NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Contabilidade

Contabilidade 4.0 e a robotização de processos

2 Mins de leitura

Reduzir processos manuais e evitar rotinas repetitivas que geram atrasos no trabalho e erros é o objetivo de todo gestor em qualquer indústria. 
Na contabilidade essa necessidade era mais gritante, pois os prazos são apertados, existe a dependência do cliente entregar suas informações e ainda o tempo de execução do trabalho.  
Com a evolução dos sistemas, melhora na qualidade das conexões de internet e a crescente das nuvens, surgiram os robôs, esses trabalhadores invisíveis que ficam nos bastidores realizando tarefas que antes eram delegadas aos seres humanos.  

Os robôs, como chamamos os programas que rodam em modo serviço nas máquinas locais ou nas nuvens, estão ganhando cada vez mais funcionalidades e importância para o trabalho nas empresas. 

Pense, um robô não sente fome ou frio, não precisa de intervalo ou mesmo não fica doente. Ele precisa apenas que a máquina onde estiver trabalhando não pare. 
Outro ponto positivo dessa tecnologia é que um robô é facilmente clonado, ou seja, caso sua empresa ganhe uma demanda inesperada e um robô apenas não dê conta, a tecnologia que temos atualmente permite a clonagem imediata desse cara. Podemos colocar dezenas desses trabalhadores no ar rapidamente e atender aquela necessidade. E, após esse trabalho, eles vão adormecendo gradativamente, sem desperdício de recursos.  

Hoje, a Alterdata tem robôs em sua nuvem trabalhando em diversas rotinas que ajudam o time de sua empresa. 
No caso de um escritório contábil, como exemplo, temos os robôs que buscam as CNDs em cada órgão público e entregam a certidão e seu status automaticamente, podemos, inclusive, notificar diretamente o seu cliente.
Para cada tipo de CND temos um robô autônomo. Caso a fonte de uma CND pare, as outras continuam sendo trabalhadas.  
Outro robô muito usado é o de busca de notas fiscais e junto com outras tecnologias já fazem todo o trabalho de escrituração daquela nota, até mesmo dentro da contabilidade.  

Ganhe tempo para o seu time. Sua equipe tem que realizar o trabalho mais nobre para seus clientes e deixe todo o trabalho manual e repetitivo para os robôs. 

Para falar mais sobre todas as vantagens dessa “nova” contabilidade, os CEOs da Alterdata, Ladmir Carvalho e José Ronaldo da Costa, vão apresentar, no dia 11/11, às 15h, o webinar “O que esperar da Contabilidade do Futuro”. O objetivo é debater o papel fundamental do contador nesse cenário mais tecnológico. Você é nosso convidado e não pode perder essa oportunidade.

Clique aqui e se inscreva. Aguardamos você!

Powered by Rock Convert
139 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Contabilidade

Convergência contábil no Brasil: entenda o alinhamento aos padrões internacionais

5 Mins de leitura
0 0 O processo de adesão da convergência contábil às Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards — IFRS), começou em…
ContabilidadeeSocial

Implantação da versão S-1.0 e eventos de PF

3 Mins de leitura
0 0 Implantação da versão S-1.0 e eventos de PF Publicada a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71/2021 que atualiza o cronograma de…
ContabilidadeDepartamento Pessoal

eSocial: Principais Incidências da folha de pagamento

9 Mins de leitura
0 0 As mudanças implementadas pelo eSocial são significativas e já valem para parte das empresas brasileiras. Apesar disso, ainda há dúvidas…

3 comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.