NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Material de Construção

Entenda como montar um depósito de material de construção

5 Mins de leitura

Se você está buscando como montar um depósito de material de construção, encontrou o artigo certo. Esse espaço é de extrema importância para a loja, pois tem ligação direta com a produtividade e o faturamento do negócio.

Entretanto, não basta escolher um espaço amplo e colocar os itens de qualquer maneira. O depósito de material de construção deve ser organizado, até para facilitar a escolha dos clientes e o dia a dia dos vendedores. Além disso, ele valoriza o negócio, caso tenha interesse em vendê-lo futuramente.

Acompanhe as dicas e saiba como montar um depósito de material de construção. 

7 dicas de como montar um depósito de material de construção

Escolha um espaço amplo e adequado

Quem trabalha com materiais de construção, sabe que esses produtos necessitam de um espaço amplo e adequado. Não se trata apenas de um espaço para colocá-los, mas, também, para transportá-los em segurança. Sendo assim, para saber como montar um depósito de material de construção, a dica é investir em um espaço de, no mínimo, 100 m². O showroom, onde parte dos itens está exposta, pode estar dentro dele.

Um depósito de materiais de construção desse tamanho deve ter, pelo menos, quatro funcionários. São eles: um gerente, dois vendedores e um caixa.

Além de ser amplo, o espaço para o depósito de materiais de construção precisa estar adequado. Limpeza, iluminação e ventilação são itens essenciais. Se o local é bem higienizado, iluminado e arejado, você consegue fazer a manutenção adequada dos materiais e possibilita que os funcionários trabalhem com o mínimo de conforto.

Quando o local é úmido, quente ou empoeirado, essas condições podem causar danos ao estoque. Na lista das avarias mais comuns estão as rachaduras, o ressecamento e o mofo.

Dedique tempo para organizar e otimizar o estoque

Aproveitando o gancho do tópico anterior, sobre a qualidade dos produtos estar diretamente relacionada às condições do espaço, vamos aprofundar esse assunto com mais dicas.

O primeiro ponto tem relação com o tipo de produto estocado. Alguns materiais acumulam muita poeira, portanto, requerem higienização completa do depósito ao menos uma vez na semana.

O segundo ponto é a organização. É fundamental criar um sistema de identificação rápida, para que os funcionários encontrem o que desejam e, caso seja necessário, devolvam ao local de origem.

Organizar os produtos de acordo com a demanda do showroom

Continuando as dicas sobre como montar um depósito de material de construção, agora é a vez de ser estratégico no que diz respeito à organização das mercadorias.

Os produtos que têm maior saída devem ser os mais acessíveis, ou seja, fáceis de serem disponibilizados ao público. Se estão próximos à entrada do showroom e podem ser levados de carro, facilitam a vida do cliente.

Já se a mercadoria é volumosa e precisa de espaço para abastecer, por exemplo, um caminhão, é fundamental que o depósito de material de construção tenha uma entrada secundária para tal. Assim, você evita que os encarregados passem várias vezes pelo showroom com os produtos.

Essa organização é essencial para melhorar o tempo de atendimento, otimizando a experiência do cliente no seu negócio. Além disso, evita uma distribuição desalinhada dos itens, o que pode dificultar a realização de inventários.

Tenha uma boa reposição de estoque

Na sua lista de tarefas sobre como montar um depósito de material de construção, coloque em destaque uma boa reposição de estoque. Realize compras estratégicas e contínuas para não perder vendas pela falta de mercadorias.

Isso facilita bastante a manutenção do espaço, que pode ser menor. A rotatividade ainda contribui para evitar bagunças no local, pois não gera acúmulos.

Uma boa reposição de estoque melhora o giro, impedindo a perda de materiais. Como há maior necessidade de controlar o que se tem disponível, diminui-se a quantidade de pedidos errados e mercadorias encalhadas.

Invista na visibilidade dos itens

como montar um depósito de material de construção

Por mais que o seu cliente já chegue com uma lista de itens, é fundamental investir na visibilidade dos materiais que se encontram no seu depósito. Isso estimula novas compras, inclusive aquelas feitas por impulso.

Além disso, também contribui para que os clientes vejam outras opções e queiram fazer trocas ou um upgrade, o que melhora bastante o ticket médio e, consequentemente, o seu faturamento.

Como montar um depósito de material de construção demanda uma gama variada de produtos, é importante deixar tudo bem organizado e ao alcance do olhar. Cada categoria deve ter o seu espaço e ter um vendedor capaz de responder às solicitações.

Prateleiras, armários, organizadores, placas e sinalização nos quatro cantos do depósito são de suma importância para orientar o cliente, até no momento em que ele desejar um autoatendimento.

Ter controle de quantidades e tipos de produtos disponíveis

Outra dica, nessa lista sobre como montar um depósito de material de construção, é manter o preço sempre visível para o consumidor. Evite etiquetar poucos itens ou pôr o valor na parede. Coloque o preço na gôndola, com o produto logo acima. Não se esqueça de descrever na etiqueta o item em questão. Em alguns casos, como nas tintas, separe um espaço para o teste.

Para facilitar a visualização das mercadorias do seu depósito de material de construção, aproveite ao máximo a luz natural. Ela ajuda a valorizar produtos com relevos diferentes, além de mostrar as cores reais.

Utilizar um software de gestão

A melhor maneira de como montar um depósito de material de construção, zelando pela organização física do espaço e pelo investimento feito, é utilizar um software de gestão de varejo.

Esse tipo de ferramenta evita perda de tempo com conferências manuais no estoque, otimizando o trabalho do responsável por esse controle. Também reduz a quantidade de falhas por erro humano, pois automatiza alguns processos.

O software de gestão apresenta ainda gráficos precisos e atualizados sobre às vendas, a quantidade de atendimentos prestados, o ticket médio e os horários mais requeridos pelos clientes.

Tudo isso é feito em um único lugar: o software de gestão. E o melhor é que, dependendo da sua escolha, o gerenciamento pode ocorrer até à distância. É a praticidade que você precisa para maximizar o potencial do seu negócio.

Viu como montar um depósito de material de construção precisa de atenção, dedicação e uma ajudinha da tecnologia? Com as dicas deste artigo, você tem à disposição um conjunto de meios para alcançar o sucesso.

Aproveite para seguir a Alterdata nas redes sociais. Acompanhe mais dicas sobre gestão de loja de materiais de construção! Nós estamos no: Twitter, LinkedIn, YouTube, Facebook e Instagram.

227 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Material de Construção

6 dicas de como organizar uma loja de material de construção

5 Mins de leitura
Saber como organizar uma loja de material de construção é a oportunidade de criar um ambiente que seja agradável e estimulante para fazer compras.
Material de Construção

Saiba como montar uma pequena loja de material de construção

4 Mins de leitura
Está com dúvidas sobre como montar uma pequena loja de material de construção? Confira as dicas que separamos para você!
Material de Construção

7 cuidados com uma loja de material de construção à venda

5 Mins de leitura
Você está pensando em adquirir uma loja de material de construção à venda? Se sim, venha conosco e confira 7 dicas para ter mais tranquilidade na escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.