Varejo

Meios de pagamento: conheça-os e saiba as tendências para 2023

4 Mins de leitura

O mercado de pagamentos no Brasil tem passado por constantes evoluções e inovações nos últimos anos. Cada vez mais, novas opções de meios de pagamento estão sendo oferecidos no mercado. Essa evolução se deve ao aumento da tecnologia e da demanda por soluções mais práticas e flexíveis.

Neste ano, especialistas preveem que o mercado de meios de pagamento no Brasil continuará a evoluir e a inovar. Novas funcionalidades serão implementadas, prometendo revolucionar ainda mais o setor.

Meios de pagamento no Brasil: uma constante evolução

Nos últimos anos, surgiram soluções como o PIX, as carteiras digitais, entre outras opções de meios de pagamento. Todas elas tornaram o processo de pagamento mais simples e rápido.

Essas soluções têm ganhado cada vez mais espaço no mercado e nos variados setores da economia. Inovações que têm se tornado importantes para empresas que buscam oferecer a seus clientes a melhor experiência de compra. Entre elas, podemos citar:

  • Máquinas de cartão de crédito e de débito
  • PIX
  • Carteiras digitais
  • Pagamentos móveis

O PIX, por exemplo, é um dos meios de pagamento mais recentes no Brasil e tem sido uma das principais inovações no mercado. O sistema permite a realização de transferências instantâneas 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem cobrar taxas de transferência.

Isso facilita muito a vida, tanto dos consumidores quanto das empresas. No passado, comerciantes dependiam de transferências bancárias, que demoravam até três dias úteis para serem processadas. Já com o PIX, o débito é feito instantaneamente.

As carteiras digitais também têm se destacado como uma solução inovadora no mercado de meios de pagamento. Esse sistema permite aos consumidores armazenar dinheiro digitalmente e realizar pagamentos de forma rápida e segura.

A inovação também tem chegado ao setor de pagamentos móveis. Isso é possível com a popularização de aplicativos que permitem realizar pagamentos com apenas alguns cliques no smartphone.

Esses apps trazem mais praticidade e conveniência para os consumidores, bem como para os empreendedores. Sem precisar se deslocar até uma agência bancária ou loja física, os clientes podem realizar pagamentos de onde estiverem.

Tendências dos meios de pagamento para 2023

meios de pagamento

A evolução no mercado de meios de pagamento tem trazido inúmeros benefícios para as empresas. Agora, os empreendedores têm mais opções para atender às demandas de seus clientes.

É importante destacar também que a implementação de novas tecnologias permite a otimização de processos. E com o auxílio da tecnologia, vemos ainda o aumento da segurança das transações, fundamental para empresas e consumidores.

Além das soluções citadas anteriormente, outras inovações estão previstas para o ano de 2023. Entre elas podemos citar a popularização de algumas tecnologias que vem ganhando terreno, como:

  • Pagamentos por reconhecimento facial e por reconhecimento de voz;
  • Automatização de processos financeiros;
  • Tokenização.

Devemos ainda ficar atentos para possíveis alterações do PIX e o constante crescimento das carteiras digitais. A implementação de novas tecnologias e funcionalidades para meios de pagamento garante maior flexibilidade e praticidade para todos.

A automatização de processos financeiros é uma tendência crescente no mercado de meios de pagamento. As empresas estão adotando tecnologias que permitem otimizar e automatizar tarefas financeiras, como a gestão de pagamentos e recebimentos.

Com a automatização de processos financeiros, as empresas conseguem ganhar tempo e eficiência na gestão de suas finanças. Outro benefício é o de reduzir erros e aumentar a segurança das transações, bem como a integração de diferentes sistemas financeiros.

A automatização de processos financeiros para meios de pagamento pode ser útil para muitos setores, incluindo:

  • Varejo: Lojas físicas e virtuais podem automatizar suas transações financeiras e processar pagamentos de maneira mais rápida e eficiente.
  • Atacado: Empresas de atacado podem utilizar a automatização para gerenciar suas transações comerciais, incluindo pagamentos e recebimentos.
  • Setor imobiliário: Empresas imobiliárias podem utilizar a tecnologia para gerenciar pagamentos de aluguel e outras despesas relacionadas a imóveis.
  • Saúde: Clínicas e hospitais também se beneficiam com a ferramenta, especialmente para agilizar o pagamento de contas e faturas.
  • Serviços financeiros: Instituições financeiras, como bancos e corretoras, igualmente podem lançar mão deste tipo de serviço.
  • E-commerce: Lojas virtuais podem utilizar a automatização para processar pagamentos de maneira mais rápida e segura.

Vale destacar que a tendência é que cada vez mais empreendimentos adotem tecnologias que permitam automatizar tarefas financeiras. Desta maneira, estas empresas podem oferecer soluções cada vez mais avançadas e eficientes para seus clientes.

Já a tokenização é uma tecnologia que está revolucionando o mercado de pagamentos. Especialmente no que diz respeito à segurança e privacidade das transações financeiras. A tecnologia substitui os dados sensíveis de uma transação, como o número do cartão de crédito, por um token único e criptografado.

Entre os muitos benefícios da tokenização estão maior segurança, menor risco de fraudes e maior privacidade. A inovação permite que os usuários realizem transações sem precisar compartilhar seus dados pessoais e financeiros com terceiros.

Meios de pagamento da Alterdata

A Alterdata segue em constante evolução e inovação, visando o mercado empreendedor brasileiro. A empresa possui linhas de softwares e serviços especialmente projetados para cada segmento. As soluções da nossa empresa focam em gestão contábil, empresarial, imobiliária e gestão de pessoas.

Segue atenta à implementação de novas tecnologias e funcionalidades previstas para 2023. Já estão disponíveis para todos os nossos clientes e parceiros a Carteira digital e o PIX está sendo estruturado.

A Alterdata utiliza as carteiras digitais como opção de meios de pagamento. A tecnologia permite que os usuários armazenem dinheiro e realizem transações financeiras de maneira rápida e conveniente.

As carteiras digitais funcionam através de aplicativos para smartphones ou sites. Neles, os usuários podem verificar seus saldos, históricos de transações e realizar pagamentos com apenas alguns cliques.

Em busca de sempre promover o melhor relacionamento de sua equipe com os clientes, a Alterdata vem inovando e está estruturando o PIX, para que as transações possam ser rápidas e eficientes.

Agora que você já conhece as soluções oferecidas pela Alterdata e os nossos meios de pagamento. Solicite uma demonstração gratuita com um dos nossos especialistas!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *