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Software para loja: confira o que não pode faltar

5 Mins de leitura

Sabemos que gerenciar um negócio é sempre uma tarefa que exige muito planejamento estratégico, organização e empenho. Por isso, investir em um software para loja é sempre uma alternativa interessante para tornar a rotina otimizada.

Com um ERP você administra melhor todas as lojas da rede, avaliando o controle de estoque, o índice de vendas, o faturamento, as inadimplências, dentre outros. Mais do que isso, com ele é possível ter uma visão analítica, avaliando dados reais do seu negócio para tomar as melhores decisões rumo ao desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Mas você sabe o que não pode faltar em um software para loja? Venha conosco e entenda tudo sobre o assunto!

Análises em tempo real

Um dos critérios mais importantes ao apostar em software é que ele precisa fornecer análises em tempo real. Por exemplo, imagine que um cliente esteja na sua loja e está buscando um calçado número 37. Assim, a vendedora busca no sistema e percebe que tem 3 pares guardados no estoque. Dessa forma, basta oferecer um cafezinho para o cliente aguardar alguns minutos e ir buscar o produto. Rápido, fácil e sem burocracia.

Isso só acontece porque o sistema é integrado e fornece análises em tempo real. Caso contrário e ainda utilizando o exemplo assim: a vendedora viu que há no sistema 3 pares no estoque. Entretanto, ao procurá-lo, notou que a informação do sistema está errada. Assim, o cliente ficou aguardando ansiosamente na loja e a vendedora retornou de mãos vazias, porque o sistema está desatualizado.

Isso não pode acontecer! Afinal, isso proporciona uma imagem de desorganização da sua loja e promove uma experiência negativa ao consumidor — o que é extremamente prejudicial ao seu negócio.

Sendo assim, saiba que o software para loja precisa ter análises rápidas, dinâmicas e em tempo real. Isso permite:

  • gerenciar melhor as vendas;
  • proporcionar um desempenho melhor das equipes;
  • promover uma administração completa do seu negócio;
  • automatizar o processo de vendas;
  • e muito mais!

Controle de vendas

O setor comercial é um dos que mais impactam na lucratividade e na expansão dos negócios. Por isso, ter total controle sobre as vendas em cada loja de roupas da rede se torna essencial para ter a certeza de que a marca está crescendo.

Por isso, um bom software para loja precisa ter uma interface amigável e que seja acessível para todos (tanto para os vendedores quanto aos gestores). Além disso, é preciso que ele seja acessado de uma maneira simples, fácil e intuitiva em todos os dispositivos (tanto no computador quanto no tablet, celular e outros). Isso facilita ter uma visão mais aprofundada onde quer que a pessoa esteja.

Além de ter um bom controle de vendas, o ERP Alterdata ainda permite uma gestão extremamente completa do relacionamento com os clientes, facilitando a fidelização dos consumidores e lhes proporcionando uma ótima experiência com a sua loja.

Ah! Vale ressaltar que todas essas informações podem ser acessadas de qualquer lugar que você estiver, pois ele é gerenciado na nuvem. Basta ter um celular ou qualquer outro dispositivo e pronto!

Gestão de estoque

Falamos um pouco sobre a gestão de estoque no primeiro tópico deste conteúdo e você já pode ter uma ideia sobre a importância desse setor. Ter uma gestão perfeita é determinante para que você evite erros, como comprar produtos que não tem um bom giro. Da mesma maneira, você pode avaliar quais são os produtos que estão há muito tempo sem vendas e realizar uma promoção, por exemplo.

É essencial saber como manter o estoque de acordo com a demanda de cada loja. Evitar os desperdícios e não deixar o estoque parado. Afinal, mercadoria parada é sinônimo de dinheiro parado, concorda? Então, apostar em um ERP que tenha um bom controle, como o da Alterdata, torna-se uma ideia inteligente.

Além disso, você evita o uso excessivo de planilhas para controles manuais, o que pode ser prejudicial ao seu negócio uma vez que é muito passível de erros humanos. Veja outros benefícios:

  • analisar informações importantes para comprar de acordo com a demanda;
  • gerenciar as categorias de mercadorias de acordo com o ciclo operacional;
  • avaliar quais são os produtos mais (ou menos) vendidos em uma determinada loja;
  • promover a integração de lojas (por exemplo, se você notar que a loja X vende facilmente cardigãs e a loja Y está com essa mercadoria parada, é possível promover uma troca para vender as peças mais rapidamente);
  • avaliar dados de cada loja e região: mix de produtos, períodos sazonais e muito mais.

Financeiro: o que não pode faltar no software para loja

Ter um bom controle financeiro só traz benefícios para a sua loja. Assim, você promove a redução de custos, aumenta a segurança dos dados, tem um ótimo auxílio na tomada de decisão (como investimentos, empréstimos e muito mais) e ainda tem uma boa previsão para o futuro.

Então, ao investir em um software para loja, como o da Alterdata, você registra de forma automática todos os recebimentos e pagamentos a partir das vendas e com a entrada das notas fiscais. Isso possibilita evitar conflitos na agenda financeira e:

  • confrontar receitas, custos e despesas;
  • ter um fluxo de caixa otimizado em todas as lojas e e-commerce;
  • gerar relatórios inteligentes;
  • acompanhar a evolução financeira;
  • promover a conciliação automática de cartões;
  • ter boas projeções de eventos de recebimentos e pagamentos;
  • ter uma análise financeira por meio do conceito de cubo de dados;
  • e muito mais!

Pedido de compras

Ter bons relacionamentos com os fornecedores também é uma estratégia importante para ver a sua loja de roupas crescer. Então, quando você investe em um software para loja que permite automatizar o pedido de compras, você torna esse processo mais eficaz.

Afinal, você pode emitir pedidos de compras aos fornecedores pelo sistema, de uma forma simples, rápida e tranquila. Ao automatizar o pedido de compras você garante mais segurança para a sua loja, uma vez que tem a certeza de que não ficará sem o estoque de um determinado produto com muito giro, por exemplo.

Com o software para loja da Alterdata, além de ter uma ótima gestão de pedido de compras, você consegue importar a Nota Fiscal Eletrônica, assim que ela for emitida pelo fornecedor. Assim, o estoque é alimentado de forma automática, sem a necessidade de precisar digitar diversos itens de forma manual. Incrível, não é mesmo?

Relacionamento com clientes

Promover um ótimo relacionamento com clientes é sempre uma ótima estratégia para conquistar verdadeiros promotores para o seu negócio. Dessa maneira, quando o consumidor tem uma boa experiência com a sua loja, ele a indica aos seus amigos e familiares — que se tornam grandes clientes em potencial.

Então, investir em um software para loja que permite criar relacionamentos, por meio do envio de e-mails, é importante para manter o seu cliente sempre próximo da sua marca. Além disso, você não precisa de grandes investimentos paralelos em alguma plataforma para o envio de e-mails. Veja o que você pode divulgar:

  • comunicados;
  • promoções;
  • ofertas;
  • programas de fidelidade;
  • cupons de desconto;
  • e muito mais!

Bônus: conheça o software da Alterdata

A Alterdata é uma empresa especializada e reconhecida no mercado pela sua excelência no desenvolvimento de software para lojas, redes e franquias. Construir sistemas é o que a empresa faz de melhor. Isso acontece porque ela une o conhecimento de equipes de consultoria com a experiência dos profissionais de cada setor em que atua.

E aí, gostou de aprender mais sobre software para loja? Se sim, sabia que o software da Alterdata tem tudo isso que citamos neste conteúdo (e muito mais)? Então, não perca tempo! Clique aqui e conheça as funcionalidades e os benefícios que ele pode trazer ao seu dia a dia. Certamente, você vai amar!

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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