não notar que a adoção da contabilidade 4.0 será capaz de melhorar a experiência dos seus clientes, permitindo o acesso a serviços de maior qualidade e, consequentemente, elevando o seu nível de satisfação.

Maior fidelização

Podemos dizer que essa vantagem é, praticamente, uma consequência da anterior, já que a satisfação dos clientes com o serviço prestado pelo escritório colabora diretamente com a fidelização, elevando a lucratividade da sua empresa e promovendo um crescimento saudável no segmento.

Quais são os desafios do contador?

Do mesmo modo que acontece diante de qualquer mudança, a adequação dos profissionais à contabilidade 4.0 envolve alguns desafios. Agora, listaremos alguns dos principais para ajudar você a se preparar para enfrentá-los neste momento de transição.

Constante acompanhamento das atualizações

Com a proximidade entre o setor contábil e a tecnologia, as atualizações dos métodos e processos inerentes a esse campo de atuação acontecem a um ritmo acelerado. Então, com certeza, um dos desafios que podemos mencionar é a necessidade de manter-se sempre por dentro de todas as novidades relativas ao segmento.

Adoção de uma comunicação mais ágil

Embora tenhamos apontado como vantagem essa interação mais rápida — e que pode ocorrer por diversos meios —, ela também representa um desafio diante da correria cotidiana dos profissionais do setor contábil. Afinal, quanto mais recursos de comunicação estão disponíveis, por vezes, mais difícil se torna administrar e encontrar tempo para atender a incontáveis chamados “pipocando” em várias ferramentas diferentes.

Conscientização do quadro de pessoal

Ainda que os avanços sejam cada vez mais frequentes, é perfeitamente natural que haja alguma resistência por parte do time do escritório quanto à adoção de tantas inovações que, antes, não faziam parte do cotidiano.

Nesse sentido, em se tratando da contabilidade 4.0, é recomendável que o gestor apresente à equipe não apenas os novos processos que serão implementados, mas também as vantagens que eles trarão para a empresa e para a própria otimização da rotina de trabalho.

De que forma é possível se preparar para a contabilidade 4.0?

Como foi possível perceber, a contabilidade 4.0, embora traga desafios, também eleva a vantagem competitiva do escritório, tornando os profissionais que aderem a ela diferenciados. Aí reside a relevância de reinventar os processos executados e, consequentemente, o negócio como um todo.

Para tanto, você pode começar colocando em prática a automatização. Ou seja, passe a investir em aplicações tecnológicas que reduzam a quantidade de tarefas burocráticas e manuais. Além disso, busque repensar a cultura organizacional mantida até aqui e reflita sobre das mudanças que poderão ser bem-vindas para receber essa nova era de transformação digital e tornar o processo de transição e de adaptação mais fácil.

Neste post, você pôde constatar que o conceito de contabilidade 4.0 vem se tornando uma realidade cada vez mais presente diante dos progressivos avanços tecnológicos, de modo que, em breve, escritórios que não estiverem abertos a essa tendência perderão espaço no mercado.

Sendo assim, por mais que a implementação da concepção de contabilidade 4.0 signifique enfrentar alguns obstáculos, consolide a atuação automatizada e veja os seus resultados — e a satisfação dos seus clientes — aumentarem exponencialmente.

Agora que você já entendeu a importância da transformação digital no setor contábil, por que não conferir como colocar o atendimento online em prática no escritório?

Conheça a Alterdata!

183 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão Contábil

7 estratégias de marketing para escritório contábil

9 Mins de leitura
O marketing para escritório contábil é hoje uma ação indispensável, principalmente com tanta inovação na contabilidade. Afinal, empresas de todos os tamanhos…
ContabilidadeGestão Contábil

Despesa, custo e gasto: você sabe qual a diferença?

4 Mins de leitura
Saber os conceito de despesa, custo e gasto é fundamental para o preenchimento correto dos relatórios contábeis
Gestão Contábil

Entenda definitivamente a importância do contador para sua empresa

4 Mins de leitura
Você sabe qual é a importância do contador nas empresas? Bom, basta que comecem as burocracias para que a presença desse profissional…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *