NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Moda

5 benefícios de utilizar um bom software para loja de calçados

4 Mins de leitura

O mercado cada vez mais competitivo, os preços de sapatos e outros calçados acabam sendo um dos atrativos para os clientes. No entanto, para conseguir um bom preço que atraia o consumidor e que, ao mesmo tempo, não traga prejuízos para a empresa é fundamental buscar alternativas tecnológicas. Por exemplo, já pensou em investir no software para loja de calçados?

Esse tipo de tecnologia ajuda a melhorar a precificação dos calçados, otimizar as atividades da loja e melhorar o relacionamento da empresa. O uso desse software representa ganho na competitividade em relação a outros concorrentes, aqueles que ainda realizam a maior parte das suas atividades de maneira manual.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça como um software pode ajudar a suprir as necessidades deste ramo do mercado. Confira!

1. Acompanhamento mais preciso das vendas

Todo empreendimento no setor comercial, como uma loja de calçados, só consegue mudar de patamar se obter uma excelente quantidade de vendas a longo prazo. Por isso ter total controle sobre as vendas é essencial para garantir que o negócio de fato consiga dar certo.

Por vezes, esse controle das vendas, quando realizado de maneira manual, pode ser bastante impreciso. Já que ele está mais vulnerável a erros humanos. Por exemplo, alguém esquecer de preencher determinada informação da venda realizada durante o dia.

Mas com software para loja de calçados é possível garantir melhor controle das vendas. Ele apresenta uma interface amigável e acessível. Assim, vendedores e até mesmo gestores consigam identificar as informações ali presentes.

Além disso, esse software pode ser usado tanto por um computador ou tablet, facilitando o acesso em qualquer lugar da loja.

2. Gestão de estoque mais eficiente

Já imaginou ter uma quantidade enorme de sapatos guardados no estoque por longo tempo? Ou então, o contrário: uma saída grande por determinados calçados que não são repostos em quantidade suficiente?

Situações como essas demonstram o grau de eficiência na gestão do estoque. É fundamental ter esse controle para que fique com a demanda em dia. Assim, evita-se desperdícios ou deixar o estoque parado.

Para garantir que o estoque funcione de maneira adequada, é essencial investir em tecnologia. O software para loja de calçados possui esse tipo de funcionalidade, oferecendo grandes vantagens nesse procedimento.

Por exemplo, o software consegue analisar as informações importantes que contribuem para a decisão de compra a partir da demanda gerada pelo cliente. O software para loja de calçados também ajuda a gerenciar a categoria das mercadorias, definindo o ciclo operacional.

Para a loja que tem mais uma unidade, o software também pode ajudar a identificar quais unidades tem determinado calçado. Além de verificar qual loja vende mais que outras e promover a integração entre elas. Sendo assim, a utilização de software para loja de calçados realiza uma gestão muito mais eficiente.

3. Gerenciamento em tempo certo

Outra vantagem da utilização de um software para loja de calçados é fornecer análises em tempo real. Isso ajuda, por exemplo, a verificar a saída e entrada de produtos no estoque de acordo com a demanda do cliente.

É o caso de situações onde o consumidor procura por determinado tipo de calçado ou numeração. Se a loja não possui um software que faz essa análise em tempo real, o processo de busca desse produto se torna mais demorado. Algumas vezes até ineficiente. Nessa última situação, o cliente acaba tendendo a desistir de realizar compra.

Sendo assim, o software para loja de calçados trabalho de maneira integrada. Ele fornece as informações a qualquer momento. Não apenas as informações do estoque, mas também do número de vendas da contabilidade e todos os outros setores do estabelecimento.

Dessa maneira, é possível fazer o gerenciamento completo. Ou seja, automatizando o processo das vendas e solicitações. Além de poder prever situações mais rapidamente.

4. Pedido de compras de modo rápido

Ter um bom relacionamento com os fornecedores da loja de sapatos também uma estratégia fundamental para que esse empreendimento cresça. Investir em um software para loja de calçados é possível fazer a automação dos pedidos de compras.

É possível, por exemplo, emitir pedido de compras às fornecedores, utilizando as funcionalidades do próprio sistema. Tudo de maneira simples, rápida e tranquila.

Esse tipo de procedimento garante maior segurança e agilidade. Isso porque os pedidos são vinculados à nota fiscal eletrônica, assim que ela for emitida pelo fornecedor.

5. Relacionamento com o cliente pelo software para loja de calçados

Outro elemento que não pode faltar no sucesso de uma loja de calçados é o relacionamento com clientes. Afinal, é o consumidor que garante avanço do empreendimento e a garantia do fortalecimento da marca no mercado.

Por isso, é importante sempre promover um bom relacionamento com cliente, utilizando estratégias eficientes para conquistá-los com alta capacidade de fidelização. Para encontrar essas estratégias é fundamental ter um banco de informações a respeito dos clientes. Ter um histórico de compras e, com isso, informações que podem subsidiar as estratégias de abordagem.

Isso pode ser feito utilizando o software para loja de calçados. Essa tecnologia permite cadastrar os endereços de e-mail e outros dados dos clientes que podem ser utilizados para envio de mensagens personalizadas.

Por exemplo, é possível enviar por e-mail uma promoção ou ofertas do dia, além de cupons de desconto. Esse tipo de abordagem é interessante para atingir públicos que estão mais conectados à redes sociais. Assim, a loja de calçados consegue melhorar a experiência do consumidor a partir dos próprios dados que ela colheu.

Essas foram algumas informações sobre software para loja de calçados. É interessante perceber que a utilização do software serve como um livro de caixa, mas com funcionalidades especiais e tudo digital.

A utilização deste software possibilitará a evolução financeira do empreendimento, ajudando a identificar onde realizar cortes e investimentos. Assim é possível ter mais sucesso ao longo prazo.

Quer conhecer novidades para otimizar o seu negócio? Conheça os serviços oferecidos pela Alterdata.

66 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Moda

Como montar uma loja de calçados? Tire as principais dúvidas!

5 Mins de leitura
Listamos as principais dúvidas sobre como montar uma loja de calçados. Leia e prepare-se para estruturar bem a sua!
Moda

4 dicas para gerenciar uma loja de sapatos e acessórios

4 Mins de leitura
Para administrar um negócio é fundamental otimizar a gestão de pessoas, finanças e estoques. Conheça mais dicas para gerenciar uma loja neste artigo.
Moda

Confira dicas de como administrar uma loja de calçados online

4 Mins de leitura
Conhecer bem as tecnologias que podem auxiliar na gestão é uma das estratégias de como administrar uma loja de calçados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.