PetshopVarejo

Como escolher o melhor sistema para pet shop?

5 Mins de leitura

Ter um sistema para pet shop é essencial para quem empreende nessa área. Somente com um programa do tipo é possível encontrar tempo para realizar as análises necessárias sobre o seu negócio. Além disso, o software proporciona subsídios para que o planejamento estratégico se efetive e seja realizado com mais facilidade.

É por isso que você precisa encontrar um sistema para pet shop que tenha sido desenvolvido para que os empresários do segmento tenham mais tempo para gerir a loja, por meio de análises precisas.

8 itens que um sistema para pet shop deve conter

Listamos alguns pontos que devem ser observados ao escolher um bom sistema para pet shop. Os apresentaremos a seguir, para que você possa fazer uma escolha eficiente para o seu negócio. Confira!

1. Diferenciais tecnológicos

Um bom sistema para pet shop precisa ter alguns diferenciais tecnológicos que facilitem as ações do dia a dia de uma loja do tipo.

Com gráficos precisos e atualizados, por exemplo, é possível filtrar as informações por períodos, para obter os dados de vendas, números de atendimentos prestados, ticket médio e os horários em que ocorrem as movimentações.

Com esses diferenciais, você poderá acompanhar a evolução ou decréscimo nas vendas do seu pet shop, sem precisar imprimir relatórios para comparar os dados.

Por não precisar imprimir, além de fazer economia, você também estará preservando a natureza e o meio ambiente, já que haverá redução na quantidade de papel utilizada no seu pet shop.

2. Evolução financeira

Para que um sistema para pet shop seja eficiente, ele precisa ter uma área em que você possa acompanhar a evolução financeira do negócio. Por meio dela será possível controlar melhor os seus gastos e ganhos, o que também dá diretrizes para a tomada de decisão estratégica.

Quer saber quais foram as despesas e receitas do pet shop em um determinado período? Precisa identificar o que foi baixado no financeiro e quais foram as movimentações do caixa?

Tudo isso pode ser feito no recurso “Evolução financeira”, presente nos bons sistemas para pet shop. Dessa maneira, o empresário terá em mãos todas as informações relacionadas às despesas e às receitas que foram obtidas no período selecionado.

3. Acompanhamento de lojas

Se você tem mais de um pet shop, precisa encontrar um sistema que possibilite monitorar todas as operações das lojas em um só local. Dessa maneira, poderá fazer a interação sem complicação e gerenciar o estoque, o financeiro, as vendas e os clientes a distância.

Como os bons sistemas de gestão operaram na nuvem, você não precisa usar o computador do pet shop para acessá-los. O acesso pode ser feito na sua casa, em hotéis, em coworkings ou em qualquer outro local em que exista uma conexão com a internet.

Também será possível comparar o resultado das suas lojas nesses e em diversos outros quesitos que envolvem a área de atuação de um pet shop. Com os relatórios em mãos, poderá acompanhar os gerentes ou franqueados da sua loja de rede, garantindo mais rentabilidade.

Inclusive, os próprios vendedores do pet shop poderão ser cobrados pelas suas vendas, com metas estipuladas a partir dos relatórios gerados. Assim, poderão trabalhar mais motivados.

4. E-mail marketing

As estratégias de marketing digital são essenciais nos dias  de hoje. Para o mercado pet não é diferente e o uso de ferramentas de e-mail marketing é bem importante para divulgar novos serviços e também manter um bom relacionamento com os públicos.

Existem sistemas de gestão que funcionam também como CRM, possibilitando a criação de modelos personalizados de forma simples e eficiente.

Você pode criar campanhas de e-mail marketing personalizadas, por exemplo. Em datas comemorativas, como o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães, entre outras, envie mensagens especiais para os seus clientes.

Isso gera impacto positivo e faz com que eles sigam preferindo o seu pet shop para cuidar dos seus companheiros de quatro patas.

5. Vendas e movimentos

O sistema para pet shop eficiente também precisa acompanhar todas as movimentações do negócio no dia a dia. Por meio dos relatórios, é possível acompanhar as projeções de vendas do mês a partir de gráficos e relatórios.

Além disso, também pode definir a melhor estratégia para que as vendas cresçam. Se você perceber que as pessoas costumam comprar muitos enfeites e acessórios para os cachorrinhos no dia que levam eles para tosar o pelo ou tomar banho, pode criar promoções nos dias em que presta esse serviço. Assim, as suas vendas serão aumentadas.

A divulgação dessas promoções pode ser feita por meio das redes sociais, como o Facebook do pet shop. Essa é uma boa maneira de mostrar a novidade para o público e conquistar mais clientes para a ação promovida pelo estabelecimento.

O controle de vendas no pet shop também ajuda o gestor a ganhar mais tempo ao tomar conta da sua empresa. Tudo isso porque são geradas informações com a precisão necessária para que as melhores decisões sejam tomadas.

6. Pedidos de compras

É relevante também que o sistema para pet shop tenha uma área dedicada para os pedidos de compras. Assim, será possível efetuar os pedidos de compras e fazer os envios por e-mail pelo sistema, diretamente ao fornecedor.

Essa rotina pode ser ainda mais otimizada quando a baixa do pedido é feito por meio da importação da Nota Fiscal eletrônica emitida  pelo fornecedor diretamente no sistema.

7. Cobrança

O seu pet shop tem problemas com inadimplência? Esse é mais um ponto que pode ser solucionado com um bom software de gestão. De maneira simples, segura e eficiente, você terá o acesso apurado das pendências financeiras dos seus clientes.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil fazer cobranças com praticidade, utilizando meios como o contato telefônico, e-mail, carta de cobrança, entre outros.

8. Contas

Para facilitar o controle financeiro e do fluxo de caixa do seu pet shop, pode vincular as contas a pagar e a receber diretamente no sistema.

Isso fará com que todos os valores que entram e que saem do seu caixa sejam concentrados diretamente dentro do sistema.

Alterdata: melhor sistema para pet shop do mercado

Todos os pontos que mencionamos acima, que servem para identificar um bom sistema para pet shop, podem ser encontrados no software desenvolvido pela Alterdata.

Com o nosso programa, você poderá ter muito mais facilidade ao gerenciar todos os setores do seu pet shop. Você pode ter apenas uma loja ou uma rede delas, em todos os casos, será beneficiado com o sistema da Alterdata.

Afinal, estamos no mercado desde 1989, tendo décadas de experiência no mercado de softwares, atuando sempre com soluções próprias. Temos uma filosofia que acredita que ter bons produtos é fundamental, assim como a prestação de um bom atendimento.

Sabemos ouvir os empresários, sobretudo os do mercado pet, para garantir um excelente software, que atende a todas as demandas exclusivas desse segmento. Se você deseja conhecer mais sobre o sistema para pet shop da Alterdata, pode acessar a nossa página exclusiva, que traz todas as informações que você precisa saber sobre o assunto.

Também o convidamos para entrar em contato conosco e solicitar uma demonstração gratuita do software da Alterdata. Bastar acessar a nossa página e preencher as informações solicitadas. Em seguida, entraremos em contato com você!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…
Varejo

Datas comemorativas: oportunidades para alavancar as vendas

3 Mins de leitura
Para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios, os três últimos meses do ano são estratégicos. Isso porque algumas datas comemorativas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *