NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Gestão

Você sabe o que é rastreabilidade e por que isso é importante?

5 Mins de leitura

Estamos vivendo um cenário tecnológico no qual a indústria, de modo geral, opera com base em processos cada vez mais descentralizados e que envolvem inúmeros agentes. Por isso, entender o que é rastreabilidade virou um elemento-chave para a eficiência da cadeia de suprimentos e para a qualidade das entregas.

Controlar cada etapa do processo produtivo, identificando o caminho percorrido desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto final, atualmente, se tornou uma necessidade latente no mercado. O consumidor está mais exigente em relação à qualidade daquilo que consome, de modo que as empresas precisam otimizar sua produção, conciliando custos, qualidade e agilidade no atendimento das demandas.

A tecnologia tem despontado como uma das principais aliadas da indústria quando o assunto é rastreabilidade. Hoje, softwares e sistemas de informação, por exemplo, dão suporte informativo aos gestores, ajudando-os a compreender o processo de produção e a identificar falhas, gargalos e outros pontos de atenção.

A rastreabilidade, sem dúvida, é uma das bases da indústria moderna (assim como para outros segmentos). Por isso, conhecer mais a fundo esse conceito é fundamental para o trabalho de gestores e líderes.

Preparamos este artigo abordando os principais pontos acerca do tema. Acompanhe e fique por dentro!

O que é rastreabilidade?

O conceito por trás da rastreabilidade não é algo complexo. No entanto, não podemos dizer o mesmo da sua operacionalização. Isso porque, na prática, tal conceito se relaciona com inúmeros mecanismos e processos voltados ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, suas etapas, e do processo produtivo dentro da indústria.

A rastreabilidade, então, se traduz na capacidade da indústria de mapear seus processos, identificando todo o caminho percorrido por matérias-primas, insumos, embalagens e outros elementos necessários à manutenção da cadeia de suprimentos e da produção.

A lógica por trás desse conceito é aumentar a visibilidade sobre o processo produtivo, permitindo que gestores e líderes sejam capazes de identificar eventuais gargalos na produção, no fornecimento de insumos e na logística — que, de modo geral, são elementos determinantes para a fluidez dos processos e o atendimento do mercado.

Além disso, a rastreabilidade também tem um papel determinante na relação da indústria com os seus clientes. Hoje, em razão da dinâmica acelerada do consumo, o cliente que negocia com o fabricante precisa estabelecer cronogramas rígidos de fornecimento, os quais também devem atender a critérios de qualidade, volume e agilidade.

Nesse sentido, esse cliente tem total interesse em obter informações a respeito do processo produtivo, suas etapas e performance, o que se viabiliza a partir de mecanismos de rastreabilidade.

Como esse conceito se operacionaliza?

Em um contexto de transformação tecnológico e crescente digitalização dos processos, a rastreabilidade se materializa dentro da indústria, principalmente, a partir de recursos tecnológicos. Hoje, são diversos os exemplos de ferramentas utilizadas por gestores para aumentar a visibilidade sobre as diferentes etapas de produção e sobre a cadeia de suprimentos.

Os softwares e sistemas de gestão estão entre os principais elementos utilizados para essa finalidade. Ao lado deles, outros conceitos inovadores — como a automação, Internet das Coisas e Inteligência Artificial — também têm um impacto direto na qualidade e profundidade do conceito de rastreabilidade.

Uma aplicação muito comum da rastreabilidade é em empresas que possuem frotas. Elas usam um dispositivo que conecta os veículos à internet, que permite aos gestores saber por onde cada carro, moto ou caminhão passou. Com a ajuda de um rastreador veicular, é possível ter visibilidade, por exemplo, do tempo que um motorista levará para chegar ao destino combinado.

Powered by Rock Convert

Além disso, metodologias auxiliares, como de código de barras e RFID (Radio-Frequency Identification), formam a base operacional de que muitas empresas dependem para identificar produtos, insumos e outros elementos em diferentes estágios da produção.

Qual é a sua importância para a indústria?

No contexto da indústria, primordialmente, a rastreabilidade tem um alto valor para os processos e para a entrega de resultados. Nesse ponto, podemos elencar alguns dos fatores que comprovam essa relevância. Vejamos!

Exigência dos consumidores

Hoje, o mercado demanda um maior controle e transparência nos processos relacionados à cadeia de suprimentos. Tal ponto é fundamental para que varejistas, por exemplo, consigam monitorar o ritmo de produção da indústria com a qual negociam, avaliando a sua capacidade de fornecer conforme as demandas.

Visualização de processos de forma mais clara

A rastreabilidade também é um atributo de suma relevância para a gestão dos processos da indústria. Nesse ponto, o mapeamento trazido por recursos tecnológicos permite que o gestor tenha mais clareza sobre cada atividade e etapa.

A rastreabilidade é um elemento crucial para o sucesso da logística, por exemplo, a qual requer o gerenciamento de materiais e produtos durante o transporte, distribuição e armazenamento. Logo, ter visibilidade sobre o estoque e as movimentações de matérias-primas e insumos pode tornar tudo mais rígido e eficiente.

Identificação de gargalos

Outro benefício trazido pela rastreabilidade é possibilidade de identificação de gargalos de maneira mais eficiente. Quando a cadeia de suprimentos é dotada de mecanismos de rastreamento, um reflexo lógico acaba sendo o reforço à visibilidade por parte de gestores.

Na prática, isso significa que todas as etapas da cadeia, seja ela de suprimentos ou de produção, serão bem documentadas, gerando informações precisas e em tempo real a respeito da sua performance.

Dessa forma, a identificação de gargalos operacionais, falhas e riscos se torna mais simples e ágil — o que permite, por exemplo, a melhoria no ciclo de produção da indústria e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Quais são os benefícios da rastreabilidade?

Além dos pontos mencionados no tópico anterior, existem outros aspectos capazes de demonstrar as vantagens dessa prática. Confira, a seguir, quais são!

Redução de custos

Como dito, a rastreabilidade contribui diretamente para a otimização do processo produtivo, ao facilitar a identificação de gargalos e outras possíveis falhas.

Nesse sentido, então, é nítida também a redução de custos, já que a tendência é que os processos se tornem mais fluidos e seguros, livres de retrabalho e desperdício (fatores que impactam bastante nas despesas).

Tomada de decisão antecipada

Munido de informações estratégicas sobre a cadeia de suprimentos e o processo de produção, o gestor tem à sua disposição um aparato informativo muito mais confiável para guiar a suas decisões. O mapeamento do ciclo de produção, por exemplo, permite a identificação de falhas e, ainda, a antecipação de riscos — o que é bastante útil para que se consiga reagir de forma antecipada e precisa.

Por fim, compreender o que é rastreabilidade, hoje, é fundamental para a indústria. Os processos e as informações com as quais esse conceito lida, como se viu, são contribuições valiosas para o aprimoramento da cadeia produtiva, reduzindo custos e eventuais falhas. Nesse contexto, soluções tecnológicas como softwares ERP, se posicionam com destaque, aumentando o valor da informação e automatizando processos importantes dentro da indústria, permitindo a aplicação mais profunda e sistemática da rastreabilidade.

Gostou deste artigo? Restou alguma dúvida ou deseja fazer alguma consideração a respeito do tema? Sinta-se à vontade para deixar seu comentário abaixo!

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
218 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
GestãoVarejo

Qual o melhor software de gestão para pequenas empresas?

5 Mins de leitura
Sabia que o ERP for ME é o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas? Venha conosco e entenda mais sobre ele agora mesmo!
Dicas de GestãoGestão

Como as Redes Sociais são importantes para uma aproximação com seu público- alvo

4 Mins de leitura
00As redes sociais e o público-alvo têm uma relação muito direta. Afinal de contas, essas mídias se tornaram canais de comunicação com…
Gestão

Controle de inadimplência: veja como fazer uma boa gestão deste indicador

5 Mins de leitura
00A maior parte das empresas tende a focar os seus esforços e recursos nos processos relacionados a vendas — o que não…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.