Tipos de software: qual o melhor para sua empresa?

É cada vez mais difícil dissociar sucesso empresarial do uso de boas tecnologias. Presentes em organizações de todos os portes, as soluções em software trazem agilidade, melhoram a produtividade, aumentam o controle gerencial e ajudam a empresa a traçar planos e tomar decisões estratégicas com qualidade.

Hoje já existem vários tipos de softwares corporativos que precisam ser considerados. Pensando nisso, criamos um guia com as principais soluções para sua empresa, que vão desde o auxílio nos esforços de marketing e venda, passando pela comunicação corporativa a distância e até ferramentas para melhorar o controle integrado do seu negócio. Confira!

CRM (Customer Relationship Management)

Sigla em inglêspara gestão de relacionamento com o cliente, os CRM são soluções voltadas para otimizar os setores de marketing e vendas da empresa. A sua principal função é captar dados importantes por meio da Big Data e do próprio histórico de relacionamento da empresa com seus clientes.

O objetivo é transformar esses dados em informações relevantes, como a definição dos perfis de compradores de acordo com seu comportamento de compras, faixa etária, renda e até endereço. Dessa forma, os esforços de marketing e vendas passam a ser direcionados a um público específico, tornando a conversão mais rápida e bem-sucedida.

No entanto, o CRM faz mais do que organizar seu público-alvo. Com ele, é possível definir metas para vendedores, monitorar as interações com clientes e melhorar a comunicação entre eles, além de gerenciar documentos como contratos de compra e venda de maneira automatizada.

Hangouts e Skype

Por vezes, soluções simples e gratuitas trazem ótimos resultados. Os softwares de videoconferências são importantes para que a empresa garanta a mobilidade da sua equipe, mantenha reuniões e treinamentos a distância. Portanto, são importantes soluções para a comunicação interna.

Entre os serviços gratuitos para esse fim, se destacam duas opções: o Hangouts e Skype. O primeiro é um serviço do Google e está ligado diretamente ao Gmail, um dos maiores serviços de e-mail do mundo. Ele é gratuito e está disponível para qualquer dispositivo com conexão à internet via um aplicativo dedicado.

O Skype, por sua vez, é uma solução da Microsoft e gratuita para o uso comum. Ela também permite realizar chamadas de voz e vídeo, enviar documentos, mensagens escritas e muito mais. A vantagem do Skype é que ele também pode realizar chamadas para telefones convencionais. Esse serviço implica em um custo, mas é muito mais barato do que as ligações feitas por uma operadora convencional.

Alterdata Sonar

As soluções baseadas na nuvem vêm sendo cada vez mais utilizadas para armazenar e transmitir informações de maneira rápida e segura, tornando-as disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à web. Empresas contam com serviços específicos na nuvem para gerenciar grandes quantidades de dados, e um bom exemplo nesse sentido é o Alterdata Sonar.

O serviço monitora o ambiente digital da empresa e realiza, pela nuvem, uma série de processos críticos, que vão da aquisição de servidores a rotinas de backup, passando pelo licenciamento de softwares e gestão das ações dos colaboradores de TI. Com isso, a disponibilidade constante dos sistemas fica assegurada ao mesmo tempo em que os custos são diminuídos e a agilidade das ações é aumentada.

Google Drive e Dropbox

Os serviços na nuvem são importantes para alguns pontos-chave da empresa, mas também são eficientes no dia a dia. Nesse ponto, o Google Drive e Dropbox são as duas soluções mais populares. Ambos permitem o upload de fotos, documentos e arquivos de áudio na nuvem e, ainda, que essas informações sejam compartilhadas com pessoas interessadas. Apesar de serem simples, esses serviços são considerados seguros, uma vez que contam com criptografia e protocolos de acesso bem definidos.

O Google Drive ainda é integrado ao Google Docs, o que permite que equipes consigam trabalhar em um mesmo documento — como uma planilha ou apresentação de slides — de forma remota e colaborativa.

A princípio, as soluções são oferecidas de forma gratuita e podem ser integradas ao seu serviço de e-mail, por exemplo. Mas para adquirir mais espaço na nuvem é preciso desembolsar uma quantia proporcional à quantidade de gigabytes solicitada.

ERP

Um dos tipos de software corporativo que mais conquista gestores é o ERP. Sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), essa solução funciona como uma grande integradora de dados e, por consequência, setores e processos de toda a empresa.

Com ele, é possível controlar ações que vão do fluxo de caixa, passando pelo controle de estoque até a aferição e pagamento de tributos. A ideia é colocar toda a empresa falando a mesma língua em um canal de comunicação global e ágil. Além disso, o ERP utiliza os dados coletados para gerar relatórios completos com as informações internas da empresa, dando aos gestores o material necessário para a tomada de decisões estratégicas.

Por ser uma ferramenta automatizada, o ERP também é capaz de diminuir a burocracia da empresa, realizando tarefas consideradas burocráticas ou morosas. Assim, o erro humano é afastado e a equipe passa a dedicar a maior parte do tempo ao core business da organização.

Por fim, vale ressaltar que o ERP é composto por módulos e, portanto, é totalmente escalável. Isso significa que a solução pode atender a necessidade da empresa de acordo com seu tamanho ou características. Portanto, o software exige diferentes graus de investimento, fazendo com que caiba no orçamento de pequenas, médias ou grandes organizações.

Agora que você já conhece os tipos de software que fazem a diferença na empresa, que tal conhecer um pouco mais sobre um deles? Leia nosso artigo “A importância do ERP para a sua empresa!

Related Posts

Implantação de ERP passo a passo: confira!

Balancete dinâmico: acompanhe as finanças em tempo...

6 estratégias para aumentar o lucro do restaurante

Deixe uma resposta