Moda

Gerindo o fluxo de caixa na sua loja de roupas

5 Mins de leitura

O fluxo de caixa é uma ferramenta que registra entradas e saídas dos recursos financeiros da sua loja de roupas. Ele ajuda a projetar como será o saldo de caixa no futuro próximo e é essencial para auxiliá-lo nas tomadas de decisão de investimentos, compras, vendas, etc.

Por exemplo, quando o fluxo de caixa aponta que sua loja pode terminar o mês no vermelho, você já pode criar estratégias para que isso não aconteça. Se, pelo contrário, ele aponta uma melhora nos lucros, é possível planejar novos investimentos que estimulem seu crescimento.

Fazer a gestão desse fluxo, no entanto, nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, reunimos abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo. Continue sua leitura e saiba mais!

Comece pelo planejamento financeiro

Em sua loja de roupas, será preciso gerir o fluxo de caixa. Isso é um fato desde o início do seu negócio e, quanto mais cedo você começar a planejá-lo, melhor. Não ter um planejamento financeiro pode levar a inúmeros prejuízos que serão difíceis de reparar.

Por isso, comece pelo básico: quais são suas despesas recorrentes? Qual é o capital de giro da loja? Quais são seus planos de investimento? Quais são as projeções financeiras do seu negócio? Ter as respostas para essas perguntas básicas já é um bom começo para o planejamento.

Prepare o fluxo de caixa para sazonalidades

Quando estiver fazendo o planejamento do fluxo de caixa, é importante também se preparar para épocas em que o fluxo precisa ser maior.

Por exemplo, no início das estações do ano, quando as lojas de roupas trocam de coleção, é preciso ter um fluxo maior para fazer a compra das mercadorias. No fim de ano, na época do pagamento do 13º salário dos funcionários, também é necessário controlar esse fluxo.

Esteja também atento às questões de sazonalidade que podem diminuir o fluxo, como épocas de grandes promoções, férias escolares, etc.

Tenha um plano para imprevistos

Imprevistos também devem ser levados em conta quando falamos de gestão de fluxo de caixa. Mesmo que, é claro, você não tenha como saber como ou quando eles vão acontecer, é possível preveni-los e estar preparado para quando ocorrerem.

No geral, ter um planejamento atualizado e constantemente revisado, organizado e modificado de acordo com as necessidades do seu negócio já é a melhor maneira de evitar imprevistos.

Mas ter um fundo de emergência, onde você deposita dinheiro regularmente com o intuito de utilizá-lo em situações imprevisíveis, é uma segurança sem igual. Assim, você não precisa recorrer a empréstimos se, em algum mês, as vendas forem mais fracas do que o imaginado.

Leve em consideração todo tipo de transação

Ou, em outras palavras: não conte com um dinheiro que ainda não entrou no caixa. Em uma venda parcelada, por exemplo, não conte com as parcelas que ainda não foram pagas. Se o primeiro pagamento é só para daqui a 30 dias, não o registre ainda. O mesmo vale para pagamentos feitos em maquininhas de cartão.

Muitos fatores podem impedir o pagamento até o dia em que ele é efetuado, desde o cliente cancelar a compra até os bancos entrarem em greve. Aguardo os recebimentos serem efetuados antes de considera-los parte do seu fluxo de caixa.

Isso não quer dizer, é claro, que isso não deve ser registrado de maneira alguma. É possível lançar suas vendas em diferentes categorias e manter um acompanhamento constante, da forma que for mais efetiva para o seu negócio.

Além disso, leve em consideração juros de empréstimos, retiradas de capital e promoções que impactem sua margem de lucro. Todos esses detalhes influenciam no fluxo de caixa e devem ser registrados.

Atualize o fluxo de caixa diariamente

Muitas vezes, na correria do dia a dia, empreendedores deixam para atualizar o fluxo de caixa semanalmente. Porém, as entradas e saídas são diárias, e alguns valores podem acabar se perdendo no caminho.

Por isso, a melhor maneira de controlar o fluxo de caixa é ter uma rotina diária. Seja feita por você ou por um funcionário, de qualquer forma, ela deve relatar entradas e saídas com valores exatos. Assim, pelo menos os registros ficam anotados e você pode organizar e analisar esses números em outro momento.

Ainda assim, é recomendável analisar o fluxo de caixa pelo menos uma vez por mês para saber se a organização ainda está suprindo as necessidades da sua loja de roupas.

Categorize os lançamentos

Adicionar entradas e saídas no registro do fluxo de caixa é essencial, mas não é muito eficiente se os registros não são categorizados. Criar categorias é uma forma de controlar para onde o dinheiro está indo e de onde ele está vindo.

Por isso, ao registrar uma entrada ou saída, é recomendado colocar quando elas foram ou serão efetivadas, de onde vieram, para onde foram, etc. E, além disso, categorizá-las de acordo com seu tipo.

Por exemplo, entre as saídas, você pode categorizar impostos, pagamento de funcionários, investimentos, pagamentos de empréstimos, despesas recorrentes, etc. Isso é essencial para ajudá-lo a traçar estratégias e diminuir despesas quando for necessário.

Categorizando as entradas do fluxo de caixa, por outro lado, é uma maneira de detectar o que gera mais lucros e, assim, tomar decisões importantes para a empresa de maneira mais consciente.

Não atrase as despesas essenciais

Luz, água, telefone, internet e aluguel são despesas que não podem ser atrasadas, seja porque são essenciais para o funcionamento do seu negócio ou porque podem gerar juros muito grandes quando há algum atraso.

É possível coloca-las em débito automático para, assim, não perder a data de pagamento. Porém, sempre confira os para não perder cobranças indevidas. Além disso, não se esqueça de verificar se há dinheiro na conta onde o débito será feito, para não ter problemas com o banco depois.

Faça o controle de estoque

O controle de estoque é um dos fatores que mais influencia no fluxo de caixa. Afinal, se o controle não é bem feito, sua loja de roupas pode gastar mais do que o necessário e ter prejuízos no futuro.

Um estoque bem organizado é, também, um estoque bem aproveitado. Fazendo o giro de estoque, catalogando tudo o que está armazenado e controlando o que tem uma melhor saída possibilita que sua loja saiba quando e como comprar novos itens.

Não se esqueça de que a sazonalidade também afeta o estoque. Afinal, em épocas de fim de ano, datas comemorativas ou grandes promoções, ele precisa estar bem abastecido para o crescimento de vendas.

Tenha um método eficiente

Quando falamos de fazer um registro de entradas e saídas, a primeira imagem que vem na mente de muitas pessoas é o clássico livro-caixa, um caderno onde se anota o que foi vendido ou recebido. Hoje em dia, no entanto, não é preciso fazer esses cálculos de maneira manual.

Existem planilhas, softwares e mesmo aplicativos que podem ajudá-lo nessas tarefas. A digitalização diminui as possibilidades de erros humanos e, assim, também reduz perdas de dados e cálculos incorretos. Por isso, além de seguir todas as dicas desse post, também é fundamental encontrar um método de gestão que funcione bem para sua loja.

A Alterdata tem uma planilha de fluxo de caixa gratuita que vai ajudá-lo a se organizar melhor, de maneira simples e eficiente, para garantir um controle financeiro melhor para sua loja de roupas. Acesse nosso site e saiba mais!

61 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Moda

Acerte na escolha: qual o melhor software para loja de roupas?

4 Mins de leitura
O sucesso de um empreendimento está ligado ao planejamento dele. E, quando o assunto é moda, não é diferente! Assim como os…
Moda

Como montar uma loja de calçados? Tire as principais dúvidas!

5 Mins de leitura
Listamos as principais dúvidas sobre como montar uma loja de calçados. Leia e prepare-se para estruturar bem a sua!
Moda

4 dicas para gerenciar uma loja de sapatos e acessórios

4 Mins de leitura
Para administrar um negócio é fundamental otimizar a gestão de pessoas, finanças e estoques. Conheça mais dicas para gerenciar uma loja neste artigo.

1 comentario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *