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Aumente as vendas: Facebook para supermercados

5 Mins de leitura

Por mais que outras redes sociais, como o Instagram e o TikTok, tenham surgido e conquistado popularidade nos últimos anos, o Facebook segue no topo e é a mídia digital mais acessada pelos brasileiros. Por isso, ela não pode ficar de fora dos planos para aumentar as vendas do seu supermercado!  De acordo com o relatório Digital In 2019, que é um dos documentos mais recentes a que tivemos acesso, atualmente o Facebook tem mais de 2.2 bilhões de usuários ativos. Isso é quase um terço da população mundial! Os números impressionam e é por isso que esse canal deve ser explorado ao máximo para que o seu supermercado tenha mais resultados positivos em vendas, aumente os lucros e também no relacionamento com os clientes. Este artigo servirá como um guia para que você entenda quais são as melhores maneiras de utilizar e as ferramentas disponíveis no Facebook para supermercados. Acompanhe!

Passo a passo: como configurar e utilizar o Facebook para supermercados

Quer ter uma excelente estratégia de marketing digital usando o Facebook no seu supermercado? Então confira, a seguir, um passo a passo para começar a utilizar a ferramenta!

1º passo: crie uma conta no Facebook

Se você, pessoa física, ainda não utiliza o Facebook, a  primeira coisa que precisa fazer é criar uma conta pessoal. Isso porque todas as páginas empresariais precisam ser vinculadas a uma ou mais contas pessoais.

Caso você não queira usar o Facebook para fins pessoais, pode só criar a conta e nunca mais alimentar o perfil. Você apenas precisa dele para conseguir ter uma página empresarial.

2º passo: crie uma página empresarial no Facebook

É muito importante que você compreenda a diferença entre perfil e fanpage no Facebook. O perfil é a sua conta pessoal, criada anteriormente. Ele serve para você se relacionar com amigos, postar fotos suas e das suas famílias, compartilhar imagens, vídeos e notícias que achar interessantes etc.

Com o perfil, você pode criar uma fanpage, que é uma página empresarial. É ela que terá o nome do seu supermercado e em que serão publicadas as promoções e outros conteúdos da sua estratégia de marketing digital.

Para criar a página, você precisa clicar no canto esquerdo da barra superior do seu perfil no Facebook. Lá haverá uma opção para criar uma fanpage.

Ao criar a página, é preciso escolher uma categoria. Como você está fazendo uma página para o seu supermercado, escolha a opção “negócio local”.

3° passo: coloque as informações do seu supermercado

Para completar a sua página no Facebook, é preciso preencher todas as informações do seu supermercado. Isso é importante para que os usuários saibam o seu horário de funcionamento, número de telefone, site do e-supermercado, caso houver, entre outros dados úteis.

Também é solicitado que você preencha uma descrição com até 155 caracteres, em que pode contar brevemente sobre do que se trata o seu negócio, no caso, o supermercado.

4º passo: insira uma imagem de perfil

Agora você precisa selecionar o campo de imagem de perfil e escolher uma opção adequada. O logotipo do seu supermercado é a escolha mais adequada, mas ele precisa estar em uma boa resolução.

O recomendado é que você escolha uma imagem que tenha dimensão de, pelo menos, 180×180 pixels. Caso não tenha um arquivo em boa qualidade com o logotipo, recomenda-se contratar um designer para fazer isso para você.

Também é possível acrescentar uma foto de capa, que é aquela imagem que fica no topo da página. Essa pode ser uma fotografia de boa qualidade, que mostre toda a infraestrutura do seu supermercado, por exemplo.

5º passo: escolha a sua audiência

Uma das maiores vantagens do Facebook para supermercados é que você pode segmentar a sua audiência. Você pode traçar um perfil de público e fazer determinadas classificações na rede social.

Se o seu supermercado fica em uma determinado bairro da sua cidade, por exemplo, você pode configurar para que a sua página seja mais visualizada pelas pessoas que estiverem nessa localidade.

Formatos de anúncios do Facebook para impulsionar o seu supermercado

Para se destacar no Facebook, além das publicações orgânicas, ou seja, que você publica e não paga nada por isso, também é importante fazer anúncios.

Nesse caso, você paga um valor pré determinado pela rede social e as suas publicações serão mostradas para mais pessoas. Atualmente, os principais formatos de anúncios são os relacionados a seguir. Veja!

Banner convencional

O banner é uma publicação normal, que aparece no feed dos usuários. No entanto, quando você paga para ele ser visto por mais pessoas, você pode colocar um botão com uma chamada para ação.

Você pode inserir um botão que direciona para um cupom de desconto, por exemplo.

Carrossel

O carrossel é um formato de anúncio ideal para mostrar diferentes produtos na mesma publicação. Isso porque podem ser inseridas até 10 imagens, que são visualizadas pelo usuário.

Os posts em carrossel, portanto, são ideais para você publicar as ofertas do dia do seu supermercado.

Mensagem no WhatsApp e no Messenger

Os anúncios do Facebook também podem direcionar para mensagens no WhatsApp ou no Messenger. De tal maneira, os usuários poderão interagir com você, esclarecer dúvidas, enviar sugestões, etc.

Formatos diferenciados de publicações para a sua estratégia no Facebook para supermercados

Além dos anúncios pagos, você também pode apostar em formatos de conteúdo orgânico variados, para alcançar mais resultados ao usar o Facebook para supermercados. Veja alguns exemplos!

Marketplace

O marketplace é uma espécie de “classificados” do Facebook. Ele é utilizado para pessoas que querem vender itens usados, profissionais liberais que desejam oferecer os seus serviços etc.

Você pode usar essa ferramenta para divulgar produtos do supermercado. No entanto, a modalidade permite apenas as publicações de pessoas físicas. Logo, será preciso usar a sua conta pessoal e não a fanpage para fazer essas publicações.

Grupos

Os grupos no Facebook são uma boa alternativa para publicar conteúdo do supermercado, principalmente ofertas. Você pode criar um grupo para o seu supermercado e solicitar às pessoas que têm interesse para que entrem no espaço fechado.

Assim, você atinge uma audiência qualificada, que são usuários que realmente tem interesse em conhecer as ofertas para comprar diariamente no seu supermercado.

Além disso, você pode criar promoções exclusivas para membros do grupo, como cupons de desconto publicados nesse espaço. Essa é uma boa maneira de fidelizar clientes e mantê-los engajados com o seu estabelecimento.

Ao modificar preços, no entanto, não esqueça de atualizá-los no seu sistema de gestão.

Stories

As stories são publicações, geralmente acessadas no smartphone, que ficam na parte de cima do Facebook. Elas somem 24 horas depois que são publicadas e servem para que os usuários publiquem informações interessantes sobre o seu dia a dia.

Para o seu supermercado, os stories podem ser uma excelente ferramenta para divulgar ofertas por tempo limitado, por exemplo. Não é preciso pagar para postar esse tipo de conteúdo, mas ele também pode ser impulsionado para que mais pessoas o visualizem.

Se você leu o nosso conteúdo até aqui, já sabe o básico sobre como aumentar as vendas do seu supermercado utilizando o Facebook. Esperamos que agora você possa colocar tudo em prática e colher bons resultados em seu estabelecimento.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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