NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Varejo

Qual o melhor software para pet shop?

5 Mins de leitura

Um pet shop é um tipo de negócio que requer muito planejamento e habilidade de negócios do gestor. Afinal, os clientes criam uma relação de confiança com o local, já que confiam seus pets, parte de sua família. Portanto, escolher o melhor software para pet shop é a melhor maneira de centralizar todos os setores para facilitar sua administração.

Além da relação entre empresa e animais, é no pet shop que muitas pessoas encontram seus futuros bichinhos de estimação. Ter um software vai ajudar a administrar tudo o que é necessário para criar, manter e cuidar desses pets até que os futuros donos cheguem.

Histórico, estoque, logística e toda a gestão da loja precisam ser feitos por um programa que consiga lidar com todas essas informações de maneira ágil e organizada. Descubra agora qual o melhor software para pet shop!

Pequenos pet shops também podem usufruir de um software?

Sim! Um bom programa de gestão, aliás, ajuda seu negócio a prosperar.

Um software para pet shops é um conjunto de ferramentas que une todas os setores do negócio — atendimento, cadastro, estoque e vendas, por exemplo. Além disso, gera relatórios para cada um deles. Assim, é possível ter uma visão ampla e geral sobre o negócio e criar estratégias para fidelizar clientes, aumentar vendas e até expandir.

Outro exemplo é a questão financeira. Um mesmo software permite que você veja entradas e saídas, fluxo de caixa e toda a movimentação de dinheiro — mesmo que seu pet shop tenha mais lojas. Portanto, se os números estão favoráveis mas os resultados não demonstram, é possível ver onde o valor está sendo aplicado.

Por fim, as estratégias de negócio. Um software para pet shop também pode ser o responsável por organizar o seu marketing. Nele mesmo você pode criar e-mails para enviar aos seus clientes em datas específicas. Resumidamente, o programa precisa facilitar a parte burocrática em diferentes setores do seu negócio.

Afinal, como escolher o melhor software para pet shop?

Veja o que analisar na hora de escolher o programa ideal para sua loja:

Funcionalidades

Um bom software para pet shop precisa ter funcionalidades que atendam às diferentes vertentes dentro de um negócio do tipo, como atendimento veterinário, cálculo para comissão, banho e tosa, hospedagem, produtos à venda e creche.

Habilidades

Um bom software para pet shop precisa lidar com diversas informações burocráticas. Resumidamente, ele vai armazenar e lidar com toda a parte operacional para que você possa se concentrar nas estratégias de negócio, em trazer novidades no mundo pet e na relação com o público.

Acompanhamento de lojas

Se você tem filiais ou franquias, também precisa administrá-las de maneira mais otimizada. Afinal, não dá para viver ligando para todas as lojas e acompanhar pessoalmente emissão de notas e atualização do estoque. Um bom software para pet shop, aliás, permite que você veja entradas e saídas de produtos em tempo real, independentemente de onde estiver.

Diminuição de retrabalho

Uma das grandes vantagens por trás do software para pet shop é permitir que, como dito, você tome decisões mais precisas. Imagine ter que comprar mais brinquedos que estão parados no seu estoque em vez de investir em outros que tem saída mais rápida. Pior: cometer o mesmo erro em artigos de saúde animal. Isso acaba trazendo um baita prejuízo para seu negócio.

Controle financeiro

E por falar em compras, o software também ajuda a controlar entradas, saídas, fluxo de caixa, valor de comissão para vendedores, produtos com boa saída e outros que estão gerando prejuízo.

Isso também se reflete com relação a cobranças: se você costuma sofrer com inadimplências, o software é o melhor aliado. Ele vai mostrar com mais clareza quem paga com frequência e quem está atrasado. Assim, você pode criar uma estratégia de cobranças ou de lembretes caso a fatura do cliente esteja chegando perto do prazo.

Além disso, o software para pet shop Alterdata conta com o recurso Evolução Financeira, em que você observa despesas e receitas da sua empresa em um período específico, identifica o que foi baixado no financeiro e o que foi movimentado no caixa. Resumindo, pode visualizar toda a movimentação como se você mesmo tivesse feito.

Visualização facilitada

Números, porcentagens e taxas podem dificultar o entendimento. Você pode enxergar números ótimos, por exemplo, que não condizem com o desempenho do negócio. Um bom software para pet shop sabe disso e quer facilitar a vida do gestor. Quanto menos tempo você perde tentando entender um número, mais tempo tem para se dedicar ao atendimento e estratégias de negócio.

Todas as informações inseridas podem ser visualizadas em gráficos atualizados constantemente. Você pode filtrar as informações por períodos para obter:

  • número de atendimentos prestados;
  • horários das movimentações;
  • dados de vendas;
  • ticket médio.

Assim, é possível acompanhar o andamento das vendas com muito mais facilidade.

Envio de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para pet shops. Com ele, você pode falar sobre:

  • dicas para higienização, brincadeiras em casa e cuidados gerais com o pet;
  • desconto para aniversariantes (pode ser do aniversário do pet, por exemplo);
  • a chegada de um produto/serviço de interesse do seu cliente;
  • o prazo de vencimento de um boleto;
  • renegociação de dívidas;
  • novidades na loja;

Você pode criar diversas estratégias usando apenas uma ferramenta. No entanto, escrever e enviar manualmente mensagens para cada cliente é cansativo. Um bom software para pet shop conta com automação de e-mails, em que você cria modelos que serão enviados a clientes em diferentes fases de estratégia (clientes frequentes, devedores, que só fizeram uma compra etc.).

Pedido direto ao fornecedor

Além de mostrar com muito mais precisão quais mercadorias adquirir, um software para pet shop também possibilita um contato direto entre loja e fornecedor. Com ele, você pode efetuar os pedidos de compras por e-mail diretamente ao fornecedor. Além disso, faz a baixa do pedido importando a Nota Fiscal eletrônica emitida por ele diretamente para o sistema.

Centralização de contas

Acessar diferentes bancos pela web, por mais seguro que seja, ainda pode ser um risco. Além disso, são diferentes contas que poderiam ser centralizadas em um único local — o seu software para pet shop.

Com o programa certo, você vincula suas contas a pagar e receber diretamente às suas contas bancárias e concentra toda a movimentação do caixa diretamente no sistema.

Como visto, são vários fatores importantes na hora de escolher seu software para pet shop. Mas além de todos esses detalhes, você precisa investir em uma empresa consolidada no mercado e com diversos cases de sucesso. Então, conheça o software da Alterdata para ter acesso a todos os benefícios que o seu pet shop merece ter!

Aliás, é ótimo quando você pode testar o produto antes de comprá-lo. Afinal, você já adquire com a certeza de que ele tem qualidade. A Alterdata sabe disso e, claro, quer que você escolha sabendo de todos os benefícios que pode ter. Solicite agora uma demonstração gratuita do software!

209 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Como fazer a gestão de estoque da sua loja de material de construção?

4 Mins de leitura
Descubra quais são as melhores práticas de gestão de estoque para loja de material de construção e implemente-as na sua empresa.
Varejo

Como organizar as finanças de um salão de beleza?

4 Mins de leitura
Você sabe como organizar as finanças de um salão de beleza? Venha conosco e confira algumas dicas incríveis para arrasar na gestão financeira. Vamos lá?
Varejo

Gestão de oficina: 5 pontos para ter sucesso nos negócios

4 Mins de leitura
Como otimizar a gestão de oficina? Descubra quais são os principais pontos de atenção e garanta o sucesso do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.