Descubra como converter suas visitas imobiliárias em vendas

O dia a dia de uma imobiliária não é nada fácil. Os corretores precisam estudar o mercado constantemente, encontrar novas oportunidades, divulgar seus imóveis, captar clientes e agendar visitas imobiliárias. O detalhe é que boa parte dessas visitas nunca se converte em vendas, não é mesmo?

O que fazer para transformar o não e o talvez em sim? Como gerar mais negócios sem precisar investir muito mais tempo ou energia no processo? Pois é sobre isso que vamos falar hoje! Acompanhe os próximos tópicos para conferir dicas práticas para melhorar suas visitas imobiliárias e aumentar o número de contratos fechados!

Entenda os motivos que levam à visita

Em geral, o motivo para um cliente visitar um imóvel é o interesse em comprar ou alugar. Porém, se examinarmos cada visita em detalhes, veremos que as razões diferem de pessoa para pessoa.

Curiosidade

Alguns clientes ainda estão na fase de descoberta, sem certeza se realmente desejam fazer aquele investimento. Como ainda estão em dúvida, querer apenas dar uma olhadinha. Muitas vezes, o tempo do corretor poderia ter sido investido em uma conversa mais detalhada com o cliente para entender suas questões e aconselhá-lo sobre o momento certo de investir.

Dúvida

Outros visitantes estão na fase de consideração, até já sabendo que desejam fechar negócio, mas ainda sem ter certeza sobre o tipo de imóvel ideal. Na planta? Novo? Usado? Como não sabem com qual imobiliária querem trabalhar, ainda estão atirando para todos os lados. Muitas vezes, esses clientes também precisam de mais orientações. Assim, um atendimento pré-venda mais cuidadoso pode ajudar a esclarecer muitos pontos, ganhando sua confiança.

Decisão

Há também os clientes que estão na fase de decisão, já sabendo o que desejam. Esses e estão muito perto de fechar a compra. Aqui, não há alternativa melhor que levá-los para ver cada detalhe do imóvel, destacando os prós e contras das opções apresentadas. Mais uma vez, a honestidade é ponto fundamental para a conquista da confiança.

Cheque a compatibilidade entre cliente e propriedade

Em diversos casos, o cliente está pronto para comprar ou alugar, porém é levado ao imóvel errado. Isso não significa que o apartamento ou a casa seja ruim. Na verdade, a questão é que a escolha não se encaixa exatamente no que aquela pessoa está buscando.

Esse tipo de erro pode ser eliminado com o auxílio da tecnologia. Existem atualmente softwares desenvolvidos especialmente para imobiliárias e corretores, plataformas que conseguem cruzar rapidamente os cadastros dos clientes com os imóveis disponíveis, evitando visitas imobiliárias que não sejam compatíveis com as preferências de quem vai investir.

Cruzar corretamente os imóveis com as necessidades do comprador ou locatário é fundamental para otimizar o tempo dos corretores e aumentar as chances de fechar negócios.

Faça um roteiro das propriedades

Para um corretor ou dono de imobiliária, não há nada pior que passar o dia na rua e levar diversos clientes para visitar propriedades, mas não fechar nenhum negócio. A sensação é de que a jornada foi desperdiçada, gerando prejuízos e decepção.

Uma das palavras-chave para que isso não aconteça é organização. Quando um corretor não planeja seu dia minuciosamente, é comum que perca muito tempo nos deslocamentos entre os imóveis. O ideal é fazer um roteiro das propriedades e agendar as visitas seguindo a ordem desse trajeto. Assim, não há perda de tempo nem de combustível, o trabalho é otimizado, permitindo o agendamento de um número maior de visitas e aumentando as chances de conversão.

Lance mão de soluções tecnológicas

Como comentamos, a organização é fundamental para o trabalho de uma administradora imobiliária. Sem isso, fica difícil gerir as finanças, controlar as visitas e medir as conversões de vendas.

Lembra que também comentamos que existem opções de softwares desenvolvidos especialmente para negócios imobiliários? Ao usar esse tipo de solução tecnológica, torna-se possível fazer tudo em um único sistema na nuvem, com gestores e corretores acessando e atualizando informações pela internet em tempo real, de onde quer que estejam.

Algumas funções que fazem toda a diferença para o dia a dia desses profissionais são o cadastro dos clientes, o filtro de propriedades de acordo com o perfil do interessado, o agendamento dos encontros, a roteirização das propriedades a serem visitadas e o controle financeiro detalhado, entre tantas outras.

Invista em um bom trabalho de pré-venda

Nem só de visitas imobiliárias é feito o trabalho do corretor. Na verdade, há casos em que a visita chega até a atrapalhar a venda! Isso porque, na ânsia de fechar negócio, muitas vezes os profissionais da área ignoram completamente o processo de pré-venda.

A pré-venda nada mais é que a preparação do cliente para que ele se aproxime cada vez mais do momento de decisão. Como mencionamos, agendar visitas imobiliárias com clientes confusos pode trazer ainda mais dúvidas. É fundamental, portanto, conversar com cada interessado, entendendo suas motivações e necessidades.

Quer um exemplo? Algumas vezes, o motivo da compra do imóvel é um casamento, mas o casal contará com a ajuda dos pais e sogros para realizar o investimento. Há casos em que vale a pena levar a família toda para uma visita com mais calma. O ponto fundamental é buscar compreender o contexto de vida dos compradores ou locatários.

Pode apostar: quanto mais inteligência estratégica, cuidado e dedicação houver antes da visita em si, mais adequadas serão as propriedades apresentadas. Além disso, melhor será o momento de vida do cliente, que visitará o imóvel certo no momento certo, nem antes, nem depois. Com isso, as chances de converter a venda serão muito maiores!

Você sabe melhor que ninguém que a compra de um apartamento ou de uma casa é uma decisão complexa, que envolve muitos fatores. Por esse motivo, é preciso compreender todo o contexto em torno das visitas imobiliárias, desde a organização e a agenda do próprio corretor até o momento de vida e as necessidades do cliente.

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