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Utilizando o Facebook para vender mais no seu Pet Shop

5 Mins de leitura

Apenas no Facebook, existem 2,6 bilhões de usuários ativos no mundo. Somente nos três primeiros meses de 2020, houve um aumento de 10% no número de pessoas que acessam a rede social pelo menos uma vez por mês. Para muitos, é um espaço de relacionamento. Para outros, estar conectado significa fazer negócios.

De acordo com dados divulgados pela rede social, a interação no digital impacta diretamente em 49% das vendas em lojas físicas. Embora não evidente à primeira vista, há uma relação direta entre o universo de relacionamento on-line e negócios.

Quer saber como utilizar o Facebook para alavancar as vendas no seu pet shop? Reunimos tudo o que você precisa conhecer sobre a rede social: seus recursos, modo de operar, como criar uma página profissional e impulsionar mensagens. Siga a leitura!

Facebook, a rede social de bilhões

O Facebook é uma rede social criada em 2004 por Mark Zuckerberg com o propósito inicial de estreitar laços somente entre os estudantes de um campus da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil quatro anos depois, em 2007, quando ganhou a versão da língua portuguesa e capturou a atenção de milhares de usuários por ser um grande espaço de interação e relacionamento.

Hoje, a rede social desponta como a maior do mundo, alcançando a marca de 3 bilhões de usuários ao somar todos os serviços disponibilizados pela empresa: Facebook, Instagram e WhatsApp.

Perfil pessoal e página comercial: qual criar

Antes de aprender sobre os recursos que a rede social oferece aos seus usuários, é essencial reconhecer as diferenças entre um perfil pessoal e uma página comercial. Se você ainda não sabe, são duas modalidades distintas.

O perfil pessoal é uma conta destinada a pessoas físicas para a criação de redes de relacionamento. É possível adicionar e interagir com até 5 mil amigos, postar textos, fotos e vídeos, curtir páginas e participar de grupos.

Uma página comercial é o espaço no Facebook dedicado exclusivamente aos negócios. Diferentemente do teto de conexões que há na conta pessoal, no perfil profissional não há limite de seguidores. Uma marca pode alcançar milhões de fãs e publicar para todos eles. É um canal para estreitar a relação com os clientes.

O diferencial, contudo, está nas funcionalidades que se abrem ao criar uma conta comercial para o negócio. Esse, inclusive, é o caminho mais eficaz de utilização do Facebook para vender mais no Pet Shop. Além do espaço para postagem de conteúdo, há recursos para a delegação de tarefas a diferentes administradores, análise de dados, gerenciamento de anúncios e mais. Aprofundaremos no tema no próximo tópico.

Já deu para notar que a página comercial é o recurso adequado para incluir uma marca à rede social. O Facebook compreende a importância da ferramenta para os negócios e, a cada dia, aprimora as soluções oferecidas aos empreendedores para vender mais. Além disso, são essas funcionalidades de divulgação que movimentam o faturamento da rede social. Por meio do investimento de centenas de marcas em anúncios e impulsionamento de posts é que o Facebook fatura bilhões e segue em constante crescimento no mercado.

Como utilizar o Facebook para vender mais no Pet Shop

Marcas vêm apostando no Facebook como uma vitrine para atrair clientes. E tem dado tão certo que, ao longo do tempo, a rede social foi investindo em recursos específicos para alavancar as vendas dos negócios.

Independentemente do tamanho. pequenos, médios e grandes empreendedores têm em mãos importantes ferramentas para potencializar a atração de pessoas e a conversão de novos clientes. Veja agora os recursos disponibilizados pelo Facebook para vender mais no seu Pet Shop:

Catálogo de Vendas

Assim como o nome sugere, trata-se da possibilidade de criar um catálogo reunindo todos os produtos ou serviços que você disponibiliza no Pet Shop. Esse recurso funciona como um contêiner de informações sobre cada item comercializado a fim de facilitar a compra por parte dos usuários (falaremos da Loja do Facebook), bem como a criação de anúncios.

Loja do Facebook

É possível realizar vendas com check out diretamente no Facebook. Ao configurar uma Loja, os usuários terão acesso ao seu catálogo de produtos à venda e poderão escolher aqueles itens que melhor lhe atendem sem sequer sair do Facebook.

Outra possibilidade de utilizar o recurso para potencializar as vendas e facilitar a gestão do Pet Shop é integrá-lo à plataforma de comércio eletrônico que você já utiliza. Dessa maneira, ao invés de o usuário finalizar a compra na rede social, ele é direcionado ao seu e-commerce.

Gerenciador de Anúncios

Espaço destinado à gestão dos anúncios e impulsionamentos de posts, o gerenciador de anúncios facilita a criação de campanhas de divulgação do Pet Shop. Por meio da ferramenta é possível segmentar o público-alvo, escolher diferentes formatos para a publicação, definir orçamento, direcionar a call to action para mensagens no WhatsApp ou Messenger, bem como acompanhar os resultados de cada anúncio criado ou post impulsionado.

Vale lembrar que o gerenciador de anúncios somente é disponibilizado para páginas comerciais cuja propriedade deva estar atrelada a um perfil pessoal. Contudo, a conta na ferramenta pode ser compartilhada entre os administradores da página, classificados por função — o que, claro, facilita a organização das equipes de Marketing, por exemplo.

Facebook Marketplace

São dezenas de maneiras de utilizar o Facebook para vender mais no seu Pet Shop. Entre elas, está o Facebook Marketplace. A funcionalidade permite que vendedores e compradores também se encontrem por meio da rede social.

Não é necessário possuir uma conta comercial para acessar a funcionalidade. No desktop, ela está disponível no lado esquerdo da tela, próximo às informações sobre grupos, messenger e amigos. No aplicativo do celular, há ícone de loja que fica na parte superior da interface.

Grupos de Venda

Outro caminho bem interessante para quem deseja alavancar as vendas do Pet Shop no Facebook são os grupos de venda. Nesses espaços, compradores, vendedores e interessados em um determinado nicho se encontram para fazer negócio. É uma estratégia que funciona para a divulgação de produtos e serviços locais.

No computador, o ícone está localizado ao lado direito da rede social. Por meio do aplicativo é possível acessá-lo no cabeçalho da interface. Após ingressar na aba, basta procurar o grupo cujo foco seja voltado àquilo que deseja comercializar. No caso de Pet Shop, é interessante se conectar a grupos de cuidados com animais domésticos, indicações de serviços e produtos, etc.

A rede social de Mark Zuckerberg é a maior do mundo em número de usuários e movimenta bilhões de dólares. Especialmente na pandemia, quando as marcas precisaram acelerar o processo de transformação digital, o Facebook viu seu faturamento crescer por meio dos recursos de publicidade online que oferece. Portanto, se as pessoas e marcas estão na rede social, o seu Pet Shop também precisa estar lá para fazer negócios.

E agora que você já sabe o básico sobre como utilizar o Facebook para vender mais no seu Pet Shop, que tal aprofundar seus conhecimentos para alavancar o negócio? Baixe agora o Guia Completo da Gestão de Pet Shop!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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