Blog Alterdata
Menu
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Blog AlterdataBlog Alterdata
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Dicas para administrar um supermercado

Administrar um supermercado: 8 dicas essenciais ao negócio

  • 18 de setembro de 2020
  • Henrique Rebello
  • Supermercado
  • 0
  • 0

Administrar um supermercado é uma atividade que demanda bastante dedicação, tendo em vista que são muitas as áreas do negócio em que é preciso ficar de olho. O gestor deve permanecer atento a diversas áreas, como o marketing, a contabilidade, a gestão de pessoas, entre outros.

Obviamente, o gestor do supermercado não dá conta de fazer tudo sozinho, ele pode e precisa ter auxiliares. Porém, é necessário usar a tecnologia e ter conhecimento sobre um pouco de tudo para tocar o negócio.

8 dicas essenciais para administrar um supermercado

Para que você possa administrar um supermercado com sucesso, listamos algumas dicas. Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Tome cuidado com a ruptura de estoque

Ruptura de estoque é o nome dado à falta de um produto no supermercado. É o que acontece quando um item que é muito procurado pelos clientes fica em falta e eles não encontram o que desejam. Assim, acabam indo a outro estabelecimento e não fazendo compras com você.

Para evitar que a ruptura aconteça, é importante que você tenha um bom controle de estoque, sabendo quais são os itens mais vendidos e que não podem ficar de fora das suas prateleiras.

Além disso, é interessante ficar de olho em movimentações atípicas e aumento inesperado da venda de determinados itens. No início da pandemia de Covid-19, por exemplo, houve um grande aumento da procura por álcool em gel e papel higiênico. Os supermercados que não estavam preparados para essa corrida, ficaram com as prateleiras desguarnecidas. 

2. Faça uma boa gestão de fornecedores

Ao administrar um supermercado, também é imprescindível fazer uma boa gestão de fornecedores. É fundamental ter contato com mais de uma distribuidora, para que os itens mais buscados nunca fiquem em falta no supermercado.

Também desenvolva programas para ter um relacionamento mais estreito e próximo com os fornecedores. Assim, você terá mais liberdade para negociar prazos e até mesmo formas de pagamento.

3. Tenha cuidado com a formação de preços

Todo gestor de supermercado sabe que nesse ramo a concorrência é sempre acirrada. E, querendo ou não, o consumidor sempre busca por preços mais baixos e acaba comprando de quem vende mais barato.

Ao mesmo passo, é preciso que os preços praticados tragam lucro para o mercado. Afinal, de nada adianta ter uma grande quantidade de clientes e uma lucratividade muito baixa. Você apenas terá mais trabalho e pouco retorno.

Ao formar os preços, existem uma série de pontos que devem ser avaliados. Veja os principais:

  • avalie os seus custos fixos e variáveis;
  • defina uma margem de lucro;
  • acompanhe os preços da concorrência;
  • analise a demanda pelo produto;
  • tenha um software de gestão para poder controlar tudo mais facilmente.

4. Crie promoções para atrair mais público ao estabelecimento

Como comentamos, os preços mais baixos são o que atraem os clientes para o estabelecimento. Por isso, bolar promoções atrativas são essenciais na função de administrar um supermercado, atraindo mais consumidores ao seu estabelecimento.

Aqui vários fatores podem ser considerados: em alguns casos, pode ser recomendado baixar os preços de determinados produtos, nem que a margem de lucro diminua, apenas para atrair clientes, para que eles comprem outros itens e aumentem o seu ticket médio.

As promoções devem ser feitas sempre com estratégia e, muitas vezes, vale a pena perder um pouco de um lado para ganhar em outro.

5. Desenvolva estratégias de marketing bem definidas

As estratégias de marketing também fazem parte do trabalho a ser desenvolvido ao administrar um supermercado. Elas são muito importantes para chamar a clientela e divulgar as promoções anteriormente citadas.

Como praticamente todas as pessoas, independentemente de gostos, idade ou classe social precisam comprar em supermercados, fica mais fácil de conhecer o público e fazer promoções que gerem mais resultados.

Sobre canais, existem diversos que podem ser explorados. Mídias físicas, como os folhetos de supermercado distribuídos nas ruas e anúncios em emissoras de rádio e jornais da sua cidade são bons investimentos a serem feitos.

Já nas mídias digitais, você pode explorar as publicações no Instagram e no Facebook. Você pode fazer anúncios nessas redes, para alcançar uma grande quantidade de pessoas e conquistar mais clientes.

6. Atenda bem aos clientes

Pode até parecer que essa dica é um tanto quanto batida, porém, atender bem aos clientes é fundamental para um supermercado ter lucro. As compras de comida, produtos de limpeza, artigos de higiene pessoal, entre outros encontrados em um estabelecimento do tipo, são recorrentes.

Ou seja, é bem provável que, pelo  menos uma vez por semana, as pessoas vão até o supermercado. Se não forem bem atendidas pelos funcionários, elas acabaram indo até outro estabelecimento e podem se tornar fiéis a eles.

Ao administrar um supermercado, portanto, é necessário proporcionar treinamentos e fazer uma boa gestão de pessoas, para preparar os funcionários. Assim, todos eles estarão aptos a atender todos os clientes.

7. Tenha um bom mix de produtos

Os supermercados também precisam ter um bom mix de produtos. Em suma, quanto mais itens o seu estabelecimento tiver, melhor! De tal maneira, poderá atender a todos os gostos dos clientes.

Além de uma grande variedade de produtos no supermercado, também é interessante contar com várias marcas de um mesmo item. Muitos clientes são fiéis e gostam de consumir sempre os mesmos produtos.

Fazer pesquisas para descobrir quais são as marcas mais queridas e consumidas pelas pessoas é uma boa ideia. De tal maneira, você conseguirá ter bons resultados!

8. Utilize um ERP

O ERP é essencial para administrar um supermercado! Isso porque os softwares de gestão reúnem módulos que contemplam todas as áreas do estabelecimento. Você poderá usar os sistemas para controlar o estoque, administrar o pessoal, fazer um bom fluxo de caixa etc.

Enfim, praticamente todos os pontos que englobam a gestão de um supermercado podem ser centralizados no mesmo local. A administração se torna muito mais rápida e prática, de modo que o gestor deixa de fazer ações muito operacionais e pode se focar mais na área estratégica.

Gostou deste artigo? Ele foi útil para você? Deixe um comentário no espaço abaixo e conte para a gente! Se desejar, também compartilhe dicas que você executa no seu supermercado.

  • 0
  • 0

#supermercado

  • Anterior
  • Próximo

Henrique Rebello

Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Material do Mês

Contabilidade do Futuro

Recentes

  • Checklist do Departamento Pessoal: 14 obrigações em final/início de ano!
  • Está liberado o envio de eventos de Folha para o eSocial!
  • [ E-book] O guia completo da gestão do mini mercado
  • #FeitadeGente – Dayana Alves
  • Parabéns Empresário Contábil! Você é a força que move nosso país!

Autores

Renata SoaresRenata Soares
Dante BariniDante Barini
Laura MendesLaura Mendes
Guilherme SantosGuilherme Santos
Isabella LapaIsabella Lapa
Mariana da SilvaMariana da Silva
Marcus OliveiraMarcus Oliveira
Pollyana TiburcioPollyana Tiburcio
Marcella CastilhoMarcella Castilho
Joseph SpiegelJoseph Spiegel
Michel CoelhoMichel Coelho
Ladmir CarvalhoLadmir Carvalho
Edson LopesEdson Lopes
Rodrigo MendesRodrigo Mendes
Henrique RebelloHenrique Rebello

Tags

#contabilidade #Contador #coronavírus #DP #e-book #ERP #eSocial #FeitadeGente #gestão #LGPD #MarketingContábil #moda #PDV #petshop #restaurantes #supermercado #varejo Alterdata Alterdata Explica Alterdata Software Condomínios Contabilidade CRM DCTF Dicas de Gestão DIRF ebook ECD EFD Escritório Contábil eSocial FGTS Food Service Gestão Gestão Contábil Gestão de condomínios Gestão imobiliária ICMS Imposto de Renda Imóveis Inteligência Fiscal Ladmir Carvalho lgpd Simples Nacional Tecnologia
  • Contábil
  • Empresarial
  • Imobiliário
  • Nuvem

Sobre

Desde o início, sempre com soluções próprias, +400k sistemas em operação com facilidade, simplesmente porque acredita que ter bons produtos é fundamental, além do essencial, é ter um ótimo atendimento.

Conheça a Alterdata

Redes Socias

Atendimento

Comercial
Chat
Perto de Você
0800-704-1418

©1989 - 2020 - Alterdata Software - Direitos reservados.