Contabilidade

Contabilidade 4.0 e a robotização de processos

2 Mins de leitura

Reduzir processos manuais e evitar rotinas repetitivas que geram atrasos no trabalho e erros é o objetivo de todo gestor em qualquer indústria. 
Na contabilidade essa necessidade era mais gritante, pois os prazos são apertados, existe a dependência do cliente entregar suas informações e ainda o tempo de execução do trabalho.  
Com a evolução dos sistemas, melhora na qualidade das conexões de internet e a crescente das nuvens, surgiram os robôs, esses trabalhadores invisíveis que ficam nos bastidores realizando tarefas que antes eram delegadas aos seres humanos.  

Os robôs, como chamamos os programas que rodam em modo serviço nas máquinas locais ou nas nuvens, estão ganhando cada vez mais funcionalidades e importância para o trabalho nas empresas. 

Pense, um robô não sente fome ou frio, não precisa de intervalo ou mesmo não fica doente. Ele precisa apenas que a máquina onde estiver trabalhando não pare. 
Outro ponto positivo dessa tecnologia é que um robô é facilmente clonado, ou seja, caso sua empresa ganhe uma demanda inesperada e um robô apenas não dê conta, a tecnologia que temos atualmente permite a clonagem imediata desse cara. Podemos colocar dezenas desses trabalhadores no ar rapidamente e atender aquela necessidade. E, após esse trabalho, eles vão adormecendo gradativamente, sem desperdício de recursos.  

Hoje, a Alterdata tem robôs em sua nuvem trabalhando em diversas rotinas que ajudam o time de sua empresa. 
No caso de um escritório contábil, como exemplo, temos os robôs que buscam as CNDs em cada órgão público e entregam a certidão e seu status automaticamente, podemos, inclusive, notificar diretamente o seu cliente.
Para cada tipo de CND temos um robô autônomo. Caso a fonte de uma CND pare, as outras continuam sendo trabalhadas.  
Outro robô muito usado é o de busca de notas fiscais e junto com outras tecnologias já fazem todo o trabalho de escrituração daquela nota, até mesmo dentro da contabilidade.  

Ganhe tempo para o seu time. Sua equipe tem que realizar o trabalho mais nobre para seus clientes e deixe todo o trabalho manual e repetitivo para os robôs. 

Para falar mais sobre todas as vantagens dessa “nova” contabilidade, os CEOs da Alterdata, Ladmir Carvalho e José Ronaldo da Costa, vão apresentar, no dia 11/11, às 15h, o webinar “O que esperar da Contabilidade do Futuro”. O objetivo é debater o papel fundamental do contador nesse cenário mais tecnológico. Você é nosso convidado e não pode perder essa oportunidade.

Clique aqui e se inscreva. Aguardamos você!

Instagram Alterdata Contábil
184 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

REINF: tire suas dúvidas sobre a retificação

3 Mins de leitura
A princípio, a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital…
Contabilidade

DIRF 2024 já tem data marcada

1 Mins de leitura
Quem pensou que não precisaria se preocupar com a DIRF 2024, se enganou. Após o anúncio de extinção em 2025, o prazo…
Contabilidade

Entrega da declaração do IR 2024 já tem data definida

1 Mins de leitura
E pra quem aguardava notícias sobre o IR 2024, a data de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física, foi anunciada: os…

4 comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *