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Como preparar a sua loja de roupas para a Black Friday

5 Mins de leitura

O final do ano está chegando e, com o mês de novembro, vai se aproximando o dia com o maior volume de vendas no ano: A Black Friday. Em 2020, ela será no dia 27 de novembro. E, como em todos os anos, diversos clientes esperam por ela para comprar produtos pelo menor preço. Como sua loja de roupas está se preparando para o grande dia? Ainda nem começou? Não se preocupe: confira abaixo dicas valiosas para se preparar para a Black Friday e garantir um ótimo dia de vendas para sua loja e seus clientes.

Programe seu estoque para a Black Friday

Manter um controle de estoque rígido traz vantagens em todas as épocas do ano. Entre outras coisas, um estoque eficiente e bem organizado evita desperdícios e prejuízos em sua loja. Mas na época da Black Friday, esse controle se torna ainda mais importante na loja de roupas.

Quando estiver organizando seu estoque para a data, tenha dois pensamentos em mente:

O que fazer com itens parados?

Épocas de grandes promoções são as melhores para lidar com itens que estão encalhados no estoque. Veja o que está parado a muito tempo e pode ser vendido por um bom preço. Aproveite essa oportunidade para abrir espaço para o novo no seu estoque!

Qual será a demanda?

Na Black Friday, a demanda costuma ser muito maior do que no resto do ano. Por isso, é preciso garantir que sua loja de roupas terá como atender a todos os clientes. Planeje-se para fazer compras que supram a demanda para não deixar nenhum cliente frustrado.

E não se esqueça de organizar o estoque de maneira a não deixar peças perdidas durante esse processo. Lembre-se, essa é uma data em que o movimento cresce muito e a parte operacional da sua loja deve estar preparada.

Revise a precificação e planeje os descontos

Os clientes que estão esperando pela Black Friday vão querer receber descontos que valem a pena. Mas esses descontos não podem ser dados de qualquer jeito: não adianta instituir um percentual de maneira aleatória e torcer para dar certo.

Veja abaixo um passo a passo de como definir os descontos em sua loja no dia de mais vendas do ano:

Revise sua precificação

Como os preços são dados na sua loja de roupas? Quais itens custam mais e quais custam menos? Qual é o lucro da loja no momento? Os descontos da Black Friday precisam ser pensados de acordo com essas respostas. Afinal, nesse dia, o cliente deve comprar mais barato, mas a loja ainda precisa lucrar.

Não tente enganar o cliente

Essa deveria ser uma dica que não precisa ser dada, mas você já deve saber que não é incomum que comerciantes tentem enganar os clientes nessa época. Aumentar os preços antes da data para retorná-los ao normal dizendo que é um desconto na Black Friday não é certo. Por isso, muitas pessoas chamam a data de “Black fraude”.

Seja honesto com seus clientes. Se você decidir participar do dia de descontos, dê descontos de verdade, que estimulem a relação com sua clientela ao invés de criar desconfiança.

Pense em descontos para vender mais

Uma boa alternativa para dar descontos expressivos e lucrar na Black Friday é incentivar o cliente a comprar mais. E como fazer isso? Algumas formas de redução de preço ajudam nessa tarefa.

Por exemplo, promoções de descontos progressivos, em que o cliente ganha mais desconto quanto mais comprar – 20% em uma peça, 35% em duas, 50% em três, etc. Outra ideia é promover compras conjuntas em que o cliente leva a peça de menor valor de graça na compra de um determinado número de peças.

Em uma loja de roupas, existem diversas maneiras de estimular um maior consumo. E esse é o melhor dia para aplicar essas técnicas.

Faça algo especial para clientes fiéis

Ainda que essa seja uma data excelente para angariar novos clientes, não se esqueça de quem já compra em sua loja já muito tempo. Ofereça benefícios exclusivos para seus clientes fiéis.

Esses benefícios podem ser um desconto extra, mas também podem ser um prazo de pagamento maior, mais possibilidade de parcelamento, pontos extras em um programa de fidelidade ou brindes especiais.

Com planejamento e uma boa gestão, você garante preços realmente bons para seus clientes sem perder a chance de aumentar a clientela e lucrar na Black Friday.

Prepare uma boa campanha de marketing

Grandes descontos em sua loja de roupas não significam muito se os clientes não souberem sobre eles. Por isso, é preciso planejar uma grande campanha de comunicação e marketing que estimule as vendas nessa data.

A campanha não deve acontecer só no dia. O ideal é que seu público saiba das promoções pelo menos uma semana antes, já que muitas pessoas gostam de planejar suas compras de Black Friday.

Confira abaixo o que fazer para garantir uma campanha de marketing que atraia novos clientes e engaje os atuais:

Converse com sua lista de clientes

Quem são os clientes que estão sempre presentes em sua loja? É preciso mandar e-mails ou mensagens para eles falando das promoções desse dia antes mesmo de começar a campanha de marketing mais abrangente.

Essa é uma forma de mostrar o valor dos clientes fiéis, descobrir o que eles esperam da sua loja nesse dia e construir um bom relacionamento.

Aposte no marketing digital

Hoje em dia, é muito difícil apostar em marketing sem estar conectado ao mundo digital. As redes sociais são excelentes ferramentas para se comunicar com os clientes, mas também para falar de ações e ofertas da sua loja.

Com imagens, fotos, vídeos e textos, mostre aos seus clientes o que você preparou para a Black Friday, e veja o engajamento aumentar mesmo antes de as ofertas começarem.

Faça campanhas tradicionais

Campanhas de rua ainda são importantes e ajudam a chamar a atenção nos arredores do seu ponto de venda. Cartazes, outdoors, panfletos e painéis digitais são maneiras bastante práticas e visuais de anunciar os descontos desse dia de promoções.

Cuide do visual merchandising

Em um dia como a Black Friday, sua loja de roupas precisa mudar para refletir a campanha de promoções. Afinal, o cliente que vai entrar no ponto de venda precisa saber o que tem desconto e como isso funciona.

O que você pode mudar para aproveitar o melhor do visual merchandising no ponto de venda:

  • Organize sua vitrine para mostrar os produtos que estão com desconto – não se esqueça de montá-la de acordo com a identidade visual da sua marca;
  • Dentro do ponto de venda, organize os produtos de acordo com os descontos dados;
  • Direcione os clientes para onde houver mais descontos, criando um caminho até ilhas promocionais – esse é um bom lugar para colocar os itens que estavam parados no estoque.

Marketing e comunicação andam de mãos dadas. Converse diretamente com seu público-alvo para garantir o sucesso da campanha de black friday na loja de roupas.

Não se esqueça das prevenções contra o COVID-19

Ainda que, em muitas cidades, seja possível abrir lojas físicas, não se esqueça de que a pandemia de coronavírus ainda está acontecendo. Tomar as prevenções necessárias é uma forma de proteger sua clientela.

Por isso, ofereça álcool gel na entrada da loja para que todos possam higienizar as mãos ao entrar e sair. Peça aos clientes que usem máscaras e, se possível, meça a temperatura de todos que entrarem.

E busque evitar aglomerações: controle o número de clientes dentro do ponto de venda para garantir uma Black Friday mais segura. Esse também é o momento de apostar no e-commerce para aumentar suas vendas!

Sua loja de roupas já está se preparando para a Black Friday? Compartilhe nos comentários como está sendo esse planejamento!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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