NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Supermercado

Administrar um supermercado: 8 dicas essenciais ao negócio

4 Mins de leitura

Administrar um supermercado é uma atividade que demanda bastante dedicação, tendo em vista que são muitas as áreas do negócio em que é preciso ficar de olho. O gestor deve permanecer atento a diversas áreas, como o marketing, a contabilidade, a gestão de pessoas, entre outros.

Obviamente, o gestor do supermercado não dá conta de fazer tudo sozinho, ele pode e precisa ter auxiliares. Porém, é necessário usar a tecnologia e ter conhecimento sobre um pouco de tudo para tocar o negócio.

8 dicas essenciais para administrar um supermercado

Para que você possa administrar um supermercado com sucesso, listamos algumas dicas. Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Tome cuidado com a ruptura de estoque

Ruptura de estoque é o nome dado à falta de um produto no supermercado. É o que acontece quando um item que é muito procurado pelos clientes fica em falta e eles não encontram o que desejam. Assim, acabam indo a outro estabelecimento e não fazendo compras com você.

Para evitar que a ruptura aconteça, é importante que você tenha um bom controle de estoque, sabendo quais são os itens mais vendidos e que não podem ficar de fora das suas prateleiras.

Além disso, é interessante ficar de olho em movimentações atípicas e aumento inesperado da venda de determinados itens. No início da pandemia de Covid-19, por exemplo, houve um grande aumento da procura por álcool em gel e papel higiênico. Os supermercados que não estavam preparados para essa corrida, ficaram com as prateleiras desguarnecidas. 

2. Faça uma boa gestão de fornecedores

Ao administrar um supermercado, também é imprescindível fazer uma boa gestão de fornecedores. É fundamental ter contato com mais de uma distribuidora, para que os itens mais buscados nunca fiquem em falta no supermercado.

Também desenvolva programas para ter um relacionamento mais estreito e próximo com os fornecedores. Assim, você terá mais liberdade para negociar prazos e até mesmo formas de pagamento.

3. Tenha cuidado com a formação de preços

Todo gestor de supermercado sabe que nesse ramo a concorrência é sempre acirrada. E, querendo ou não, o consumidor sempre busca por preços mais baixos e acaba comprando de quem vende mais barato.

Ao mesmo passo, é preciso que os preços praticados tragam lucro para o mercado. Afinal, de nada adianta ter uma grande quantidade de clientes e uma lucratividade muito baixa. Você apenas terá mais trabalho e pouco retorno.

Ao formar os preços, existem uma série de pontos que devem ser avaliados. Veja os principais:

  • avalie os seus custos fixos e variáveis;
  • defina uma margem de lucro;
  • acompanhe os preços da concorrência;
  • analise a demanda pelo produto;
  • tenha um software de gestão para poder controlar tudo mais facilmente.

4. Crie promoções para atrair mais público ao estabelecimento

Como comentamos, os preços mais baixos são o que atraem os clientes para o estabelecimento. Por isso, bolar promoções atrativas são essenciais na função de administrar um supermercado, atraindo mais consumidores ao seu estabelecimento.

Aqui vários fatores podem ser considerados: em alguns casos, pode ser recomendado baixar os preços de determinados produtos, nem que a margem de lucro diminua, apenas para atrair clientes, para que eles comprem outros itens e aumentem o seu ticket médio.

As promoções devem ser feitas sempre com estratégia e, muitas vezes, vale a pena perder um pouco de um lado para ganhar em outro.

5. Desenvolva estratégias de marketing bem definidas

As estratégias de marketing também fazem parte do trabalho a ser desenvolvido ao administrar um supermercado. Elas são muito importantes para chamar a clientela e divulgar as promoções anteriormente citadas.

Como praticamente todas as pessoas, independentemente de gostos, idade ou classe social precisam comprar em supermercados, fica mais fácil de conhecer o público e fazer promoções que gerem mais resultados.

Sobre canais, existem diversos que podem ser explorados. Mídias físicas, como os folhetos de supermercado distribuídos nas ruas e anúncios em emissoras de rádio e jornais da sua cidade são bons investimentos a serem feitos.

Já nas mídias digitais, você pode explorar as publicações no Instagram e no Facebook. Você pode fazer anúncios nessas redes, para alcançar uma grande quantidade de pessoas e conquistar mais clientes.

6. Atenda bem aos clientes

Pode até parecer que essa dica é um tanto quanto batida, porém, atender bem aos clientes é fundamental para um supermercado ter lucro. As compras de comida, produtos de limpeza, artigos de higiene pessoal, entre outros encontrados em um estabelecimento do tipo, são recorrentes.

Ou seja, é bem provável que, pelo  menos uma vez por semana, as pessoas vão até o supermercado. Se não forem bem atendidas pelos funcionários, elas acabaram indo até outro estabelecimento e podem se tornar fiéis a eles.

Ao administrar um supermercado, portanto, é necessário proporcionar treinamentos e fazer uma boa gestão de pessoas, para preparar os funcionários. Assim, todos eles estarão aptos a atender todos os clientes.

7. Tenha um bom mix de produtos

Os supermercados também precisam ter um bom mix de produtos. Em suma, quanto mais itens o seu estabelecimento tiver, melhor! De tal maneira, poderá atender a todos os gostos dos clientes.

Além de uma grande variedade de produtos no supermercado, também é interessante contar com várias marcas de um mesmo item. Muitos clientes são fiéis e gostam de consumir sempre os mesmos produtos.

Fazer pesquisas para descobrir quais são as marcas mais queridas e consumidas pelas pessoas é uma boa ideia. De tal maneira, você conseguirá ter bons resultados!

8. Utilize um ERP

O ERP é essencial para administrar um supermercado! Isso porque os softwares de gestão reúnem módulos que contemplam todas as áreas do estabelecimento. Você poderá usar os sistemas para controlar o estoque, administrar o pessoal, fazer um bom fluxo de caixa etc.

Enfim, praticamente todos os pontos que englobam a gestão de um supermercado podem ser centralizados no mesmo local. A administração se torna muito mais rápida e prática, de modo que o gestor deixa de fazer ações muito operacionais e pode se focar mais na área estratégica.

Gostou deste artigo? Ele foi útil para você? Deixe um comentário no espaço abaixo e conte para a gente! Se desejar, também compartilhe dicas que você executa no seu supermercado.

247 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
SupermercadoVarejo

Sistema para supermercado: como escolher?

5 Mins de leitura
Veja um passo a passo sobre como escolher sistema para supermercado e não errar no momento da contratação!
Supermercado

Como definir o sistema de caixa de supermercado da sua loja?

5 Mins de leitura
Conheça o sistema de caixa de supermercado da Alterdata e saiba como ele pode auxiliar no sucesso do seu negócio!
Supermercado

Qual o melhor software para supermercado?

5 Mins de leitura
Seu mercado cresceu e a tecnologia pode ajudá-lo a se desenvolver ainda mais. Veja como escolher o melhor software para supermercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.